Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2009

Sebrae/SC: novo modelo para atender empresas

31 de maio de 2009 0

Anacleto Ortigara, diretor técnico do Sebrae/SC/Divulgação

Do Informe Econômico:

A alta demanda por orientações e serviços do Sebrae/SC na área de gestão empresarial é um bom termômetro para se ter ideia da disposição dos catarinenses em abrir novas empresas, apesar da crise. Na última Oficina Sebrae, realizada em Jaraguá do Sul, por exemplo, mais de 3,5 mil empreendedores buscaram informações durante três dias.

Para melhorar a série de serviços que oferece, o Sebrae está implantando um novo modelo de trabalho, que garante presença maior nas regiões que registram demanda elevada, explica o diretor técnico da instituição, Anacleto Ângelo Ortigara (foto).

A nova estrutura conta com coordenadorias regionais, agências de atendimento, postos e serviços itinerantes. Conforme Ortigara, um dos objetivos é a agilidade, e as mudanças foram aceleradas em função das novas necessidades das empresas diante da crise global. Leia mais sobre o novo modelo e outros temas na entrevista a seguir.

FORÇA-TAREFA
– A Oficina Sebrae é uma espécie de Sebrae itinerante. A mais recente que fizemos foi em Jaraguá do Sul, onde mais de 3,5 mil pessoas foram atendidas na força-tarefa. Com esse esforço, a gente consegue uma escala de atendimento fantástica. Montamos uma estrutura com todo o cuidado, com aparato de biblioteca, consultores e palestras, tudo gratuito. É algo semelhante à nossa Feira do Empreendedor, que é para 30 mil pessoas.

MAIS PREPARADO
– Pela Feira do Empreendedor e as oficinas, a gente percebe que o candidato a empresário está se preparando mais antes de abrir o seu negócio. Tivemos uma evolução muito boa na longevidade das empresas. Até poucos anos atrás, 56% das novas empresas duravam mais de dois anos. Hoje, 71% atingem essa marca no país, conforme a última pesquisa. Os empresários estão fazendo plano de negócio e procuram os eventos nossos para fortalecer sua ideia.

MUDANÇA NA CRISE
– O novo cenário econômico mundial, com a crise, exigiu novo aprendizado das empresas. E nós aproveitamos essa contingência global, de reformulação do modelo econômico mundial, olhamos a nossa organização e buscamos um novo formato. Contamos com a colaboração e apoio do conselho deliberativo do Sebrae, presidido pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. Uma das nossas conclusões é que precisamos atender com mais presença as regiões que têm mais empresas.

O NOVO MODELO
– Criamos nove coordenadorias regionais, que estão em cidades estratégicas, com elevada densidade populacional e alta demanda no Sebrae. Elas estão baseadas em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Lages, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste. Fizemos opção de ter, também, em pontos estratégicos dessas regionais, agências de atendimento. Elas estão em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Tijucas, Brusque, Tubarão, Caçador, Xanxerê e Rio do Sul. Entre as cidades que terão postos de atendimento estão São José, Palhoça, Canoinhas, Curitibanos, Concórdia e Pinhalzinho. Os postos terão estrutura enxuta em espaços cedidos. As coordenadorias terão grupos maiores para atender demandas regionais.

OBJETIVO É MELHORAR
– Nossos objetivos são ampliar a representatividade regional do Sebrae, a constituição de um novo modelo de parcerias para ampliar e modernizar o atendimento e melhorar a qualidade física e financeira, ou seja, melhorar a execução geral das nossas atividades. As coordenadorias já estão implantadas e as outras estruturas estão em fase de implantação.

CONSULTORES
– Hoje, o Sebrae conta com equipe de 134 colaboradores, devemos contratar mais algumas para ocupar postos vagos na equipe, mas 90% dos nossos consultores são terceirizados. São cerca de 300 pessoas qualificadas em diversas áreas, que são avaliadas e recebem um credenciamento para operarem com nossos produtos. Temos especialistas em apicultura, ostras, design de moda, agricultura, leite e diversas outras áreas.

R$ 68 MILHÕES
– A crise exigiu um certo contingenciamento da receita do Sebrae, mas estamos trabalhando mais porque nosso cliente foi duramente afetado. O orçamento do Sebrae/SC, este ano, ficará em torno de R$ 68 milhões. Nossos projetos também envolvem contrapartidas de entidades atendidas e o uso de estruturas, que custariam cerca de 15%, mas isso não é visto como dinheiro, chamamos de alavancagem.

METAS PARA 2009
– Temos, hoje, em torno de 140 projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado, projetamos atendimento a 38 mil empresas este ano e realização de 7 mil consultorias. Também devemos apoiar cerca de 300 missões empresariais, vamos participar de 50 feiras e nosso site deverá ter em torno de 2 milhões de acessos.

Postado por Estela Benetti

Cultura para divulgar convenções de lojistas

30 de maio de 2009 0

Stringhini (E), Silveira e Cavalli, na convenção,em Joinville /Estela Benetti

Lojistas de Florianópolis que serão anfitriões, em setembro do ano que vem, no CentroSul, da Convenção Nacional do Comércio Lojista e também a convenção estadual, apresentaram as mesmas no evento de Joinville mostrando a gastronomia e a cultura da Ilha de SC. A divulgação ocorreu com coquetel de ostras e camiseta estampada com a bernunça, personagem do Boi de Mamão, da Capital.

Na foto, o empresário Cláudio Stringhini (E), o presidente da CDL da Capital, Osmar Silveira e o ex-presidente da entidade, Itamar Cavalli, em Joinville, com as coloridas camisetas.

Postado por Estela Benetti

Lula quer a reforma tributária, diz Mabel

30 de maio de 2009 0

No debate sobre as reformas tributária e trabalhista, hoje, durante a Convenção Estadual do Comércio Lojista, no Centreventos, em Joinville, o relator da reforma tributária, deputado Sandro Mabel (PR/GO), afirmou que há condições para aprovação da reforma, este ano. Ele conclamou os empresários presentes a cobrarem dos parlamentares a votação da mesma porque quando entrará em vigor garantirá aumento de 0,5 ponto percentual do PIB.

Após o debate, no qual participou com o professor José Pastore, especialista em questões trabalhistas e com os senadores catarinenses Neuto de Conto e Raimundo Colombo, Mabel disse estar confiante na aprovação da reforma porque o presidente Lula quer isso. Contou que, após a apresentação do plano Minha Casa, Minha Vida, o presidente chamou ele e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pediu aos dois que trabalhassem para aprovar a reforma tributária este ano.

Um dos focos do debate, mediado pelo jornalista Moacir Pereira, foi justamente a demora para aprovação desta reforma, esperada há mais de 40 anos. E a conclusão foi a de que ela não sai porque há interesses políticos divergentes e uma proposta de reforma nunca vai agradar a todos.  

Postado por Estela Benetti

Todas indústrias com nota fiscal eletrônica

29 de maio de 2009 0

Cumprindo o que já havia anunciado, a partir de setembro próximo, a Secretaria de Estado da Fazenda vai exigir nota fiscal eletrônica de todas as empresas, incluindo médias e pequenas organizações. Vários setores já adotaram e entre os segmentos que terão essa obrigação estão os de cosmético, papel, produtos de limpeza, componentes eletrônicos, equipamentos de informática, medicamentos homeopáticos e fitoterápicos, laticínios, artefatos de joalheria, pães, biscoitos e bolachas.

O primeiro vice-presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, alerta que as empresas devem se prepaparar para não perder os prazos. A Fiesc está organizando encontros regionais para divulgar as novas regras.

Essa é uma tendência nacional, baseada em decisões do Confaz. Os estados estão aderindo porque o sistema apresenta várias vantagens, sendo a principal a queda da sonegação. Outras informações podem ser obtidas no site ww.ciesc.com.br/nfe, do Sistema Fiesc.  

Postado por Estela Benetti

Brasil terá selo para produtos orgânicos

28 de maio de 2009 0

O ministério da Agricultura decidiu apostar mais no incentivo à produção de alimentos orgânicos no país, em função dos benefícios à saúde e valor agregado maior.

Por isso, para facilitar a vida dos consumidores na identificação de produto de qualidade, será lançado, no primeiro semestre do ano que vem, o Selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica. Para usá-lo os produtores deverão se regularizar junto ao Ministério de Agricultura até o dia 28 de dezembro deste ano.

Postado por Estela Benetti

Empresa Cidadã da ADVB

28 de maio de 2009 0

A ADVB de Santa Catarina está com inscrições abertas para o prêmio Empresa Cidadã. Podem ser apresentados projetos de empresas do Estado nas categorias Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. A premiação é voltada a empresas e entidades públicas e privadas e as inscrições vão até o dia 26 de junho. Podem ser feitas no site www.advbsc.com.br.

Postado por Estela Benetti

À espera do TSE

28 de maio de 2009 0

Algumas secretarias do governo do Estado evitaram tomar decisões importantes nestes últimos dias. Preferiram esperar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decide hoje à noite o futuro dos mandatos do governador Luiz Henrique da Silveira e do vice-governador, Leonel Pavan.

Postado por Estela Benetti

Brasileiro trabalhou até ontem para pagar impostos

28 de maio de 2009 0

Postado por Estela Benetti

Energia com ágio

28 de maio de 2009 0

O leilão realizado ontem pela Celesc Geração para vender energia das suas pequenas centrais hidrelétricas superou expectativas. Foram vendidos 6MW médios em 30 lotes iguais de 0,2MW.

A energia foi adquirida com ágio de 21%, em média, em relação ao preço de mercado no Sul. Os lotes foram arrematados por dois compradores entre 11 habilitados. A oferta foi para distribuidoras e consumidores livres.

Postado por Estela Benetti

CVM questiona fusão Perdigão-Sadia

27 de maio de 2009 0

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável pela defesa do interesse dos acionistas, questionou a forma como foi realizada a incorporação da Sadia pela Perdigão, oficializada no último dia 19. Para a CVM, o negócio exigiria a criação de um comitê independente.

O parecer da CVM prevê a criação de comitê sempre que houver negocição entre sócios controladores e administradores de empresa controlada. Para um analista, faltou transparência sobre com foi feito o cálculo para definir o percentual de ações de cada companhia na nova empresa, a Brasil Foods (BRF).

As informações são do jornal O Globo.

Postado por Estela Benetti

Ibama nega licença para instalação da Jirau

27 de maio de 2009 0

Em mais um entrave ambiental, o Ibama negou a licença de instalação para a hidrelétrica Jirau, uma das duas grandes usinas do complexo do Rio Madeira, em Rondônia. Segundo os técnicos, de 32 itens considerados, 11 têm problemas.

A usina é um investimento de consórcio integrado por duas empresas com forte presença em SC, o Grupo Suez, controlador da Tractebel Energia, e a estatal Eletrosul. Também participam do consórcio Energia Sustentável Brasil a Camargo Corrêa e a Chesf. Este impasse, se não for logo resolvido, pode atrasar a conclusão da obra.

Postado por Estela Benetti

"Carne suína não transmite gripe"

27 de maio de 2009 1

Do Informe Econômico

A gripe A, por ter sido nominada, erroneamente, como gripe suína pela Organização Mundial da Saúde, ainda causa elevadas perdas aos produtores de carne suína de SC e do país. É que temendo contaminação ao consumir carne in natura de suínos, os consumidores estão evitando adquirir o produto. Por isso, o preço do quilo in natura, em São Paulo, onde está o maior mercado do país, caiu de R$ 3,5 para R$ 2,8 e os estoques seguem elevados, alerta o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster.

_ Carne suína não transmite gripe. Não tivemos nenhum animal contaminado no país e os nossos controles sanitários são rígidos _ destaca Lanznaster.

Ele diz que seriam necessárias mais informações para esclarecer os consumidores. A restrição no mercado paulista é a que mais afeta a produção catarinense, mas há consumidores daqui do Estado, ainda mal informados, que também estão evitando adquirir a carne de medo de adquirir a gripe. Já o consumo de industrializados com carne suína não teve queda de vendas.

Para reduzir os estoques, as agroindústrias estão aumentando as exportações. O preço subiu um pouco lá fora, mas a queda na cotação do dólar já anulou os ganhos, observa o presidente da Aurora. No mês de abril, o país exportou 53.997 toneladas, 19% mais que no mês anterior, quando foram 48.727 toneladas.  

Postado por Estela Benetti

Pelé vai divulgar cultura brasileira em cruzeiro

27 de maio de 2009 0

Jogador é o embaixador do Brasil para a Copa do Mundo de 2014/Sebastião Moreira, Efe

Rei do futebol, Pelé, que está com a atribuição de divulgar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014, será tema de um cruzeiro marítimo no Mediterrâneo, que passará pelas costas da Itália, Grécia, Croácia e Turquia.

A viagem será entre 28 de junho e 5 de julho e terá o nome O Cruzeiro do Pelé – Sabor Brasil.

O ex-jogador lembrou que, pelo futebol, já percorreu o mundo divulgando o Brasil, mas essa iniciativa de divulgar o país em um navio é interessante e diferente. Segundo ele, a maior projeção do país ocorre com o Carnaval.

Postado por Estela Benetti

SC retoma liderança nas exportações de frango

26 de maio de 2009 0

Santa Catarina retomou a liderança nacional entre os estados maiores exportadores de carne de frango, segundo dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef). No período de janeiro a abril, SC respondeu por 28,1% das vendas externas do país, seguida logo atrás pelo Paraná, que foi responsável por 26,4% das exportações e o Rio Grande do Sul, que ficou com 21,3% do total. Juntos, os três estados do Sul responderam por 75% das vendas do país lá fora. Vale lembrar que nos últimso anos o Brasil conquistou a liderança mundial nas exportações de frango.

De janeiro a abril, SC exportou 329,7 mil toneladas e faturou US$ 523 milhões. No mesmo período, o Brasil exportou 1,174 milhão de toneladas e faturou US$ 1,690 bilhão com o produto.

Os maiores mercados consumidores do Brasil no exterior são o Oriente Médio (36%), Ásia (24%), União Européia (14%), África (8%) e América do Sul (6%). Os dados foram divulgados pelo presidente da Abef, Francisco Turra, durante fórum nacional de avicultura que acontece em Porto Alegre.  

Postado por Estela Benetti

Acit nos 139 anos de Tubarão

26 de maio de 2009 0

O município de Tubarão, que já foi o mais rico de Santa Catarina graças ao carvão e ao transporte ferroviário, completa hoje 139 anos. Para marcar a data, a Associação Empresarial de Tubarão (Acit) realiza reunião hoje, às 19h30min, com palestra do presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Luiz Carlos Furtado Neves, sobre associativismo e empreendedorismo.

Postado por Estela Benetti

Empresários estão mais otimistas

26 de maio de 2009 1

O último levantamento da FGV sobre clima empresarial, o índice LIDE, voltou a subir após permanecer em queda desde novembro último, quando os efeitos da crise global foram mais sentidos na economia. A pesquisa feita ontem com 302 empresários presentes em evento promovido pela FGV em São Paulo apurou índice de 5,2 numa escala de zero a dez. O último levantamento, realizado em março, atingiu 4,7.

Também do total de empresários presentes, 33% disseram acreditar em melhora nos negóicos enquanto na pesquisa anterior 27% estavam otimistas.  

NOTA BAIXA

O governo federal ganhou nota baixa na avaliação dos empresários. Eles deram nota 4,7 para o governo federal, um pouco maior que os 4,2 dados em março. O governo de São Paulo tirou 6,2 e o da cidade de São Paulo, 6,6. O maior obstáculo à economia, segundo os empresários, é a carga tributária.  

Postado por Estela Benetti

Sesi inaugura sua maior unidade em Joinville

25 de maio de 2009 0

O Serviço Social da Indústria (Sesi/SC), do Sistema Fiesc, inaugura hoje, às 18h, em Joinville, a sua maior unidade de serviços. Com investimento de R$ 9 milhões, a área localizada no Centro da cidade tem 4,9 mil metros quadrados e oferecerá todos os serviços do Sesi para cerca de 500 indústrias e 30 mil trabalhadores. 

Nos três andares do novo prédio estão distribuídos 38 consultórios médicos, dois de odontologia, Sesi Farmácia, academia de ginástica, auditório e salas de aula. Autoridades locais participarão da inauguração juntamente com o presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa, o vice-presidente da Fiesc, Albano Schmidt e o superintendente do Sesi/SC, Sergio Gargioni.

Postado por Estela Benetti

Começa a Semana Nacional do Alimento Orgânico

25 de maio de 2009 1

Um dos principais produtores de alimentos orgânicos no país, SC também participa da Semana Nacional do Alimento Orgânico. A abertura, no Estado, acontece hoje, às 8h, no auditório da Reitoria da UFSC, com exposição de produtos orgânicos e o lançamento de livros editados pela Epagri. 

Serão lançados Agroecologia: a semente da sustentabilidade, livro escrito de José Ernani Müller e Cultive uma horta e um pomar orgânicos: sementes e mudas para preservar a biodiversidade, de Antonio Carlos Ferreira da Silva e Emílio Della Bruna. 

A manhã de hoje contará, na UFSC, também com várias palestras sobre produção orgânica. SC tem cerca de 2 mil produtores de alimentos orgânicos.  

Postado por Estela Benetti

Cadastro Positivo

24 de maio de 2009 1

As sugestões incluídas no projeto do Cadastro Positivo aprovado na Câmara não deverão pesar muito na decisão de criar a lista de bons pagadores.

Segundo o deputado Paulo Bornhausen, a viabilização do cadastro se dará pela alteração do Código de Defesa do Consumidor, que acrescentará o parágrafo 6º ao artigo 43, permitindo a criação de um banco de dados positivo dos consumidores.

Nos países onde foi adotado, o cadastro reduziu os juros e aumentou a oferta de crédito de forma expressiva.

Postado por Estela Benetti

Lideranças na posse da Acif

24 de maio de 2009 1

Doreni Caramori (2º à esq.), com Dário, Luiz Henrique e Fernando Demetri, do Conselho da Acif/Divulgação

A posse festiva da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), lotou o Clube Doze, na Capital, ontem à noite, com a presença de lideranças empresariais e políticas, entre as quais o governador Luiz Henrique e o prefeito Dário Berger. O novo presidente da entidade, Doreni Caramori, que sucedeu o empresário Dilvo Tirloni, afirmou que uma das metas é atingir 2 mil associados na Acif até o dia 30 de junho próximo. Faltam 95.

Mais jovem empresário a assumir a presidência da quase centenária entidade da Capital (a Acif tem 94 anos), Doreni Caramori, que tem 29 anos, se emocionou duas vezes durante o discurso de posse. Uma foi quando explicou que o amigo, o vice-presidente da República, José Alencar, havia ligado duas vezes (sexta e sábado) para explicar que não poderia vir ao evento em função da doença. Para homenagear Alencar, exibiu vídeo no qual ele conta o começo da sua vida empresarial, com uma loja de tecidos em Caratinga, Minas Gerais, e recomenda aos empresários participar do associativismo empresarial.  Outro momento de emoção de Doreni foi quando agradeceu o apoio da sua família.

Postado por Estela Benetti