Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Receitas Estação Gramado - Cuca de Uva

05 de julho de 2012 0

Na tarde desta quinta-feira, 5 de julho, foi realizado o primeiro Workshop de Cucas -- em parceria com a Emater de Gramado.  Seis alunas, de diferentes Estados (RS, SC e SP),  aprenderam o passo-a-passo de uma deliciosa Cuca de Uva. O evento ocorreu na Casa do Colono, na embaixada Praça das Comunicações.

Para que perdeu esta delícia, aí vai a receita...

Ingredientes:

Massa:

2 kg farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de leite

2 colheres de fermento biológico

2 colheres de manteiga

2 colheres de banha

1 colher de sal

1 colher de açúcar baunilha

1/2 colher de chá de noz moscada

1/2 colher de chá de canela em pó

4 ovos

Água morna até o ponto

Recheio:

1 kg de uva em grão

1 xícara de açúcar

Farofa:

3 xícaras de farinha de trigo

3 xícaras de açúcar

4 colheres de manteiga

4 colheres de banha

1 colher de açúcar de baunilha

Modo de preparar:

Massa:

Em uma bacia coloque todos os ingredientes secos. Acrescente os ovos, o leite, a margarina e a banha e amasse. Adicione a água aos poucos até dar o ponto de uma massa não muito mole. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Divida a massa em quatro partes e coloque nas formas para pão untadas. Deixe crescer por 15 minutos. Coloque as uvas em cima da massa e aperte os grãos dentro da massa. Coloque o açúcar por cima das cucas e depois a farofa. Espere a massa crescer até dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Asse em forno pré-aquecido (250 graus) por aproximadamente 40 minutos.

O workshop de cucas acontece todas as quintas-feiras, às 15h, na embaixada da Praça das Comunicações. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até uma hora antes do curso.


Fotos: Cleiton Thiele


Você precisa fazer login para comentar.

Escolha um dos serviços abaixo: