Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Até o FMI alerta sobre especulação com o real

09 de abril de 2008 0

O Fundo Monetário Internacional (FM), em seu relatório sobre risco global divulgado nesta terça-feira, alerta que países emergentes e com altas exportações estão sendo vítimas de especulação cambial internacional. A lista do FMI inclui o Brasil, Colômbia, Turquia e Índia, entre outros.

Isto não é novidade. Afinal, o próprio megainvestidor Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, disse recentemente que ganhou muito dinheiro %22investindo%22 no real. Mas enquanto a moeda do nosso país, que está sofrendo valorização em função do bom desempenho da balança comercial, é sobrevalorizada por grandes especuladores internacionais, a indústria de transformação, que depende de uma certa cotação cambial para sobreviver lá fora, está encolhendo e os empregos estão sendo transferidos para outros países apesar de termos matérias-primas em abundância e muitos desempregados.

Se o governo brasileiro definisse prazo mínimo para especuladores movimentarem seus recursos aqui, como seis meses ou mais, certamente esse capital volátil seria mais cuidadoso. Alguns países fazem isso e têm menos problemas cambiais.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Comentários

comments

Envie seu Comentário