Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Golfinhos como "guarda-chuva"

14 de julho de 2010 0

O biólogo do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi, Marcos Da-ré, um dos coordenadores do workshop realizado nos últimos dois dias sobre a condição ambiental da Baía Norte, na Grande Florianópolis, disse que os golfinhos estão recebendo atenção especial porque eles são guarda-chuva. Isto significa que, se eles estão enfrentando dificuldades para sobreviver na região, os outros animais e vegetais marinhos abaixo deles enfrentam as mesmas dificuldades.

O plano apresentado pelos técnicos que participaram do workshop faz a sugestão 3+1=2. Segundo o superintendente da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, isto significa a possibilidade de inserir o estaleiro no contexto da Baía Norte e tomar as medidas necessárias para mitigar todos os impactos. O resultado seria um ambiente melhor do que está hoje.

Golfinhos e baleias

Além das informações sobre o acompanhamento dos golfinhos da espécie Indo-Pasific Humpback Dolfins, na baía de Hong Kong, na China, os técnicos presentes em Florianópolis avaliaram também estudos sobre baleias jubarte no Nordeste brasileiro e baleias nas baías de Massachusetts, nos EUA, e em Vancouver, no Canadá.  

A elaboração de plano para a preservação da Baía Norte de Florianópolis, no contexto da instalação do estaleiro da OSX demorou dois meses e se encerra com o workshop finalizado ontem. O custo total chegou a cerca de R$ 200 mil e foi pago pela OSX. Os técnicos farão um documento sobre as conclusões apuradas. Entre os participantes do workshop também estavam técnicos do ICMBio de Santa Catarina e do Brasil.

Comentários

comments

Envie seu Comentário