Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2012

O Entrevero não morre, sempre se renova

31 de maio de 2012 2


Rafael Diverio assume o comando do Entrevero. Foto: Carlos Esperon


Um blogueiro sai e outro chega para manter a militância do futebol do Interior de pé. O Entrevero é como a paixão pelos nossos clubes espalhados no mapa gaúcho: não morre, pelo contrário, sempre se renova.

A partir de hoje, após dois anos e meio no comando do Entrevero, passo a bola para o colega e amigo Rafael Diverio. Sigo para a sucursal da RBS de Brasília, em uma nova empreitada. Aproveito e agradeço aos leitores a paciência e o tempo investido para ler e comentar as histórias do futebol dos pampas.

Correspondente de Zero Hora na cidade portuária de Rio Grande, reduto de três campeões gaúchos (Rio Grande, São Paulo e Riograndense), Diverio tem no currículo a cobertura da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. No entanto, o gosto pelo futebol nasceu em estádios acanhados, a acompanhar embates de Série A e de Segundona pelo Estado.

O novo responsável pelo Entrevero é daqueles apaixonados que lembra de escalações e resultados de jogos perdidos no fundo do baú da memória. Sua intensidade vai renovar o blog, na continuação do trabalho que teve início com outro fanático pelo Interior, o amigo Eduardo Cecconi.

Deixo as boas-vindas ao Rafael Diverio e o muito obrigado aos leitores. Vamos manter a mobilização, manter nossos clubes em evidência. Repito: o amor pelo futebol do Interior não morre, sempre se renova.

União e Esportivo mais perto do quadrangular

31 de maio de 2012 0

Esportivo e União seguem galopando em direção ao quadrangular decisivo da Divisão de Acesso. Ontem, venceram novamente. Lideram seus grupos com 10 pontos em 12 disputados.

O União desbancou o Brasil-Fa, nas Castanheiras, de virada: 3 a 1. A vitória ainda custou a saída de Leandro Machado do comando técnico do time da Serra, penúltimo colocado no Grupo 3 com quatro pontos. Os dois Brasis, favoritos no hexagonal, ocupam a ribanceira da chave.

O São Paulo é vice-líder no grupo após a vitória sobre o xavante. Soma oito pontos, dois atrás do União, líder com 10. Os frederiquenses já abrem cinco pontos de Riograndense e Passo Fundo, equipes mais próximas da zona classificação. Situação idêntica a do Esportivo, time mais regular da Série A2 até o momento.

O Alviazul passou por cima do Santo Ângelo, fora de casa, por 4 a 1. Também soma 10 pontos no Grupo 4, seguido pelo Farroupilha com nove. O Fantasma, que bateu o Inter-SM, é uma das surpresas da fase. Glória e Guarany-Ca, que somam cinco pontos, tentam acelerar para entrar no G-2.

No próximo domingo Esportivo e União podem cravar um pé no quadrangular que apontará os dois novos integrantes da primeira divisão. Ambos jogam em casa – o União receber o São Paulo e o Esportivo o Glória. Se vencerem, terão um turno inteiro para administrar a classificação.

>> Resultados
Brasil-Fa 1×3 União
São Paulo 2×1 Brasil-Pel
Riograndense 3×0 Passo Fundo
Farroupilha 3×2 Inter-SM
Santo Ângelo 1×4 Esportivo
Glória 2×2 Guarany-Ca

>> Grupo 3
União 10p
São Paulo 8p

Riograndense 5p
Passo Fundo 5p
Brasil-Fa 4p
Brasil-Pel 0p

>> Grupo 4
Esportivo 10p
Farroupilha 9p

Glória 5p
Guarany-Ca 5p
Santo Ângelo 3p
Inter-SM 1p

>> Próxima rodada, domingo

Passo Fundo x Brasil-Fa
União x São Paulo
Brasil-Pel x Riograndense
Esportivo x Glória
Guarany-Ca x Farroupilha
Inter-SM x Santo Ângelo (segunda-feira)

Xavante virtual eliminado na Série A2

31 de maio de 2012 0

Pelo visto, o Brasil de Pelotas passará mais uma temporada na segunda divisão do futebol gaúcho. Tem a pior campanha dos 12 participantes da segunda fase da Divisão de Acesso. Após quatro das 10 rodadas, é o unico time que segue sem pontuar.

O desempenho já cheira a fiasco depois de mais um tropeço. Nessa quarta, tombou em Rio Grande para o São Paulo, 2 a 1. A quarta derrota em quatro jogos e a lanterna do Grupo 3 fazem os xavantes dependerem de um milagre para ficar com uma das duas vagas do seu hexagonal.

Enquanto o Brasil nem sequer empatou, o líder União soma 10 pontos, contra oito do vice-líder São Paulo. Os dois estariam na quadrangular decisivo. Assim, o rubronegro depende de cinco vitórias em seis jogos para ficar com chances quentes de classificação.

O desempenho vexatório pune um time que troca de treinador como quem troca de camiseta. Demitiu Luizinho Vieira, então líder do grupo, ficou com Marcelo Rospide por um mês no cargo e trouxe Rogério Zimmermann, o mago do acesso de 2004. Os treinadores não ganham sequência, tempo para amadurecer o trabalho. E quem paga é o time no campo.

Um time que, por sinal, pretende disputar a Série C nacional. Tem cacife para uma competição tão disputada? Pelos indicativos da segunda divisão gaúcha, falta força ao Xavante.


União e Esportivo lideram na Série A2

28 de maio de 2012 2

Invictos, União e Esportivo lideram os hexagonais da Série A2 do Gauchão. Com três das 10 rodadas percorridas, ambos somam sete pontos e dão mostras de que caminham para classificação.

O União bateu o Riograndense, em Frederico, por 2 a 1. No meio da semana visita o Brasil-Fa, surrado pelo São Paulo no domingo (5 a 2). Já o Esportivo ficou no zero com o Guarany-Ca. Visita o Santo Ângelo na próxima rodada.

Já o Farroupilha vem surpreendendo. Venceu a segunda, 2 a 0 no Santo Ângelo, e está em segundo no seu grupo com seis pontos. Faz o que se esperava do Brasil-Pel, pior campanha da fase com três derrotas em três jogos. Já mira mais uma desclassificação na Divisão de Acesso. Precisa reagir no clássico contra o São Paulo, em Rio Grande.


>> Resultados

União 2×1 Riograndense

Passo Fundo 2×1 Brasil-Pel

São Paulo 5×2 Brasil-Fa

Farroupilha 2×0 Santo Ângelo

Inter-SM 3×3 Glória

Guarany-Ca 0×0 Esportivo


>> Grupo 3

União 7p

São Paulo 5p

Passo Fundo 5p

Brasil-Fa 4p

Riograndense 2p

Brasil-Pel 0p


>> Grupo 4

Esportivo 6p

Farroupilha 6p

Glória 4p

Guarany-ca 4p

Santo Ângelo 3p

Inter-SM 1p


>> Próxima rodada, quarta-feira

Riograndense x Passo Fundo

Brasil-Fa x União

São Paulo x Brasil-Pel

Farroupilha x Inter-SM

Santo Ângelo x Esportivo

Glória x Guarany-Ca

Brasil troca de técnico - de novo

21 de maio de 2012 0

A falta de paciência xavante merece registro. Montou um elenco forte, porém vai para o segundo técnico na Divisão de Acesso. Depois da derrota em casa para o Brasil-Fa, 2 a 0, a segunda em dois jogos no hexagonal, Marcelo Rospide caiu. Rogério Zimmermann, antigo sonho da direção, é o novo treinador.

Responsável pelo grande milagre do Gauchão, ao salvar o Canoas do rebaixamento, Zimmermann chega credenciado para o desafio de subir o xavante, feito que já operou em 2004. No entanto, precisará de tempo, paciência, apoio da direção e torcida. Do contrário, será engolido como foram Rospide e Luizinho Vieira.

A troca anterior de comando chegou a ser surreal. Rospide visitou o Bento Freitas com o lanterna Guarani-Va, venceu o então líder Brasil por 2 a 1 e saiu com o emprego de Luizinho. Só que ficou menos de um mês no cargo. Venceu dois jogos, empatou um e perdeu três, dois em série na segunda fase. Com o Xavante lanterna do grupo, acabou demitido.

Será que Zimmermann terá o mesmo destino na primeira turbulência? A Série A2 é longa e sofrida. Oscilações fazem parte do trajeto de qualquer time que encontra o acesso.

Esportivo segue em alta

21 de maio de 2012 0

O Esportivo segue como o melhor time da Divisão de Acesso. Melhor campanha da primeira fase, já é o único time com 100% de aproveitamento na segunda. Lidera o Grupo quatro com seis pontos.

A segunda vitória veio em casa, um 3 a 0 tranquilo sobre o Farroupilha. São seis pontos na ponta da chave, que tem Guarany-Ca, Santo Ângelo e Glória com três, enquanto o Inter-SM tem zero. A derrota colorada para o Guarany, 1 a 0, expôs ainda mais a crise financeira do time. Faltaria até comida para os jogadores.

Já na Chave 3 os líderes somam quatro pontos. O Brasil-Fa aplicou 2 a 0 no xavante, em Pelotas. Já o União segurou o 1 a 1 com o Passo Fundo fora de casa. São Paulo e Riograndense já tinham empatado em 1 a 1 no meio da semana.

>> Grupo 3

Brasil-Fa 4p

União 4p

Passo Fundo 2p

Riograndense 2p

São Paulo 2p

Brasil-Pel 0p


>> Grupo 4

Esportivo 6p

Santo Ângelo 3p

Glória 3p

Guarany-Ca 3p

Farroupilha 3p

Inter-SM 0p

Xavante vira o jogo na Justiça Comum

18 de maio de 2012 2

O Brasil de Pelotas conseguiu reverter um jogo que parceria perdido. Na Justiça Comum, esfera que não costuma ter bons resultados nos gramados, voltou à Série C do Brasileiro.

A CBF teve de acatar a liminar da Justiça Comum, concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que colocava o Xavante na competição na vaga do Santo André. Assim, o Brasil fica na mesma chave do Caxias. A estreia é no dia 26 de maio, em casa, com o Chapecoense.

A torcida xavante pode comemorar, enquanto a direção precisa trabalhar. Será preciso reforçar o time, já que a previsão era montar uma equipe capaz de suportar a Série D.

>> Chave 1

Brasil-Pel, Chapecoense, Caxias, Brasiliense/DF, Duque de Caxias/RJ, Macaé/RJ, Madureira/RJ, Oeste/SP, Tupi/MG e Vila Nova/GO


Caxias domina a seleção do Gauchão

14 de maio de 2012 1

Vice-campeão gaúcho, o Caxias dominou a seleção do campeonato. Na eleição promovida pela FGF, os grenás colocaram quatro nomes entre os 11 do Gauchão, mesma soma do Inter. No entanto, o melhor técnico também vestiu as cores do Caxias: Paulo Porto, campeão do primeiro turno e demitido na véspera das finais.

O goleiro Paulo Sérgio, o zagueiro Lacerca, o lateral Fabinho e o atacante Vanderlei entraram na relação, o que mostra um Caxias equilibrado. Um destaque em cada setor de jogo, já que o jovem Wangler foi eleito a revelação do campeonato. Fora de campo o presidente Osvaldo Voges ganhou em sua categoria.

O Veranópolis, com Raulen e Eduardinho, ajudou a engordar uma seleção com DNA do Interior. Dos 11 jogadores, cinco são da dupla Gre-Nal, quatro do Inter e um do Grêmio.

O Inter teve Dátolo como craque do ano, uma escolha que questiono. Não vi tanta genialidade assim no argentino. Pelas circunstâncias, Wangler fez um Gauchão melhor. Do mesmo fica a felicidade por ver o Interior dominando a votação, mostrando sua força.

>> Seleção
Paulo Sérgio (Caxias); Raulen (Veranópolis), Lacerda (Caxias), Índio (Inter) e Fabinho (Caxias); Fernando (Grêmio), Sandro Silva (Inter), Eduardinho (Veranópolis) e Dátolo (Inter); Vanderlei (Caxias) e Leandro Damião (Inter)
Técnico: Paulo Porto (Caxias)

>> Artilheiro
Leandro Damião (Inter) 11 gols

>> Craque
Dátolo (Inter)

>> Revelação
Wangler (Caxias)

>> Presidente
Osvaldo Voges (Caxias)

>> Árbitro
Márcio Chagas da Silva

Santo Ângelo, Xavante e Ju com reforços

14 de maio de 2012 0

O mercado do futebol gaúcho segue movimentado. Na Divisão de Acesso, Santo Ângelo e Brasil de Pelotas têm novidades. Na Série D do Brasileiro, quem se reforça é o Juventude.

Os alviverdes seguem buscando novas peças no mercado de São Paulo, base do técnico Luís Carlos Martins. Apresentaram o zagueiro Diogo, 28 anos, que defendeu o Paulista, além de outros dois defensores: Marcio Garcia, ex-São Bernardo, e Juliano, ex-União Barbarense.

O Brasil, que também mira a Série C ou D do Brasileiro, conforme o desenrolar da pendência judicial, acertou com o meia Têti, 33 anos, que estava no Cabofriense. Ele já passou por Caxias e Criciúma. Já o Santo Ângelo fechou com os atacantes Maxwall e Everton Faísca, este do Cruzeiro de Porto Alegre.

Brasil-Fa e Esportivo se reforçam

14 de maio de 2012 0

Os 12 times que ficaram na Divisão de Acesso continuam se reforçando. O Brasil de Farroupilha buscou duas novidades, uma para o ataque e outra para a defesa.

Na zaga chega Heverton, ex-Caxias, Noia e Brusque.  Na frente quem aparece é Leandro Kivel, ex-Santa Cruz e Guarany-Ba. O atacante defendia o River Plate-SE, rival do Grêmio na Copa do Brasil.

O Esportivo também tem novidades. Trouxe o atacante Maranhão, do Veranópolis, o centroavante Luan, ex-Paraná, e o volante Adriano, que estava no base do Tubarão.

Caxias de cabeça erguida

13 de maio de 2012 2

O Caxias é vice-campeão gaúcho. De cabeça erguida. Caiu diante do melhor time do campeonato, porém caiu brigando até o final. A derrota por 2 a 1, no Beira-Rio, resultou no 41º título estadual do Inter.

O Caxias representou bem o Interior. Passou por momentos conturbados na demissão de Paulo Porto, porém Mauro Ovelha mostrou entender das nuances da casamata. Armou bem seu time, empatou no primeiro jogo, saiu na frente no segundo. Paulo Sérgio buscou um pênalti, porém a qualidade colorada pesou. Quem tem D’Alessandro, Dagoberto, Damião e Oscar fica mais perto da vitória.

O título vermelho é merecido. O Inter sofreu com lesões ao longo do Gauchão, porém tem um elenco tão superior aos demais que mesmo assim venceu. Já o Caxias mostrou ter um time capaz de sonhar com algo mais na Série C do Brasileiro. Precisa manter a base e reforçar, o que normalmente é complicado. Quem fez um bom campeonato, como Paulo Sérgio, Vanderlei e Fabinho, tem grandes chances de seguir a escalada no futebol nacional.

Esportivo e União arrancam como líderes na Série A2

13 de maio de 2012 0

O Esportivo segue seu trilho firme de volta à primeira divisão. Melhor campanha da primeira fase na Divisão de Acesso, foi o único visitante que debutou com vitória nos hexagonais da segunda fase. Foi a Santa Maria, saiu atrás, mas virou para 3 a 1 em cima do Inter-SM. Já lidera o Grupo 4 com três pontos e dois gols de saldo.

A segunda fase teve seu início no sábado. Pelo Grupo 4, do Esportivo, só vitórias. O Santo Ângelo do artilheiro Eder Machado fez 2 a 0 no Guarany-Ca, enquanto o Farroupilha, muito criticado e pensando em demitir o técnico Badico, bateu o Glória por 1 a 0. Na próxima rodada, Esportivo e Farrapo disputam a liderança em Bento Gonçalves.

Já no Grupo 3 apenas uma vitória. O União, que perdeu gás no final da fase anterior, passou pelo Brasil-Pel por 2 a 0. No mais, Brasil-Fa x Riograndense e São Paulo x Passo Fundo terminaram em 1 a 1. Na próxima rodada, que começa na quinta e vai até domingo, o grande jogo da chave é no Bento Freitas, quando os Brasis tentam se reabilitar.


>> Resultados

União 2×0 Brasil-Pel

Brasil-Fa 1×1 Riograndense

São Paulo 1×1 Passo Fundo

Farroupilha 1×0 Glória

Santo Ângelo 2×0 Guarany-Ca

Inter-SM 1×3 Esportivo


>> Chave 3

União 3p

Brasil-Fa 1p

Passo Fundo 1p

Riograndense 1p

São Paulo 1p

Brasil-Pel 0p


>> Chave 4

Esportivo 3p

Santo Ângelo 3p

Farroupilha 3p

Glória 0p

Inter-SM 0p

Guarany-Ca 0p


>> Próxima rodada

Riograndense x São Paulo

Brasil-Pel x Brasil-Fa

Passo Fundo x União

Esportivo x Farropilha

Guarany-Ca x Inter-SM

Glória x Santo Ãngelo


Xavante pode voltar à Série C

11 de maio de 2012 0

Vai dando resultado o apelo xavante na Justiça Comum. O clube conseguiu uma liminar que o coloca novamente na Série C do Brasileiro. O Brasil de Pelotas aguarda uma resposta da CBF, que, segundo o agravo de instrumento obtido no TJ gaúcho, terá de pagar multa diária de R$ 100 mil se descumprir a ordem.

É mais um capítulo de uma disputa que teve início no ano passado, quando o jogador Claudio foi escalado sem ter cumprido uma suspensão que herdou de sua passagem pelo Ituiutaba, na Série C de 2010. O Brasil perdeu pontos e terminou rebaixado.




Guarany-Ba forte na Segundona

11 de maio de 2012 0

O Guarany-Ba vai com pinta de favorito para a Segundona. Vai desenhando um elenco experiente para buscar uma das duas vagas na Série A2 do Gauchão.

A estrela da companhia de Bagé será Adriano Gabiru, autor do gol mais importante da história colorada. Goico dará experiência na meta alvirrubra, assim como o zagueiro Aguinaldo, 34 anos, que retorna ao clube.

Goleiros: Goico
Zagueiros: Ílson e Aguinaldo
Volantes: Ígor, Douglas Paré e Bi
Meias: Adriano Gabiru e Éverton Cruz
Atacantes: Rodrigo Magalhães e Dudu

Ju se reforça

11 de maio de 2012 0

Marcel, meia que defendeu o Grêmio na Série B de 2005, é o novoreforço do Juventude. É um retorno ao clube que defendeu em 2006. Aos 30 anos, rodou bastante. Nas últimas duas temporadas esteve no Resende, no Rio de Janeiro.

Em reformulação após um Gauchão e Copa do Brasil frustrantes, o Ju tem 10 reforços para a Série D. Nos últimos dias apresentou o goleiro Paulo Musse, 34 anos, o meia Francisco Alex, 28, e o atacante João Henrique, 25.