Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Já pensou nisso?

08 de outubro de 2010 7

Diante da ótima sugestão do leitor Silvério, que deixou comentário aqui no blog, a gente lança, a partir de agora, a campanha OktoSistema – reaproveite o seu copo. A ideia é que o folião reutilize o copo plástico cada vez que for comprar chope.

Outra opção é adquirir um caneco típico e carregá-lo sempre com você. Ao entregar o ticket na cervejaria, você dá junto o copo ou o caneco para ser reabastecido. Será preciso convencer os atendentes nos pavilhões, orientadas a sempre trocar o copo dos clientes. A justificativa, conforme as cervejarias, é garantir que não tenha impurezas no copo na hora de servir o chope.

Mas – hallo, cervejarias – e o meio ambiente? Esta é a melhor solução? Economizando em copos, o público não contribui com a produção exorbitante de lixo durante a festa. O diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, defende o uso de material descartável, mas no caso do chope da Oktober explica que é uma decisão das empresas, e não uma imposição da saúde pública.

A Beoplas, empresa que recolhe o lixo reciclável da Oktober, disse que são recolhidos, em média, 20 toneladas de lixo reciclável por edição. A maioria do material é de copos plásticos. E aí, você me acompanha nessa?

Comente aqui.

Comentários (7)

  • André diz: 9 de outubro de 2010

    Com certeza a Vigilância Sanitária não aprovaria este procedimento. Pode ligar lá. Copos usados e/ou canecos, não devem ter contato com as bicas de chopp para evitar contaminações.

    Eu, particularmente falando, não me sentiria confortável em ver um desconhecido entregar seu copo vazio para que seja re-abastecido lá na bica. Sei lá onde o cara andou com a boca.
    Argh!!

    Por isso que existe a reciclagem, para diminuir o impacto da sujeira causada, como os copos plásticos, que são 100% reciclados.

    Saúde !

  • Paulo diz: 9 de outubro de 2010

    Minha sugestão como adepto do caneco: Os funcionários deveriam ter uma jarra / medida padrão para dosar os 400ml (que só eles usariam e portanto não precisaria ser lavado a cada utilização) e aí colocar o chopp no caneco do cliente. Só comigo ontem seriam economizados 8 copos…

  • André Lehmann diz: 9 de outubro de 2010

    Que idéia estúpida, hein Santa?
    Além de ser um item totalmente reciclável, um copo novo a cada chopp garante duas coisas impressindíveis para qualquer folião da Oktober: 1) Saúde, já que com um copo limpo temos a garantia que o copo está higienizado e próprio para o consumo, nos garantindo que na próxima noite possamos voltar aos pavilhões, festar muito mais; e 2) Qualidade do chopp. Vocês chegaram a imaginar o gosto de um chopp que já foi misturado com uma infinidade de outros chopps, que já “azedaram”, fora as salivas que já acomularam, pq eu não sei se vcs sabem ou não, mas é comum numa roda de amigos, que qndo o chopp de um acaba, ou ele acaba de chegar a festa, passamos para ele um copo para ele já ir se “esquentando”, por amizade.
    Acho de bom tom pensar um pouco nas consequência das suas palavras Santa… Tudo bem que hoje em dia a única coisa que ‘vende’ é ser ecologicamente correto, mas saúde está em primeiro lugar.

  • Ricardo Fiedler diz: 9 de outubro de 2010

    Simples: Cada um poderia comprar seu caneco, se o valor fosse mais acessível. Poderia ser focado campanhas em canecos de acrilico, vidro ou de alumunio. Usar o copo pela segunda vez, não dá. Ninguém é louco de beber chopp no mesmo copo que segurou, que possivelmente vai estar quente, etc, etc.

  • André Gasper diz: 10 de outubro de 2010

    Na oktober de munique copo plástico não existe, apenas caneco!
    e a vigilância sanitária de lá na fala nada, acho que a nossa é meio paranóica!!

  • Adalberto diz: 11 de outubro de 2010

    Ótima idéia, apesar a alegação de que o copo é reciclável, é bom lembrar que recusar e reduzir vem antes de reciclar.

  • Esquenta da Oktober » Arquivo » Inscreva-se para o Festival Brasileiro da Cerveja diz: 27 de outubro de 2010

    [...] Só usará copo descartável quem não tiver caneco. Qualquer semelhança com a campanha OktoSistema será mera coincidência? var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: [...]

Envie seu Comentário