Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Produção industrial de SC cresce 0,8% em julho

03 de setembro de 2009 1

A produção industrial de SC cresceu 0,8% em julho frente ao mês anterior, junho, em dados ajustados sazonalmente pelo IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda ficou em 7,3% e no período de janeiro a julho o recuo atingiu 12% frente aos mesmos meses de 2008.

Frente ao mês anterior, o Estado ficou abaixo da média nacional que avançou 2,2% e muito mais abaixo do vizinho Paraná, que teve crescimento de 15,3%. As quedas maiores de SC foram na produção de veículos automotores

(-64,1%) e borracha e plástico (-24%). No Paraná, as altas mais significativas vieram de edição e impressão (117,6%) e outros produtos químicos (33,3%).

Leia o texto do IBGE sobre SC:

 Em julho de 2009, o índice da produção industrial de Santa Catarina ajustado sazonalmente avançou 0,8% frente a junho, quinta taxa positiva consecutiva, acumulando ganho de 5,2% neste período. Com esses resultados, o índice de média móvel trimestral também apontou expansão (1,2%) em julho, mantendo o ritmo de crescimento de maio (1,0%) e junho (1,1%).

Na queda de 7,3% da produção da indústria catarinense frente a julho de 2008, sete das onze atividades investigadas apontaram taxas negativas, com a principal contribuição sobre a média global vindo de veículos automotores (-64,1%), seguido por borracha e plástico (-24,3%) e metalurgia básica (-38,5%). Entre os quatro setores que assinalaram taxas positivas, as influências mais relevantes vieram de alimentos (7,9%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (19,5%).

Na produção acumulada em janeiro-julho, frente a igual período de 2008, a indústria catarinense mostrou recuo de 12,0%, com ligeira diminuição no ritmo queda frente ao fechamento do primeiro semestre do ano (-12,9%). Entre as onze atividades investigadas, nove apontaram queda na produção. A taxa anualizada manteve a trajetória de aceleração no ritmo de queda observada nos últimos meses, ao passar de -7,6% em junho para -8,5% em julho.

Postado por Estela Benetti

Comentários

comments

Comentários (1)

  • Giovanna C. Lopes diz: 14 de setembro de 2009

    Eu adorei!!!
    É ótimo pra minha pesquisa.

Envie seu Comentário