Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Domingo tem Bra-Pel histórico!

01 de setembro de 2011 0
Clássico 348 marca o centenário xavante. Foto: Nauro Júnior


O próximo domingo, 4 de setembro, se apresenta como um dia histórico para o futebol gaúcho. Após quase cinco anos, o Bra-Pel volta. Um clássico especial. Na quarta seguinte, 7, o Brasil de Pelotas complete cem anos. Será o clássico do centenário xavante.

No Bra-Pel 348 os rubronegros querem comemorar o aniversário derrubando o Pelotas, que tenta estragar a festa do rival. Será uma façanha para se vangloriar daqui outros cem anos. Difícil palpitar um resultado. A certeza é de estádio cheio, como os pelotenses estão acostumados a fazer.

Apesar dos dois clubes entrarem para a turma dos três dígitos de idade, o confronto em si completará seu centeário em 2013. O primeiro embate foi em 20 de abril de 1913, vitória do Lobão por 5 a 0. O Xavante venceu seu primeiro clássico em maio de 1914, por 3 a 0. Já o último encontro ocorreu em 3 de outubro de 2006, no Bento Freitas, válido pela Copa FGF. Vitória xavante por 4 a 1.

As informações são do livro Bra-Pel – A Rivalidade do Sul do Rio Grande, escrito pelo jornalista J. Eder. Nele consta a escalação do primeiro embate.

Pelotas - Gotuzzo; Diaz e Roberto Stephan; Jorge Brum, Assumpção (Machado) e Lannes; Juca, Edmaro, Octaciano, Abelardo e Argemiro. Capitão Geral: J. Santiago

Brasil - Franck; Nunes e Brito; Gervásio, Mário Bonzo e Brenno; Diogo, Ribas (Valdir), Gerlach I, Gerlach II e Darwin. Capitão Geral: Oscar Kirst


Envie seu Comentário