clicRBS
Nova busca - outros
05 set15:26

Excesso de chuva prejudica cultivo de canola e trigo

Rogério Kerber| rogerio.kerber@rbstv.com.br


A umidade está prejudicando as culturas  de trigo e canola. Segundo a central de meteorologia da Cotrel, em agosto do ano passado choveu apenas 30 milímetros na região.  Neste ano, no mesmo período foram 190 milímetros.  Em uma das lavouras, a produção de canola começou há três anos. São 12 hectares dedicados à cultura. Na primeira safra, o agricultor colheu cerca de 16 sacas por hectare. Este ano, a expectativa era aumentar o número para 25 sacas por hectares.



Na região, são 1,1 mil hectares de canola, plantados em sete municípios. Ainda que a expectativa de produtividade seja boa,  o que preocupa os agricultores é o excesso de chuva dos últimos dias. A geada dos últimos dias, associada ao grande volume de chuva pode provocar grandes quebras na produção.


- A vagem vai acabar caindo e a produção se perdendo – fala o agricultor Lucas Scariot.


Com o trigo, o problema não é o frio. Ma sim o volume de chuva na fase de crescimento. A planta poderia estar 10 centímetros maior.


- Estamos muito preocupados porque são muitos dias nublados e a folha sempre molhada. O ataque de doença com certeza vai ser bem maior – diz o técnico em agropecuária, Gilmar Centenaro. Nos 52 municípios atendidos pela Emater regional foram plantados neste ano, 62 mil hectares de trigo.


Confira a matéria de Rogério Kerber:


Por

Comentários