Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

SC tem presença destacada na lista global

28 de janeiro de 2009 0

Santa Catarina aparece em posição destacada entre as 14 empresas brasileiras que integram a lista de 100 companhias de países emergentes, divulgada hoje pelo Fórum Econômico Mundial. Marcam presença no seleto grupo a Sadia, Weg e Perdigão. Estas indústrias, a exemplo de outras aqui do Estado, perceberam há anos que, com qualidade e inovação é possível crescer e conquistar mercados com exportações ou com fábricas próprias lá fora.

A Sadia apostou mais fortemente no mercado externo a partir dos anos 70, aproveita o potencial brasileiro do agronegócio para produzir em vários estados e, no ano passado, abriu fábrica na Rússia.

A Weg se destaca pela inovação em soluções para a área de energia, é uma das maiores fabricantes mundiais de motores elétricos e, além de fábrica em Jaraguá do Sul e em outras cidades brasileiras, tem unidades fabris na Argentina, México, Portugal, China e está instalando mais uma na Índia.

Apesar de ter a matriz, há alguns anos, em São Paulo, a Perdigão é uma empresa que nasceu em SC e segue modelo de gestão semelhante ao da Weg porque em 1993 foi recuperada pelo empresário Eggon João da Silva, um dos fundadores da Weg. A empresa, que cresce de forma acelerada, além de unidades produtivas em vários estados brasileiros, tem fábricas na Europa.

SC conta com outras indústrias que não estão na lista do Fórum Econômico Mundial mas que também avançam no processo de internacionalização, entre as quais a Tigre, que tem fábricas em vários países da América Latina e nos EUA, e a Duas Rodas, que atua na Argentina e Chile e ontem anunciou compra de fábrica na Colômbia.

Leia mais sobre o assunto no nosso plantão.

Postado por Estela Benetti

Comentários

comments

Envie seu Comentário