Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Política industrial e foco nas exportações

24 de março de 2008 0

O governo promete até o início de abril definir a nova política industrial que está sendo elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento, Ministério da Fazenda com a Receita Federal e o BNDES.

Um dos focos será benefício fiscal para vários setores potencialmente exportadores. O outro envolve incentivos à inovação por parte das empresas porque a média do Brasil está abaixo do desejado se comparada com países desenvolvidos e também frente a alguns em desenvolvimento.

A atenção aos exportadores é importante porque o país já enfrenta uma gravíssima retração de investimentos com esse foco diante do dólar baixo. A maioria das empresas que atuam no mercado externo está conseguindo se manter lá fora graças a grandes esforços de redução de custos, inovação e renegociação de preços.

Mas a situação está difícil e o alto déficit em conta corrente do país, que em fevereiro superou US$ 2 bilhões, começa a preocupar mais. O quadro só não está pior porque boa parte do parque industrial exportador brasileiro é competitivo mundialmente por deter tecnologia de ponta. Outra vantagem é a grande oferta de commodities. Mas o governo deve ficar atento porque a situação pode se deteriorar rápido e afetar inclusive o mercado interno. Por isso a importância de uma política industrial bem estruturada.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Comentários

comments

Envie seu Comentário