Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Série D, vamos esperar

04 de abril de 2010 3

Deu uma tremenda discussão nos tópicos sobre a vaga do Anilado na Série D do Brasileiro. Maravilhoso. Os leitores trazendo informações, ajudando a fazer o Entrevero. O galpão do futebol do interior é isso mesmo. É nosso.

Tratando do assunto, o mais prudente é esperar. O presidente Noveletto, de fato, acabou se atrapalhando ao distribuir vagas que não existiriam ou que estava destinadas para outros clubes. O ideal é aguardar uma posição oficial, pois, como sabemos, em uma virada o Rio Grande do Sul é capaz de ganhar mais uma vaga. Bastidores de futebol é algo imprevisível.

Os regulamentos da Copinha e do Gauchão se batem, a lambança está feita. Os times ficarão brigando pelas vagas prometidas no papel. Enfim, a confusão se avizinha. Uma pena.

Comentários (3)

  • Flavio Lobo diz: 4 de abril de 2010

    Interpretando os regulamentos das competições envolvidas, o raciocínio que entendo como o mais correto é o seguinte (me corrijam se eu estiver errado):

    A vaga da Copa FGF não pode ser do Novo Hamburgo, porque o regulamento da competição previa que a vaga só poderia ser repassada às equipes classificadas na fase SEMIFINAL, ou seja Inter (joga a série A), Ypiranga (não ganha a série D pois escolheu a Copa do Brasil), Brasil Pel (joga a série C) e Lajeadense:

    Art. 2º – § 3º – Na hipótese de que uma das vagas da “COPA DO BRASIL 2011” ou “CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE “D” 2010 não venha a ser preenchida pelo CAMPEÃO e/ou VICE-CAMPEÃO da COPA, esta vaga será repassada à equipe de MELHOR APROVEITAMENTO TÉCNICO na 4ª (quarta) Fase (Semi-Finais) da Copa.

    Como o Lajeadense declarou que não tem interesse na vaga, ELA DEIXA DE EXISTIR, NÃO SENDO TRANSFERIDA PARA OS DEMAIS TIMES, POR FALTA DE PREVISÃO DESSA HIPÓTESE NO REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO. Além disso, se houvesse essa possibilidade de transferência para os times que se classificaram abaixo da fase semi-final (3a fase), nem seria o Novo Hamburgo o beneficiado, e sim o RIO GRANDE, que marcou 3 pontos na referida fase, contra zero do Noia.

    Assim sendo, restam apenas as DUAS vagas do Gauchão, cujo regulamento prevê o seguinte:
    ARTIGO 3º – Ao término do Campeonato estarão asseguradas 02 (duas) vagas para a Série “D” do CAMPEONATO BRASILEIRO/2010, que serão destinadas as 02 (duas) melhores equipes classificadas na competição, nos moldes do artigo 13º deste regulamento, com exceção dos clubes já classificados nas Séries “A”,“B” e “C”, do Campeonato Brasileiro.

    DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
    ARTIGO 13º – Ao término do CAMPEONATO GAÚCHO será efetuada a Classificação Geral da competição, computando-se os pontos dos dois turnos da 1ª (Primeira) Fase, com exceção dos pontos dos “mata”.

    § 1º – A classificação geral das equipes no campeonato se dará da seguinte forma:
    a) O 1º (primeiro) e o 2º (segundo) lugares serão, respectivamente, o campeão e o vice-campeão.
    b) Do 3º (terceiro) ao último lugar será observada a classificação obtida pelas equipes levando-se em conta os critérios descritos no “caput” do presente artigo.

    Portanto, as vagas poderão ser concedidas por duas formas – pela alínea a (campeão ou vice) ou pela alínea b do § 1º acima (classificação geral). Pelo primeiro caso, tanto Inter-SM, ou Pelotas, ou Novo Hamburgo, ou Zequinha poderão ganhar a vaga, caso consigam o TÍTULO DO GAUCHÃO e/ou o VICE-CAMPEONATO, necessariamente vencendo a Taça Fábio Koff pra isso e disputando a final com o Grêmio. Pelo segundo caso (classificação geral), as vagas pertencem, hoje, ao Zequinha (31 pts) e ao Veranópolis (25 pts). Caso o Veranópolis decida não jogar a série D, a vaga automaticamente é transferida para o Pelotas (24 pts), pelo critério da classificação geral.

    Cabe ressaltar, por fim, que apenas o Zequinha já possui a vaga assegurada, porque é o primeiro beneficiado com a vaga pelo critério da classificação geral, e porque apenas um clube do interior poderá ser campeão ou vice do Gauchão, já que o Grêmio venceu a Taça Fernando Carvalho.

  • Patrick diz: 5 de abril de 2010

    O Lajeadense já falou que não vai jogar o segundo semestre e assim a vaga é do Nóia.Todos contra o Nóia, é bom isso pois assim mostra como o time está forte e estruturado,todos com medo do Anilado.

  • alexandre machado batista diz: 5 de abril de 2010

    patrick ninquem ta contra noia e sequinte e noia nao fez nenhum ponto nas quartas de finais perdeu as duas rio grande ganhou uma entao ficou em quinto

Envie seu Comentário