Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Caricaturista retrata os rostos dos oktoberfesteiros há 22 anos

28 de outubro de 2010 0

Há 22 anos o caricaturista espanhol Pepe Vidal retrata com lápis e pincéis as faces que encontra na Oktoberfest. Cosmopolita, mora em Moscou e já percorreu 118 países em visita a feiras e festas populares. Mas garante, em nenhuma delas percebe tanta animação e tranquilidade como na Oktoberfest de Blumenau, uma de suas preferidas.

Dos rostos que desenhou na festa, já se perdeu nas contas. Nas 18 noites de Oktober, foram mais de 15 caricaturas diárias. Desde 2003, divide com a filha Myriam Blasi a demanda dos retratos da festa.

Segredos do desenho

Quanto mais bonita for a pessoa, e principalmente se for mulher, é mais difícil retratar. Os homens são mais fáceis, por causa da barba personalizada e dos traços mais rígidos. O segredo da caricatura, revela Vidal, está nos olhos:

_ Os olhos representam 40% do rosto, não o nariz, como se pensa. As pessoas têm expressões que elas mesmas desconhecem e se encantam quando veem no desenho _ ensina Vidal.  

Pepe mantém seu ateliê itinerante, como prefere chamar, e foca num único objetivo: percorrer 140 países até 2016. E, claro, sempre retornar à Oktober.

Vídeo mostra produção das caricaturas

E você? Arriscou ser mais uma vítima dos desenhistas nesta Oktober? Assista abaixo à sequência da caricatura do casal de Oktoberfesteiros Bruno e Juliana, desenhada por Myriam.

 

Envie seu Comentário