Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Gastos com idodos ameaça o PIB futuro

13 de outubro de 2010 0

O envelhecimento da população, especialmente em países desenvolvidos, vai elevar dívidas públicas que poderão ultrapassar 300% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos 40 anos e comprometer as perspectivas de crescimento econômico mundial. O alerta é da empresa de riscos Standard & Poor’s (S&P), com base em dados de governos, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do FMI, conforme divulgou o Valor. Este é mais um aviso, especialmente ao Brasil, que gasta o equivalente a 12% do PIB no pagamento de aposentadorias e pensões aos setor público e privado.

Este percentual, bem acima da média de outros países emergentes, indica que o país precisa de mais reformas para ajustar a Previdência. Mas em plena campanha eleitoral, dos dois candidatos à presidência da República evitam discussão profunda sobre o tema.

A projeção catastrófica considera cenários de políticas inalteradas. Mas a expectativa é de que cada país faça seus ajustes. O Japão, por exemplo, está recomendando aos idosos abrirem empresas para exportar.

Comentários

comments

Envie seu Comentário