Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tudo sobre como funciona o Índice DFENS

01 de agosto de 2018 0

Há uns meses atrás, lancei um índice que media volume e eficiência ofensiva dos times no Brasileirão. O Well Played tem o intuito de juntar em um valor único várias stats que mostram que um time joga ofensivamente, com velocidade, intensidade e muitas chances criadas. E claro, gols marcados.

Você pode saber tudo como funciona o Índice Well Played AQUI.

Mas sabemos que só ser forte ofensivamente não faz um time competitivo. A busca pelo equilíbrio é o que faz um time disputar títulos, e pra isso, é preciso também ser forte na defesa. E pra saber quais times são mais fortes defensivamente neste brasileirão, utilizamos a mesma lógica para criar o ÍNDICE DFENS.

Foto01

Foto: Agência RBS

COMO FUNCIONA?

Uma fórmula matemática que junta vários índices de fundamentos defensivos, respeitando os contextos e os pesos de cada um. Pra isso, foi necessário ver quais as ações que tornam uma equipe eficiente na defesa. Além disso, assim como no Índice WP, utilizo as MÉDIAS dos fundamentos, pois assim se tem uma ideia mais precisa do comportamento em um campeonato longo como o Brasileirão.

Os fundamentos incluídos no índice são:

- DESARMES: média de aproveitamento das roubadas de bolas.

- DESAFIOS: aproveitamento médio dos confrontos 1×1 nas partidas.

- DESAFIOS AÉREOS: média de vitórias nos combates aéreos.

- INTERCEPTAÇÕES: aproveitamento médio das bolas interceptadas.

- INTENSIDADE NA RECUPERAÇÃO: a média de desarmes e interceptações por minuto de posse do adversário. Quem tenta recuperar de forma mais intensa ao perder a bola ou quem deixa o adversário tocar mais “tranquilo”a bola.

- GOLS SOFRIDOS EM ATAQUES POSICIONAIS: a média de gols sofridos por jogo em jogadas de “bola corrida”, os chamados ataques posicionais. Isso mostra se o time está bem posicionado, se tem uma transição defensiva correta e se faz bem a recomposição.

- FINALIZAÇÕES SOFRIDAS POR GOL: a média de finalizações que o time recebe por gol sofrido. É um time cujos adversários precisam finalizar muitas vezes para marcar? Ou não?

Foto02

FLAMENGO: A MELHOR DEFESA

O time de Barbieri figura em segundo lugar no Índice WP como time mais ofensivo do Brasileirão e lidera o Índice DFENS como a defesa mais eficiente do Brasileirão com 2,278 pontos na 16a rodada. Time que sofreu apenas 10 gols no campeonato e que trabalha muito bem a sua organização defensiva. Não por acaso é o líder do campeonato na rodada 16.

Em segundo lugar, o Grêmio de Portaluppi também se destaca com 2,251 pontos. Tendo a defesa menos vazada do campeonato com 8 gols, o tricolor gaúcho é o famoso “osso duro de roer” para seus adversários.

Do outro lado da tabela, cinco times estão abaixo dos 2 pontos no índice: Bahia, Vasco, Atlético-PR, Santos e Vitória. São as equipes com o pior desempenho defensivo no campeonato, e que precisam evoluir nesse sentido para se tornarem mais competitivos e almejar objetivos maiores.

IndiceDFENS16

ACOMPANHE NO TWITTER E NO FACEBOOK

Durante o Brasileirão, irei atualizar o índice rodada a rodada, e você pode acompanhar pelo meu TWITTER e pelo FACEBOOK. E assim, ficar por dentro da evolução – ou não – do seu time defensivamente. E claro, também acompanhe as atualizações do Índice Well Played e saiba quem é mais eficiente ofensivamente.

Estes índices utilizam dados exclusivos do INSTAT, parceiro do Esquemão há anos.

=== === ===

Envie seu Comentário