Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Desfile da 29ª Oktoberfest enche os olhos dos turistas que prestigiam a festa

14 de outubro de 2012 0

Feito de cores e sotaques diferentes, o Brasil inteiro se torna um pouco germânico em outubro. As frases Hallo, Blumenau e ein prosit são incorporadas corriqueiramente ao vocabulário de paulistas, cariocas, gaúchos, baianos, mineiros e paranaenses que vêm conhecer a festa alemã mais esperada das Américas.

No segundo desfile oficial da 29ª Oktoberfest, sábado de manhã, a multiplicidade de sotaques tomou conta da Rua XV de Novembro enquanto a cultura e a história blumenauense eram exibidas no espetáculo que emocionou uma multidão de pessoas, arrancou aplausos e sorrisos.

— O povo é muito animado e alegre. É lindo e muito diferente de tudo que já vi _ disse a turista Kenia Castro, do Mato Grosso do Sul.

A mineira Rejane Regina Gonçalves da Silva também aprovou o espetáculo:

— Parece que estamos fora do Brasil. Estou aqui pela primeira vez e é tudo de bom. Devemos dar muito valor a tudo isso.

Desfile

Público lotou o desfile deste sábado / FOTO: Gilmar de Souza

Para o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, a presença maciça de turistas de vários estados brasileiros e também do Exterior nos desfiles e nos pavilhões do Parque Vila Germânica só reforça que a festa atingiu o objetivo inicial e está turisticamente consolidada.

— A festa foi concebida com o objetivo de atender e trazer turistas a Blumenau. Mais de 40% do público é composto por turistas, o que inclui catarinenses que moram em cidades com distância superior a 100 quilômetros — explica.

Durante todo o ano, a Oktoberfest é divulgada em eventos em todo o país e nos últimos três anos a ação nas redes sociais está sendo intensificada. Mette acredita que grande parte dos turistas vem para a Oktober por indicação de algum amigo que já participou e gostou ou porque ficou sabendo pelas mídias. Na opinião dele, apenas 10% do público é encaminhado por agentes de viagem.

Alegria no desfile

Espaço em frente ao Tunga foi o que ficou mais cheio durante o desfile / FOTO: Gilmar de Souza

Para mensurar o percentual de turistas e de moradores da região que visitam a festa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) fez uma pesquisa no ano passado. Das 1.377 pessoas abordadas na entrada, 48,6% eram da mesorregião de Blumenau (que inclui as microrregiões de Blumenau, Itajaí, Ituporanga e Rio do Sul) e 51,4% eram turistas.

A pesquisa também revelou que dos visitantes, 28% eram paulistas; 27,6% catarinenses; e 13,1% paranaenses. Além dos brasileiros, também foram registrados 2% de turistas de outros países.

Envie seu Comentário