Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dá para instalar estaleiro e preservar golfinhos, diz Jefferson

13 de julho de 2010 0

O especialista em golfinhos Thomas Jefferson, PhD em Biologia Marinha que acompanha há 15 anos a vida de golfinhos na baía de Hong Kong, na China, afirmou nesta terça-feira, em Florianópolis, que é possível instalar o estaleiro da OSX e preservar os cetáceos da região, com a minimização dos impactos durante a implantação do empreendimento. Ele falou com a imprensa durante intervalo de workshop promovido pela Fundação Certi com técnicos da Fatma, ICMBio local e nacional, Ibama e Ministério Público.

O trabalho tem objetivo de oferecer um plano de preservação e monitoramento de toda a Baía Norte de Florianópolis, com a mitigação de impactos causados pela falta de esgoto sanitário nas cidades do entorno, poluição causada por pequenas empresas e pesca com equipamentos inadequados, informaram o superintendente da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, e o geólogo da Fundação, Marcos Da-ré.

Thomas Jefferson contou que a Baía de Hong Kong teve um impacto ambiental grande com a construção de um aterro para a instalação de um aeroporto, um porto, pontes e outras obras de infraestrutura. Segundo ele, o local do aeroporto era um habitat dos golfinhos, que são muito parecidos com os da Baía Norte. Durante as obras, eles se afastaram, mas depois retornaram para a região. No início das obras, não havia um acompanhamento sobre o número de golfinhos no local, calculados em torno de 400, mas, agora, são mais de 2 mil.

>>> infografia: o projeto do estaleiro

Comentários

comments

Envie seu Comentário