Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como gastar ou poupar o 13º salário

27 de novembro de 2010 0

O dinheiro do 13º salário, cuja primeira parcela chegará na próxima terça-feira, e a segunda, no dia 20 do mês que vem, traz tranquilidade para pagar as despesas extras de final de ano, férias e início do novo ano. Mas é sempre bom seguir o manual conservador recomendado pelos profissionais de gestão financeira para não se endividar neste período porque os juros, no Brasil, estão entre os mais altos do mundo.
Em primeiro lugar, é preciso pagar as dívidas, principalmente quem tem dívidas de cartão de crédito e cheque especial, recomenda o professor de Finanças Pessoais da UFSC Jurandir Sell Macedo. Outras dívidas também devem ser pagas, e, quando possível, é bom tentar fazer renegociação com o credor.
– A segunda coisa é criar uma reserva para imprevistos, especialmente os do começo do ano. Em Florianópolis, há desconto vantajoso para o pagamento à vista do IPTU – recomenda o professor.
Para o Natal, Macedo diz que o excesso de presentes para crianças faz mal porque dificulta a formação de memória afetiva relativa a data, apuraram pesquisas.

 



Comentários

comments

Envie seu Comentário