Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vem! Último final de semana do Estação Gramado

04 de agosto de 2016 0

IMG_2569

Chega o último fim de semana do Estação Gramado e a programação presenteia os turistas da Serra Gaúcha com um sarau especial sobre livros e literatura. O bate-papo contará com a participação da jornalista Cláudia Laitano e a grande escritora gaúcha Lya Luft, autora de livros como “Perdas e Ganhos”, “Pensar é Transgredir” e “O Tigre na Sombra”. A conversa trafega sobre as obras da autora, passando pelos temas das publicações mais intimistas até autores que ela mais gosta. O encontro acontece no sábado, 06 de agosto, às 11h, na Embaixada, localizada na Praça das Etnias.

Na sequência o mundo mágico dos personagens do Snowland invadem a Embaixada do Estação Gramado, na Praça das Etnias, às 16h. Completando a programação, às 17h, o público poderá apreciar uma versão pocket do universo de Korvatunturi, um lugar mágico onde habita um antigo e sábio povoado, que vive ao pé de uma árvore mágica, em uma terra longínqua, e que resgata ao mundo dos humanos os verdadeiros valores da vida.

O domingo, 7 de agosto, na Embaixada inicia às 11h com a participação do Gavião Carrapateiro, chamado de Chimarrão. O público poderá conhecer um pouco da sua história e a importância da preservação ambiental. A tarde será embalada pelo grupo de dança Ballet Lovato. Os bailarinos apresentarão a tradicional dança italiana Tarantella. O show acontece às 15h, na Embaixada Praça das Etnias.

Paralelo às atrações, no local é possível degustar diferentes tipos de café no Espaço Melitta e aproveitar os games no lounge da Pontofrio. Além disso, concentram-se na Embaixada, localizada na Praça das Etnias, a Feira de Artesanato, os Fornos de Gramado e a Casa do Colono, ótimas opções para conhecer um pouco mais os produtos e delícias produzidos na região.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 06/08, às 11h – Sarau de Inverno, uma conversa sobre livros e literatura com a jornalista Cláudia Laitano e a escritora Lya Luft.

 

EMBAIXADA ESTAÇÃO GRAMADO

Espaço Melitta

O Espaço Melitta no Estação Gramado oferece experimentação de café passado na hora. O Público poderá provar diferentes tipos de cafés. Baristas estarão explicando o método de preparo e as características do produto, com o intuito de proporcionar ao público o máximo prazer da bebida.  No espaço, estarão disponíveis sete opções de cafés: Tradicional, Extraforte, Especial, Descafeinado e cafés superiores da linha Regiões Brasileiras – Mogiana, Sul de Minas e Cerrado. O visitante pode ficar à vontade para escolher a quantidade e os sabores que quiser.

 

Espaço Games

O Espaço Games, assinado pelo PontoFrio, o lounge aposta na diversão em família e apresenta um espaço exclusivo na Praça da Etnias, com games para crianças, jovens e adultos. Entre os jogos estão PES e Fifa, Lego aventura e games com Kinect. O Espaço também dispõe de totens carregadores de celular e de internet gratuita na embaixada.

 

DIVERSÃO E CULTURA

Korvatunturi

Um show mágico e sensorial mostrará os verdadeiros valores da vida; um reencontro da humanidade com os sentimentos de amizade, alegria, solidariedade e amor. Uma explosiva fusão de teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais revelam um espetáculo emocionante. Apresentações gratuitas na embaixada Praça das Etnias todos os sábados, às 17h.

 

Ballet Lovato

O grupo de dança Ballet Lovato fará apresentação de coreografias no estilo Italiano: Tarantella. Duração de 15 minutos. Dia 7 de agosto (domingo), 15h.

 

Snowland – Boneco de Neve

Personagem do Snowland, o Boneco de Neve vai invadir a Embaixada para intervenções com o público e encenações lúdicas para as crianças. Sábado e domingo, às 16h.

 

Gramado Zoo – Encontro com o Gavião Chimarrão

O Gramado Zoo promoverá o encontro do público com o Gavião da espécie Carrapateiro, chamado de Chimarrão. O Gavião de aproximadamente três anos ajuda no trabalho de educação ambiental do GramadoZoo. Todos que estiverem na Embaixada poderão conhecer um pouco da sua história e tirar fotos. Todos os domingos, durante o Estação Gramado, às 11h.

 

GASTRONOMIA

Feijoada Estação Gramado

O prato tem todos os acompanhamentos como caldo de feijão, linguiça e bacon frito, charque, e costela defumada. É oferecido um cardápio completo que conta com entradas, saladas, diversas opções de feijoadas servidas em panelas de ferro, além de uma carta de vinhos selecionada. Os visitantes que passarem na Embaixadas e retirarem seus vouchers terão desconto especial de 25%. Todos os sábados, no Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas, das 12h às 15h.

 

ATRAÇÕES PRAÇA DAS ETNIAS

Casa do Colono: São comercializados diversos tipos de produtos: biscoitos, doces, queijos, salames, massas caseiras, deliciosas geleias, chocolates, sucos, vinhos, chimarrão, entre outras delicias da serra gaúcha. Está aberta diariamente, das 9h às 19h.

Fornos de Gramado: local onde se pode encontrar delícias como pães sovados, de milho ou de aipim; cucas simples, com chocolate, ricota ou com frutas, além de deliciosos pãezinhos com linguiça. O espaço recebe mais de 6 milhões de visitantes anuais. Aberto diariamente durante o Estação Gramado das 8h às 20h.

Feira de Artesanato: O espaço abriga peças originais, criadas por trabalhadores talentosos da região. Os expositores oferecem uma extensa variedade de produtos para decoração, utilidade doméstica e pessoal, além de ótimas opções para presentear. Funcionamento: de domingo a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 14h às 20h.

Sarau de inverno com Lya Luft

04 de agosto de 2016 0

lya luft

Estação Gramado encerra neste fim de semana

Programação apresenta bate-papo da jornalista Claudia Laitano e a escritora Lya Luft

Chega o último fim de semana do Estação Gramado e a programação presenteia os turistas da Serra Gaúcha com um sarau especial sobre livros e literatura. O bate-papo contará com a participação da jornalista Cláudia Laitano e a grande escritora gaúcha Lya Luft, autora de livros como “Perdas e Ganhos”, “Pensar é Transgredir” e “O Tigre na Sombra”. A conversa trafega sobre as obras da autora, passando pelos temas das publicações mais intimistas até autores que ela mais gosta. O encontro acontece no sábado, 06 de agosto, às 11h, na Embaixada, localizada na Praça das Etnias.

Cheirinho de pão colonial

03 de agosto de 2016 0

IMG_2102

E aconteceu nesta quarta, dia 3, a última oficina de Pães e Cucas da temporada 2016 do Estação Gramado. E não faltaram olhos atentos! Com inscrições esgotadas, a oficina de pão colonial sovado, movimentou a Casa do Colono. A agricultora Ivanete Wolff, da Linha Gambelo revelou todos os segredos do famoso e saboroso pão colonial.

E se você perdeu o evento, não se preocupe!  A gente te ensina como fazer esta delícia.

PÃO COLONIAL SOVADO – receita para 2 pães

Ingredientes
1Kg de farinha de trigo
2 de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de fermento seco
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa rasa de sal
1 ovo
Água morna até dar o ponto

Preparo
Coloque em uma bacia, a farinha de trigo e o fermento e misture bem
Em seguida, adicione os demais ingredientes, deixando a água por último
Amasse até que a massa fique bem lisa
Deixe a massa crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume
Modele os pães e coloque nas formas, deixando crescer até dobrar de volume (aproximadamente 40 minutos)
Temperatura do forno: 160º C –  aproximadamente 30 a 40 minutos

Snowland :: Diversão na neve

01 de agosto de 2016 0

IMG_1027

Queridinho da cidade de Gramado desde outubro de 2013, o Snowland continua atraindo muitos turistas, com uma visitação que já ultrapassou meio milhão de pessoas desde a sua abertura, o primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland, já é considerado uma das principais atrações turísticas do Brasil.

O espaço temático oferece diversas atrações: motoneve, escavação arqueológica, pista de patinação, área de alimentação, lojas e esportes da neve como esqui e snowboard, além de brincadeiras na neve como tubbing, Bumper Car (carrinho de bate bate), Espetáculo Flokus: Em Busca da Neve e muitos outros.

Durante a estação mais fria do ano, o Parque vai trazer para seus visitantes atrações como a “Abertura Encantada”. Diariamente, às 9h, os moradores do Vilarejo Alpino – o prefeito Mcgoy, a princesa Nina, a camponesa Maria, o lenhador Tonho, os vovôs Goldofredo e Hermina e o esquimó – realizam uma contagem regressiva para a abertura do empreendimento. No final da manhã, às 11h, o “Vilarejo Encantado” proporciona a integração entre os personagens e os visitantes, num momento de muita brincadeira, diversão e magia. E, para celebrar a chegada do inverno no Parque, também serão realizadas apresentações especiais da “Fanfarra da Neve”, uma bandinha que tocará músicas em diversos momentos do dia para alegrar os visitantes.

– Está muito frio, mas estamos adorando – conta a cearense Maria Regina da Costa, que estava acompanhada do marido, José Fernandes e do filho, Gabriel.

– É diversão para todos nós. Vale muito a pena. São lembranças que vamos levar pra sempre – comemorou ela.

Existem diversos pacotes para quem visita o parque, com preços de acordo com a temporada e as atividades. Na embaixada Praça das Etnias haverá ponto de venda exclusivo para a atração. O Snowland abre todos os dias da semana em diferentes horários.

 

Ponto de venda exclusivo Bustour e Snowland na Embaixada Praça das Etnias!

Combo Snowday + Bustour adulto = R$ 189,00

Fotos: Fábio Codevilla

Fornos Coloniais:: Muito além do sabor

01 de agosto de 2016 0

IMG_2149

Tão tradicionais quanto a culinária de Gramado, os Fornos Coloniais, localizado na Praça das Etnias, foram renovados e estão de cara nova. Instalados pela primeira vez na Festa da Colônia de 1999, os fornos foram tornados fixos a partir de 2003 e são uma atração turística. Pães e cucas coloniais feitos na hora nos fornos dão um aroma convidativo à embaixada do Estação Gramado no local. 

Em forma de rodízio, famílias do interior de Gramado vem para o Centro do município trazer suas iguarias típicas, sejam descendentes de alemães, italianos ou portugueses. Nos finais de semana, onde dois grupos trabalham, é utilizado, em média,  2000 kg de farinha transformados em 1000 Cucas recheadas, 1000 Cucas de frutas, 1500 pães e 4000 pães de linguiça. Isso comprova o sucesso dos pães sovados, de milho ou de aipim. E entre as preferências também estão as Cucas simples, com chocolate, ricota ou com frutas, e ainda o delicioso pãozinho com linguiça.

“É uma maneira de complementar a renda da família que mora na colônia. Pra nós é muito gratificante atender o público e receber os turistas. Eles adoram. O pãozinho com linguiça também é um dos favoritos”, conta Davi Rama, da comunidade da Linha Bonita.

A associação dos Fornos de Gramado – AFG conta com 150 participantes divididos em 11 grupos envolvendo 18 comunidades do município. ⁠⁠⁠⁠A Associação tem como entidades reguladoras a Emater RS Ascar, STR e Prefeitura Municipal de Gramado.

.

.

.

O Estação Gramado oferece oficinas de pães e cucas gratuitas. As oficinas acontecem todas as quartas, 15h. As inscrições são realizadas na Embaixada e as aulas ministradas pela Associação dos Fornos de Gramado em parceria com a EMATER, no segundo andar da Casa do Colono. Fica ligado que a última é no dia 3 de agosto: Pão Colonial Sovado – Equipe Gambelo. 

Fotos: Fábio Codevilla