Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2008

Quanto tempo os juros ficarão altos?

31 de maio de 2008 0

O mercado tem certeza de que a taxa básica de juros, a Selic, será elevada na próxima quarta-feira. A maioria acha que a alta ficará, novamente, em 0,5 ponto percentual enquanto uma parte acredita que o arrocho pode chegar a 0,75 ponto percentual.

Mas o que intriga os agentes econômicos, agora, é quanto tempo vai durar esse período de juros mais altos. Se ficará na maior parte do ano ou logo será reduzido. Isto porque a variação de muitos preços pressionados pela inflação depende de quantos meses os juros vão permanecer num patamar mais alto. Eles gostariam de ver esse prazo projetado na própria ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que tem como função sinalizar o rumo da política monetária.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Solução da Petrobras para alta de insumo

31 de maio de 2008 0

A BR Distribuidora, empresa da Petrobras que fornece coque verde para as fabricantes de coque de fundição, já tem uma proposta para o reajuste de 158% do insumo que pretende adotar por ter ficado mais de dois anos sem majorar os preços.

A companhia informou para a senadora Ideli Salvatti que vai propor o parcelamento do reajuste e também desconto para quem comprar o produto em maior quantidade. Isto porque as pressões dos preços continuam.

Na próxima segunda-feira, a diretoria da BR Distribuidora vai se reunir com representantes das indústrias de coque de fundição de SC para oferecer a proposta.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Stark, o carro de SC, ganha prêmio de design

30 de maio de 2008 1

Adolfo dos Santos, presidente da TAC, com o troféu/Reinaldo Meneguim/Hórus Photograph/divulgação

O Jipe Stark, lançado pela montadora catarinense TAC, foi premiado ontem à noite na categoria transporte terrestre ouro do troféu Idea Brasil, a versão verde-amarela do maior prêmio de design dos EUA. Além de levar o principal prêmio da categoria, o automóvel quatro por quatro chamou atenção de todos porque foi colocado no quinto andar do prédio onde foi realizada a premiação. O desenho do Stark foi criado pelo estúdio Questto Design.

Além da TAC, mais duas empresas catarinenses, a Design Inverso e a Kavo, ganharam o troféu Idea. As três premiadas estão baseadas em Joinville.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Maior evento de finanças pessoais em Floripa

30 de maio de 2008 1

Pofessor Jurandir Sell Macedo/Glaicon Covre

A Expo Money, maior evento de finanças pessoais do país, com apoio da Bovespa, CVM, empresas e outras instituições, será realizado pela primeira vez em Florianópolis, quarta e quinta-feira da próxima semana. O acesso é gratuito e as pessoas ainda podem receber prêmios, entre os quais ações de empresas no valor de R$ 1 mil.

A exposição, com três palestras simultâneas à tarde e à noite, contando também com vários estandes para orientações, é voltada a todos interessados, especialmente pessoas acima de 14 anos, incluindo estudantes, profissionais, donas de casa e investidores.

O evento será no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 14h às 20h30min. Até ontem, mais de 2,4 mil pessoas já tinham feito a inscrição pelo site da Expo Money.

Entre os palestrantes de várias regiões do país estão o professor de Finanças Pessoais da UFSC Jurandir Sell Macedo; o autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi, e Márcia Tolotti, que abordará As Armadilhas do Consumo.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Política industrial na prática

30 de maio de 2008 0

A industria considerou favoráveis os prazos mais longos de financiamento e desonerações tributárias previstas na nova política industrial, anunciada recentemente pelo governo.

Mas parte das instituições responsáveis por essas condições diferenciadas ainda não se ajustaram para oferecê-las aos investidores, alertou, hoje, na reunião da Fiesc, o economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco.

Segundo ele, se os investimentos continuarem no atual ritmo, atingirão a meta de 2010, que é chegar a cerca de 21% do PIB.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Um pouco de música

30 de maio de 2008 0

Carnival, da banda nórdica Cardigans. A faixa saiu no álbum Life, de 1994.

 

Postado por Roberto Saraiva

Lavadora feita de plástico

29 de maio de 2008 0
A Whirlpool Brasil obteve patente para a produção de gabinete de plástico para máquina de lavar roupas, matéria-prima que substitui o aço. O novo produto, um polipropileno especial, foi desenvolvido pela Braskem, empresa brasileira que é a maior petroquímica da América Latina.
A Whirlpool diz que o produto permite fazer máquinas mais leves e há possibilidade de ser utilizado também em outros eletrodomésticos como refrigeradores e até fogões. Isso vai depender da aceitação do consumidor. Se der certo, o objetivo é difundir a tecnologia para o mundo todo.   

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Projeto imobiliário para Palhoça

29 de maio de 2008 0

O grupo Rodobens, de São Paulo, apresentou, ontem, o seu projeto imobiliário para Palhoça, que prevê a construção de 7 mil unidades habitacionais com investimentos de R$ 540 milhões.

O presidente da Rodobens, Eduardo Gorayeb, mostrou as unidades-pilotos do condomíno Terra Nova Palhoça, no Bairro Bela Visa, para o prefeito Ronério Heiderscheidt e o secretário regional, Valter Gallina.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Oceanógrafos terão regulamentação

29 de maio de 2008 0

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de regulamentação da profissão de Oceanógrafo, uma luta travada há 29 anos pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), que tem sede em Santa Catarina.

Com essa decisão, o projeto vai para votação no Senado e depois deverá ser sancionado pelo presidente Lula. Essa decisão dará mais estabilidade aos profissionais e mais garantias sobre a qualidade dos serviços prestados.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Grau de investimento da Fitch

29 de maio de 2008 0

 Após conquistar o reconhecimento da Standard & Poors, dos EUA, e da DBRS, do Canadá, hoje o Brasil recebeu a mesma distinção de mais uma agência de classificação de risco, a americana Fitch Ratings.

Essas decisões sucessivas aumentam a credibilidade do país para atrair investimentos estrangeiros de todos os tipos mas, também, aumentam a preocupação dos exportadores, que temem o dólar ainda mais baixo, embora não se vê ninguém prevendo cotação muito mais baixa que a atual.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Tecnologias e cenários para a suinocultura

29 de maio de 2008 0

O I Encontro Técnico da Abraves-SC, a seccional do Estado da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos será realizado nesta sexta-feira, em Concórdia. Vão participar especialistas, veterinários, zootecnicas, produtores e estudantes da área para debater perspectivas e cenários à produção de suínos.

Entre os palestrantes estão especialistas internacionais que apresentarão técnicas inovadoras.  

 

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Vem aí a Frente Parlamenar dos Transportes

29 de maio de 2008 0

 O deputado Celso Maldaner apresentou ontem ao presidente da Confederação Nacional de Transportes, Clésio Andrade, e ao presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, em Brasília, a proposta de criação da Frente Parlamentar do Transporte.

O projeto,em estudo há meses, tem dois focos: trabalhar pela ampliação dos investimentos em infra-estrutura e aperfeiçoar os modais de transporte.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

SC vai cortar crédito a têxteis importados

29 de maio de 2008 0

O governo de SC vai suspender o crédito presumido previsto na importação de fios de algodão, fibras sintéticas, vestuários e calçados com similares fabricados no Estado. Mas a importação com diferimento e pagamento na saída será mantida.

O benefício, incluído no Pró-Emprego, está prejudicando indústrias do setor que precisam lidar com a concorrência desleal de produtos importados, especialmente da China. O problema foi relatado ao secretário Sérgio Alves pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria da região de Brusque, Rolf Buckmann, e o consultor jurídico, Aldo Peluso. Outros estados, como o Ceará, também relataram problema semelhante.  
_ Faremos o possível para proteger este segmento da indústria, já fragilizado pela China e que emprega, em boa parte, mão-de-obra feminina _ afirmou Alves.
 

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Acordo têxtil Brasil e EUA

29 de maio de 2008 0

Um dos assuntos da reunião do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), hoje à tarde, na Texfair, em Blumenau, será a negociação de acordo bilateral do setor com os EUA.

Serão apresentados 10 temas que não constaram do memorando da reunião de Washington mas poderão ser a base do acordo com o setor têxtil americano, informa o novo presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho.

No início da tarde, a senadora Ideli Salvatti, coordenadora da Frente Parlamentar do Setor Têxtil no Senado, participará da reunião para conversar sobre as atividades em andamento e, às 17h, o governador Luiz Henrique da Silveira participará de uma troca de idéias sobre as estratégias do setor, informa o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn.  

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Lobby pelo gás natural

28 de maio de 2008 0

  Atenta ao loby de outros estados para sediar o terminal de gaseificação de GNL, a Federação das Indústrias (Fiesc) realizará reunião segunda-feira visando mobilização para a unidade ficar em SC.

Vão participar o presidente da entidade, Alcantaro Corrêa, o governador Luiz Henrique e o presidente da SCGás, Ivan Ranzolin, entre outras lideranças.

Postado por Estela Benetti, Blumenau

Glória Kalil: moda para impulsionar vendas

28 de maio de 2008 0

Entrevista no showroom da Altenburg/Estela Benetti

A consultora de moda, jornalista e escritora Glória Kalil recomenda coleções nas tendências de moda não só para vestir, mas também para produtos de casa e jóias. Em palestra para clientes da empresa Altenburg, de Blumenau, fabricante de itens para cama e banho, ela sugeriu a lojistas produzirem vitrinas nas cores da moda para impulsionar as vendas. A empresa apresentou no evento as suas novas coleções para primavera e verão, inspiradas nos temas Preservar, Espiritual, Casual e Urbano.

Glória Kalil também afirmou que considera os produtos de moda, no Brasil, ainda muito caros e atribuiu isso ao mercado ainda pequeno. Ela elogiou as belezas da cidade de Blumenau e comentou o fato de, pela primeira vez, dar entrevista sentada em uma cama, no showroom da Altenburg, que fica às margens da BR-470.

Postado por Estela Benetti, Blumenau

Benefícios de porto turístico

28 de maio de 2008 0

A Acif, Aenflo e o Porto Turístico Internacional de SC (ainda em projeto) debatem na manhã de hoje as alternativas de agregação de valor ao Estado com um dinâmico movimento de navios de cruzeiro. Entre os palestrantes, o presidente da Associação Brasileira dos Representantes de Empresas Marítimas, Eduardo do Nascimento, e o presidente do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos.

Postado por Estela Benetti

Economia de Chapecó em ritmo acelerado

28 de maio de 2008 0

O novo ritmo do crescimento econômico é percebido em todo o Estado, mas uma das cidades que vivem fase especial é Chapecó. A lista de novidades inclui a inauguração, em breve, da loja Marisa e do novo centro de eventos. Além disso, deve ser definido o terreno para a construção do shopping center do grupo Almeida Júnior e a indústria da construção vive uma expansão acelerada, com preços em alta, informa o prefeito João Rodrigues.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Imagem da carne lá fora

28 de maio de 2008 0

Santa Catarina tem a melhor sanidade do país e uma das melhores da América Latina para a produção de carnes de suíno, frango e bovino. Mas esse diferencial não é muito reconhecido lá fora. Por isso o Sindicarnes do Estado, o Instituto Catarinense de Sanidade Animal (Icasa) e a Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs) farão missão à Rússia e Ucrânia entre 3 e 14 de junho.

A missão será liderada pelo diretor executivo do Sindicarnes, Ricardo Gouvêia e terá como objetivo principal melhorar a imagem do produto catarinense nesses dois países. A propósito, a Rússia cancelou as importações de carne suína de SC há três anos.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis

Lançamentos da Hering na Texfair

28 de maio de 2008 0

Fernanda Tavares mostra coleção Hering/Divulgação

 A Cia. Hering, uma das centenárias indústrias de SC presentes na Texfair, apresenta na exposição as coleções primavera para as suas grifes dzarm, Hering, Hering Kids e PUC. A empresa aproveita a mostra para receber clientes e também expor ainda mais seus produtos com participação em desfile do Texfashion, hoje à noite, com a participação dos atores Cauâ Reuymond e Débora Nascimento.

Todas as novas coleções já contam com campanhas estreladas por celebridades. A coleção feminina Hering, por exemplo, é apresentada pela modelo Fernanda Tavares.

Postado por Estela Benetti, Florianópolis