Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pacote contra a alta do dólar

12 de março de 2008 0

Veja a nota de abertura da minha coluna no DC, o Informe Econômico desta quarta-feira.

Diante de resultado aquém do esperado das transações correntes (que inclui balança comercial, balança de serviços e transações unilaterais), a equipe econômica do governo parte para um pacote para conter o câmbio.

As medidas, que poderão ser anunciadas hoje pelo ministro Guido Mantega, podem incluir autorização para as empresas deixarem todos os seus dólares fora do país e a volta de uma tributação aos ganhos de capital sobre aplicações financeiras de estrangeiros.

Para alguns analistas, no caso dos recursos das empresas, o governo não deverá atingir o objetivo porque, com os juros altos aqui, a maioria vai querer trazer os recursos para o mercado brasileiro.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis e Confecções de Blumenau e Região, Ulrich Kuhn, a iniciativa do governo é positiva porque o setor exportador não sabe o que fazer com a cotação do dólar, que não pára de cair. Há previsões de que chegará a R$ 1,50, enquanto o setor produtivo já não consegue suportar o patamar atual, que ontem ficou em R$ 1,68.

Aliás, a indústria solicita, há anos, medidas para conter a alta do real. Há setores, como o calçadista, que mudaram totalmente de foco em função do dólar baixo.

 

 

 

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Comentários

comments

Envie seu Comentário