clicRBS
Nova busca - outros
02 ago15:53

URI recebe calouros com conferência sobre o desafio de ser acadêmico


“O novo desafio dos novos universitários”. Este foi o tema da conferência que marcou a recepção aos calouros que ingressaram neste semestre na URI- Campus de Erechim. Eles fazem parte dos cursos de Administração, Direito e Engenharia Civil, aprovados no Vestibular de Inverno realizado no dia 10 de julho.

Para falar sobre o tema, a URI trouxe a professora e psicóloga Maria de Lourdes Muneiro, da Universidade de Campinas, São Paulo. Para ela, o objetivo principal do novo acadêmico é  buscar uma identidade durante a caminhada universitária.


Ela apontou quatro grandes desafios que devem ser superados pelos alunos ao entrarem na universidade: a busca do diálogo com o professor; a conquista de um espaço educativo que valorize a sua capacidade; a autogestão que priorize a relação com a comunidade; e a auto-avaliação que analise os erros e acertos na sua caminhada de formação.


O presidente do Diretório Central de Estudantes, Rafael Juliano Dino, salientou a importância de mais esse momento na vida da Universidade.


- Nós temos consciência deste grande momento vivido pelos novos alunos e pela URI. Por isso, o nosso papel é facilitar a integração dos calouros em nosso meio –  salientou.


O diretor geral, professor Paulo José Sponchiado, saudou os novos acadêmicos e apresentou aos calouros os demais integrantes da direção e os coordenadores dos Cursos.


- Os novos alunos estão realizando um sonho e nós temos que fazer de tudo para que esses alunos possam concretizar esse ideal. O nosso trabalho é fazer ensino, pesquisa e extensão que se constituem na base sólida para que todos possam atingir chegar aonde desejam –  frisou o dirigente.



Por

Comentários