Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cartão de crédito e construtoras

08 de julho de 2009 2

A mudança no Código de Defesa do Consumidor que permitirá aos lojistas praticarem preços diferentes nas vendas à vista ou por cartão de crédito teve mais um avanço no Congresso. Ontem, o Senado aprovou a MP 460/2009 que assegura esta nova prática e também concede benefícios fisciais a construtoras que participam do programa habitação Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Estas duas emendas foram apresentadas pela senadora catarinense Ideli Salvatti em MP cuja relatora é a senadora Lúcia Vânia.

A matéria, agora, volta à Câmara para aprovação. A proposta sobre os cartões avançou porque para o lojista operar com cartão de crédito ele tem um custo de aproximadamente 10% sobre o valor do item vendido. Por isso, não é justo que o cliente que paga em dinheiro ter que desembolsar o mesmo valor que no pagamento com cartão.

 

 

 

Postado por Estela Benetti

Comentários

comments

Comentários (2)

  • Eduardo Monkey diz: 9 de julho de 2009

    No Brasil as boas idéias e intenções quase sempre são distorcidas quando colocadas em prática. O argumento de que o o custo da operação com cartão de crédito não pode ser repassado aos clientes que pagam com dinheiro, pode até parecer coerente. Porém, caso seja aprovada essa possibilidade de preços diferentes entre cartões de crédito e dinheiro, na prática, os preços serão majorados 10%, em que pese o custo do cartão já estar embutido nos preços (há tempos)!

  • TiagoP diz: 11 de julho de 2009

    Esse lobby das empresas de cartão de crédito tem que acabar de uma vez por todas.
    É ridícula essa obrigação imposta aos lojistas de cobrar o mesmo preço à vista e no cartão.
    Além de ajudar os lojistas e os consumidores, tal medida, penso eu, inibirá o uso desenfreado e inconsequente dos cartões de crédito pelos consumidores que, na sua maioria, vão pagando apenas o valor mínimo das faturas e, por conseguinte, fazendo empréstimos sem nem saber.

Envie seu Comentário