Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aprenda a fazer as bolachinhas famosas de Munique

10 de outubro de 2011 3

Em Munique, as bolachinhas servem para paquerar ou demonstrar amor

Ich liebe Dich (Eu te amo) é a frase mais encontrada em Munique, na Alemanha. Passar mensagens através das bolachinhas ainda não virou moda na Oktoberfest de Blumenau, mas o Zeitung encontrou algumas pessoas que fazem a Lebkuchenherz e trouxe até uma receitinha para o folião que quiser se incorporar à moda alemã. Seja criativo na mensagem. Uma boa Lebkuchenherz pode preencher o vazio do estômago e do coração.

A diretora de Turismo de Pomerode, Ivone Lemke, participou da brincadeira com as bolachas de mel em Munique, durante a Oktoberfest alemã deste ano. Ela conta que lá, a tradição manda usar os biscoitos para fazer alguma declaração de amor ou xavecar.

Bancas espalhadas pela festa comercializam os docinhos que custam de 4 até 10 euros, dependendo o tamanho. Alguns deles são colocados em cordões e servem para pendurar no pescoço. As frases mais procuradas são Weil I di Mag (Porque eu gosto de você), Hab dich sooo lieb (Gosto muito de você) e Papa ist der beste (Papai é o melhor).

A doceira Nilza Gesser Ferreira, de 62 anos, sustenta a família com as bolachinhas. Não, a família não come só isso. É que dona Nilza produz aos montes, varia os formatos, diversifica sabores e vende. O preço do doce varia de R$ 6 até R$ 8 o pacote de 200 gramas.

Para o Empório da Vila Germânica, quem está trazendo as famosas bolachas alemãs é a comerciante Alcione Tomio Zanetti. Ela compra da Casa Catarina que reúne artesãos de todo o estado. As bolachas são feitas em São Martinho e vendem como água, ou melhor, chope, na loja. As bolachas vendidas no Empório não têm frases e sim desenhos variados.

A Torten Paradise também produz montes e montes de lebkuchenherz, principalmente para a Oktoberfest. São saquinhos de bolachinhas em forma de coração, tradicionais há 24 anos. A receita é da família da proprietária da confeitaria, Marlene Wolkmann.

Dona Nilza fez as bolachinhas especialmente para o Zeitung

Confira a receita que a dona Nilza passou ao Zeitung:

LEBKUCHENHERZ

Ingredientes

- 100g de margarina

- 100g de açúcar mascavo

- 170g de mel

- 1 colher de chá de canela em pó

- 1 colher de gengibre em pó

- 1 pitada de cravo em pó

- 1 ovo

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 300g de farinha de trigo

Modo de fazer

Derreta a margarina numa panela e dissolva o açúcar e o mel. Deixe esfriar. Coloque os temperos e o ovo. Acrescente o fermento em pó com a farinha e misture bem para formar uma massa maleável. Abre e corte os biscoitos em diferentes tamanhos. Ou então use forminhas para cortar em formato de coração. Unte uma assadeira, aqueça o forno em até 180º e asse até as bolachas ficarem douradas.

Glacê

- 2 claras

- 3 xícaras de açúcar de confeiteiro

- 5 gotas corante líquido comestível da cor de sua preferência

Bata na batedeira até encontrar o ponto de glacê. Coloque numa bisnaga com bico de decoração para escrever em cima da bolacha

Comentários (3)

  • Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros diz: 11 de outubro de 2011

    Morei 8 anos em Blumenau quando aprendi a fazer essas bolachinhas. Também fica lindo cortar em formatos com temas natalinos (pinheiro, estrela) e decorá-las com confeitos coloridos!

  • Cleria Adler diz: 11 de outubro de 2011

    Bom dia, delicia de docinho……………….ms faltou o ingrediente principal…….Lebkuchengewürz……………segredos de cozinha nem sempre sao passados para frente.
    Abs.

  • Carla Amanda diz: 11 de outubro de 2011

    Uma dúvida, as bolachas mais branquinhas não vão mel?

Envie seu Comentário