Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Choppmotorrad, a motocicleta do chope, completa 25 anos de Oktoberfest

11 de outubro de 2011 0

Ele poderia tomar sozinho todos os 30 litros de chope que transporta na motocicleta Jawa vermelha de 1951. Mas não, resolveu dividir. Participante da Oktoberfest desde a primeira edição, o fotógrafo Ingo Penz reuniu-se com o amigo e boêmio Horácio Braun em 1985, e os dois tomaram uma decisão: iriam distribuir chope pelas ruas de Blumenau a bordo de uma bicicleta.

Mesmo sem patrocínio ou dinheiro sobrando, a dupla resolveu juntar o que tinham para comprar a bebida e fazer a entrega para os que estivessem circulando. Um ano depois, em 1986, surgiu o veículo que até hoje espalha alegria antes, durante e depois da Oktoberfest: a Choppmotorrad, a motocicleta do chope.
— Muita gente nos criticou no começo. Andávamos com o traje típico e levávamos alegria, mas mesmo assim as pessoas reclamavam — recorda Ingo.

Aos poucos, o estilo da dupla foi ganhando o carinho do público. Diferente do começo, o veículo, que neste ano completa 25 anos de atuação, e sem o companheiro Horário Braun, que morreu em 2007, agora conta com um patrocinador, que é responsável pelo chope que será distribuído. Além de dividir a bebida, Penz admite ser um grande consumidor do chope.

— Perdi as contas de quantos litros tomei na minha vida, mas faço exames regularmente e está tudo bem comigo — comemora o festeiro que fará 60 anos em 2012.

Além do chope, o fotógrafo credita à receptividade do público o combustível para continuar fazendo a alegria de quem se depara com a moto:

— É indescritível a sensação que tenho quando consigo alegrar as pessoas com o mínimo, que é copo de chope e um sorriso.

CO-PILOTO

Entre 1986 e 2002, o co-piloto da Choppmotorrad era Horácio Braun. Ao lado de Ingo Penz, eles formavam a dupla que estava a bordo da motocicleta. Em virtude de dores no joelho, Braun deixou o posto, e foi substituído por um empresário, amigo de Penz. Em 2007, Marleni Gesser, esposa de Ingo, assumiu a função de co-piloto e permanece lá até hoje.

MOTO

A motocicleta usada por Ingo Penz é uma Jawa, do ano 1951, que segundo ele, foi fabricada na Tchecoslováquia. Penz diz ter comprado o veículo em 1974, por um valor que hoje seria cerca de R$ 2 mil.

— Já me ofereceram muito dinheiro pela moto, mas não vou vendê-la de jeito nenhum — afirma o proprietário apaixonado.

CHOPPMOTORRAD

O veículo também deu origem à banda que é coordenada por Ingo Penz. No começo deste ano, o grupo lançou um DVD ao melhor estilo alemão, em que as imagens foram feitas em paisagens do Vale do Itajaí. Em 2010, a motocicleta foi levada pela primeira vez para fora do país, quando apresentou-se na Argentina.

Envie seu Comentário