Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brenner é fruto do jogo coletivo colorado

20 de abril de 2017 1
Foto: Félix Zucco / Agência RBS

Foto: Félix Zucco / Agência RBS

~ (esta análise não conta a partida de volta da CBR contra o Corinthians de 19/04/17) ~

Com 13 gols marcados em 14 jogos (a incrível média de 0,92 gol/partida), Brenner é o grande destaque do Internacional neste começo de temporada. E a boa notícia é que o desempenho do ex jogador do Juventude não é apenas mérito seu individual, mas fruto do jogo coletivo colorado.

Brenner finalizou TRINTA E OITO vezes a gol, sendo 21 certas e 17 erradas, um aproveitamento de 55%. Isso quer dizer que a cada 10 finalizações, ele acerta 5,5 no gol. Sua média é de UM GOL a cada TRÊS finalizações. E Brenner finaliza em média 2,7 vezes por partida. O que praticamente garantiu a ele essa espetacular média até aqui.

Bateu AQUELA fome? Que tal pedir uma DELICIOSA comida indiana para jantar?
Curry Express: de segunda `a sábado, das 19h `as 23h – (51) 30124040

COM ELE É DE PRIMEIRA

Das 38 finalizações de Brenner, VINTE E TRÊS foram de primeira. Ou seja, mais de 60% das finalizações de Brenner vieram de uma ASSISTÊNCIA. É bom lembrar que o que caracteriza a um passe como assistência é o fato de quem chuta finaliza a gol de PRIMEIRA (seja com pé, cabeça, etc). Se o finalizador colocar um grau a mais antes de finalizar, o passe virará uma “chance criada de gol” e não uma assistência. Combinado?

Na lista dos garçons que serviram ao artilheiro em 2017, D’Alessandro e William são os principais, com QUATRO assistências cada um. Roberson e Uendel tem 3 assistências cada, Carlinhos 2 e Anselmo, Carlos, Charles, Edenílson, Nico Lopez e Seijas tem UMA assistência cada para Brenner.

No total, são 12 atletas que já deram assistências para o centro avante. E de todos os setores do time. Isso mostra como todos participam de criação de jogadas verticais, seja de origem coletiva ou na bola parada. E como todos sabem que lá na frente estará alguém bem posicionado para finalizar de primeira, evitando que a marcação tome vantagem posicional.

FRUTO DO JOGO COLETIVO

A qualidade coletiva de um time é o que vai definir sua capacidade de ser competitivo no longo prazo. Os times que dependem de lampejos individuais ou da sorte, tendem a não alcançar seus objetivos em competições longas. E o grande objetivo do Internacional em 2017 é sem dúvidas a Série B, uma competição duríssima e que precisa de ideias coletivas para somar pontos.

Vamos tirar os três penaltis convertidos e fiquemos com as outras 35 finalizações de Brenner. Dessas, VINTE foram fruto de jogadas coletivas (57%), construídas por mais de dois jogadores. Outras SETE finalizações tiveram origem em jogadas de Bola Parada (20%), e OITO finalizações foram jogadas individuais do artilheiro (23%).

Isso significa que 57% do poder de fogo de Brenner veio das IDEIAS COLETIVAS DE FUTEBOL do Internacional. Das triangulações, do jogo apoiado, das passagens e aproximações.

Se juntarmos com os 20% das bolas paradas, temos 77% das finalizações de Brenner fruto do trabalho de Antônio Carlos Zago e o entendimento dos atletas desse trabalho. E dos 13 gols marcados, SETE vieram dessas jogadas coletivas. É mais da metade!

Vídeos e análises táticas no YouTube do Esquemão
Material inédito no Facebook do Esquemão

VALOR ESPERADO DE GOL (ExG)

Utilizando a ferramenta do Quase Gol (entenda AQUI como funciona), encontrei o valor esperado de gol das finalizações de Brenner. Novamente, vamos eliminar da análise os 3 penaltis convertidos, como é de praxe em análises de Expected Goals.

Os DEZ gols restantes chegam no valor esperado (ExG) de 6,29. Isso quer dizer o seguinte: Era pra Brenner marcar 62,9% dos gols que ele marcou. Ou seja, é um matador nato, que aproveita as situações para convertê-las em gol.

As 35 finalizações (fora os 3 penaltis) somam um total de valor esperado de gol de ExG 22,3. Isso quer dizer o seguinte: que Brenner tem um potencial de aumentar sua marca goleadora, pois já poderia ter 22 gols marcados até aqui.

A média das finalizações de Brenner tem o valor esperado de ExG 0,637. Isso quer dizer o seguinte: que na média, as finalizações de Brenner são BOAS CHANCES DE GOL, com uma probabilidade superior aos 63% de que sejam gols.

DadosBRENNER.jpg.001

MATADOR BEM POSICIONADO

Outra criação exclusiva do Esquemão é o MAPA DE TOMADA DE DECISÃO. É bem simples: onde o atleta toma a decisão de finalizar a gol. Isso dá uma noção de onde ele é mais perigoso e onde não. E o que se vê é que Brenner se posiciona muito bem, sempre perto do gol adversário e pronto pra finalizar de primeira. Seja de cabeça ou com os pés direito e esquerdo.

MapaBRENNEREm 2017 o Internacional vai precisar ter resiliência para enfrentar times fechados, campos complicados e torcidas insistentes. A qualidade técnica sempre será fundamental, mas o trabalho coletivo e as ideias bem executadas sempre serão o diferencial de um time competitivo. E se na ponta final dessas ideias houver um finalizador que faça esse jogo coletivo se transformar em chances de gol, o sucesso – no caso, voltar pra Serie A – estará sem dúvidas bem perto.

=== ===

Dados e Scouts: www.instatfootball.com InstatLOGO

 

Comentários (1)

  • Fabio diz: 21 de abril de 2017

    Eu gosto do Brener, mas noto que ele peca em alguns fundamentos necessários para ser um grande jogador, decisivo em grandes jogos contra grandes equipes. Vejo defiiecias no cabeceio e nas finalizações que requerem um aprimoramento técnico melhor como o voleio – ver os ultimos jogos contra o Corínthias – ele não marcou. Por se tratar de um centroavante finalizador, do último toque, ele tem se posicionado erradamente na área em alguns lances e não tem conseguido finalizar. Mas nada que não possa ser consertado. Acho que falta mais treinamento nos fundamentos.

Envie seu Comentário