Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Faça bonito nos jogos típicos

12 de outubro de 2012 0

Quer se dar bem nos jogos típicos que os clubes de caça e tiro de Blumenau oferecem durante os 19 dias de Oktoberfest? O Esquenta da Oktober te ajuda com dicas de pessoas que entendem do assunto.  Aproveite! E se você ainda ficar com dúvida, Antônio de Andrade, atirador profissional há 15 anos, mostra como se dar bem no Tiro ao Alvo.

Bolão de corda

Objetivo: Jogar o bolão amarrado em uma corda e derrubar o maior número dos nove pinos. O jogador tem quatro tentativas para somar a maior pontuação possível. Os pontos só são contados conforme o número de pinos que caem na ida do bolão. Se ele rebater, não valem os pinos derrubados.

Dica: O presidente do Clube de Caça e Tiro 1º de Janeiro, Johannes Herwig, sugere que o jogador controle a mira. Para acertar nos pinos, ele deve soltar a corda levemente. Outra dica é manter a postura reta.

Tiro ao alvo

Objetivo: Atingir o alvo o mais próximo possível do centro, que vale a pontuação máxima. Os tiros são dados com uma arma de ar comprimido que fica amarrada à base. São cinco tiros para tentar atingir de 1 a 10 pontos.

Dica: Antônio de Andrade, 53 anos, que atira há 15 anos profissionalmente, explica que para um bom desempenho é preciso controlar a respiração. Além disso, é necessária uma postura correta, que começa com os pés fixos ao chão e os braços apoiando a arma. Para os mais baixinhos, deitar sobre a mesa onde fica a arma é uma boa opção. Ajuda no posicionamento. Para os mais altos, porém, Andrade explica que isso atrapalha. Os grandalhões devem ficar em pé para ter uma melhor atuação.



Pássaro ao alvo

Objetivo: Com um pássaro de madeira amarrado em uma corda, o jogador deve soltá-lo para que atinja o cartão de pontuação fixado em uma caixa. O folião tem cinco chances para pontuar.

Dica: Johannes Herwig diz que a melhor forma de se sair bem no pássaro ao alvo é manter a postura reta e soltar o objeto de madeira levemente. Se forçar a barra querendo jogar forte, ele sai do caminho e erra feio o alvo. Antes de jogar, Herwig dá uma lambidinha no dedo que segura o pássaro para garantir a aderência.

Bocha 48

Objetivo: O jogador tem quatro tentativas para mover os quatro bolões e um bolim que estão posicionados sobre o tablado. A batida precisa ser em cheio na primeira bola, que pode arrastar as outras. Ao acertar o bolim, o competidor ganha 24 pontos e as outras bolas valem seis cada

Dica: Luiz Fernando Sabel, jogador de Bocha 48 há 25 anos, explica que o jogador deve se distanciar a dois passos da linha amarela colocada para sinalizar o local do arremesso. Ao jogar, ele deve dar os dois passos e arremessar. A forma de jogar a bola, segundo Luiz, fica a critério de cada um. Pode pegar a bola por baixo, por cima ou pelo lado

Envie seu Comentário