Do Informe Econômico deste domingo:
Um jovem preparado nas melhores escolas de Administração do Brasil e do exterior, que conhece a linguagem atual do mundo dos negócios e acumula experiências em três empresas globais de ponta de setores diferentes. Assim é Felipe Marcondes de Mattos, 32 anos, o filho mais novo dos empresários Fernando e Iolanda Marcondes de Mattos, que no último dia 18 assumiu a presidência das empresas da família, a CostãoVille,de Florianópolis, sucedendo o pai, que decidiu deixar as funções executivas para atuar apenas no conselho de administração do grupo.
Seu desafio principal é avançar no ramo imobiliário de luxo, onde a empresa tem vários projetos em andamento. Em pouco mais de uma semana no cargo, ele diz que já conseguiu encaminhar parcerias interessantes com incorporadoras e imobiliárias, que ainda não podem ser reveladas.
MARCAS FORTES
Sob o guarda-chuva da CostãoVille Empreendimentos Imobiliários estão três grandes marcas do grupo: Costão Resorts, Costão Golf e Costão Residence. O grupo também controla o Costão do Santinho Turismo e Lazer, um dos mais famosos resorts de praia do Brasil, presidido por Iolanda Marcondes de Mattos, e a Implac, indústria de embalagens em Biguaçu que tem 34 anos e é presidida por Roberto Marcondes de Mattos, irmão do fundador do grupo.
As irmãs de Felipe também trabalham nas empresas. Fernanda é a diretora administrativa do Costão Golf e Flávia é responsável pela comercialização dos lotes residenciais do empreendimento de golfe. São 181 unidades, com 900 metros quadrados cada.
IMÓVEIS DE LUXO
Apesar de o mercado imobiliário brasileiro viver boom voltado para unidades de preços mais acessíveis, Felipe Marcondes está confiante de que os consumidores da classe A vão continuar investindo em imóveis.
_ O Brasil conta com 190 mil famílias com poder aquisitivo superior a US$ 1 milhão que vão continuar adquirindo imóveis de alto padrão _ diz.
Entre as estratégias para os negócios imobiliários crescerem mais rápido, o empresário avalia parcerias com incorporadoras e grandes investidores. E como os projetos já têm licenças ambientais, não deverão surgir maiores obstáculos nessa área.
Além do condomínio do Costão Golf, o grupo conta com o Costão das Gaivotas, na Praia do Santinho, que é um residencial com todos os serviços de hotelaria; Altos do Golf, que terá uma ligação por túnel para o campo de golfe; e o Costão dos Atobás, com 200 apartamentos.
Conforme Felipe Marcondes, juntos, esses quatro empreendimentos somam valor geral de vendas (VGV) de R$ 385 milhões. Este ano, o VGV será 50% superior ao do ano passado, e, no ano que vem, vai crescer 66%.
NOVOS PROJETOS
A CostãoVille tem novos projetos, como campos de golfe e empreendimentos imobiliários em outras cidades. Por enquanto, não há plano para ampliar o Costão Golf, que tem nove buracos.
_ Temos alguns projetos de campos de golfe de 18 buracos para a Grande Florianópolis. Estamos vendo com muito otimismo o turismo de lazer, e isso inclui turistas que viajam para jogar golfe _ diz.
Dentro do braço imobiliário, a empresa negocia terreno para construir o Costão Gramado, na serra gaúcha, e também busca área para o Costão da Serra, na região de São Joaquim, SC.
COSTÃO RESORT
Graças a intensas campanhas de marketing, a marca Costão ganhou projeção nacional com o resort Costão do Santinho Turismo e Lazer. Felipe Marcondes avalia que a empresa, administrada pela sua mãe, vai muito bem.
Isto porque a taxa de média de ocupação está em 60% para o ano, o que é bem acima da média nacional para esse tipo de empreendimento de litoral. O ponto alto é o verão, mas os demais meses têm boa ocupação em função de eventos.
HERDEIRO PREPARADO
O fundador do Costão, Fernando Marcondes, investiu na formação do filho para ter um sucessor preparado e atingiu o objetivo. Felipe reconhece no pai um grande visionário, mas já impõe seu estilo, com experiência teórica e prática. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez MBA na Universidade de Harvard.
Para adquirir experiência em outras empresas, trabalhou nas consultorias internacionais Accenture, especializada em gestão de processos e tecnologia, e Bain, uma das três melhores do mundo em estratégia. E até pouco mais de um mês atrás atuou na área de planejamento da Dell Computers, em Porto Alegre, a partir de uma seleção feita na matriz, nos EUA.
Solteiro e ligado em música _ toca saxofone _, Felipe também dedica mais horas para a prática do golfe, esporte que gosta muito, mas não domina bem porque, fora de Florianópolis, preferia o triatlo, um esporte que exige muito por incluir natação, ciclismo e corrida.
Questionado se já está maduro para assumir o cargo, o empresário, que gosta de ler biografias,diz que sim. Cita o caso do seu último patrão, Michael Dell, que fundou sua empresa com 18 anos e é um exemplo de executivo.
Postado por Estela Benetti, Florianópolis