Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Garimpo no maior atacado do mundo

19 de agosto de 2011 0

Quando o visitante entra pela primeira vez nos corredores de centros atacadistas de Yiwu, cidade chinesa a 300 quilômetros de Xangai, tem a impressão de que todas as quinquilharias do mundo são compradas ali. De fato, a cidade, fundada há mais de 4 mil anos, abriga o maior atacado do mundo, com 82 centros comerciais que exigiriam mais de um ano para uma breve visita a cada loja. Com cerca de 1,2 milhão de habitantes, Yiwu reúne fabricantes de quase toda a China e recebe cerca de 20 mil estrangeiros por dia. Segundo informações do mercado, há oferta de produtos simples ou sofisiticados, dependendo da necessidade do cliente.

Foi no centro atacadista Yiwu International Trade Mart, com quase 100 alas distintas, que os integrantes da missão da Federação do Comércio de SC (Fecomércio) fizeram a primeira visita, com o auxílio de quatro intérpretes. Inicialmente, a maioria avaliou que a qualidade oferecida ainda está aquém do esperado e identificou poucos negócios.

O vice-presidente da Fecomércio e diretor de Operações do Angeloni Supermercados, Atanázio dos Santos Netto, disse que participa da missão pela entidade para entender como a China se movimenta, que oportunidades e ameaças ela oferece às empresas. Além disso, também pesquisa potenciais fornecedores ao Angeloni.

_ Buscamos desenvolver alguma coisa na área de equipamentos como carrinhos, gôndolas e a parte de refrigeração. Até o momento a gente viu alguma possibilidade, mas não conseguiu chegar em alguma coisa mais avançada _ afirmou o executivo.

As empresárias Vergimari e Regiane Rodrigues, da loja de departamento de moda Jomar, de Jaraguá do Sul, avaliaram que as confecções oferecidas estão bem aquém da qualidade oferecida pela empresa, que também fabrica suas coleções. Segundo Vergimari, apenas alguns aviamentos despertaram seu interesse. O grupo que procurou eletrônicos para consumo próprio não gostou da qualidade dos produtos chineses e optou por marcas reconhecidas globalmente.Nesta sexta-feira, além de novas visitas aos atacados, os empresários têm audiência com representantes da prefeitura de Yiwu, agendada pelo diretor de Economia da Secretaria de Articulação Internacional, Amir Hamad, que também integra a missão. Na foto, integrantes da missão visitam ala de utilidades para o lar do atacado de Yiwu.

Comentários

comments

Envie seu Comentário