Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Governo do Estado apresenta hoje proposta de mineração no Guaíba

24 de maio de 2016 0
Extração de areia no Guaíba é polêmica - Foto: Omar Freitas / Agencia RBS (Arquivo)

Extração de areia no Guaíba é polêmica – Foto: Omar Freitas / Agencia RBS (Arquivo)

A Secretária Estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini, apresentará nesta terça-feira (24) uma proposta de mineração no Guaíba. Após um ano de estudos de um zoneamento ambiental, foi confeccionado um mapa que aponta onde é possível e onde não é possível fazer a extração de areia.

O governo informou que pesquisas feitas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, da Fundação de Economia e Estatística e Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica e Instituto de Pesquisas Hidráulicas foram consideradas, por exemplo. O estudo será apresentado ao Comitê do Lago, formado por mais de 40 pessoas pertencentes a ONGs e associações, além de empreendedores.

Em abril do ano passado, o governo gaúcho acatou decisão do Ministério Público Estadual e os estudos para extração de areia do Guaíba foram suspensos. Na ocasião, a secretário informou que os técnicos ambientais realizaria esse estudo, que será apresentado hoje.

As mineradoras têm interesse em explorar a área. Segundo o Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), o mercado de Porto Alegre consumia, em 2015, 400 mil metros cúbicos por mês.

Saiba mais:

- Governo gaúcho acata decisão e estudos para extração de areia do Guaíba são suspensos

Falta de areia vai atrasar obras dos corredores de ônibus de Porto Alegre

Justiça Federal nega recurso de mineradoras e mantém decisão que proíbe extração de areia no Jacuí

Envie seu Comentário