Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Seminário debate comércio exterior

19 de outubro de 2011 0

Maior fórum de debates sobre comércio exterior, o Seminário de Negócios Internacionais (SENI) será realizado amanhã e sexta-feira, no Teatro Scar, em Jaraguá do Sul. Com o aumento da cotação do dólar, que melhora as condições para vender ao exterior, o evento, que acontece na 12ª edição, ganha ainda mais importância. Entre os palestrantes de destaque estão o ex-embaixador do Brasil em Londres e em Paris e atual presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Sérgio Silva do Amaral, e um dos coordenadores do Movimento Brasil Eficiente (MBE) e doutor em economia pela Universidade de Chicago, Paulo Rabello de Castro.
Promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o SENI vai reunir um público voltado para empresas importadoras e exportadoras, despachantes aduaneiros, seguradoras, profissionais liberais e de comércio exterior, lideranças públicas e privadas, além de estudantes. Segundo os organizadores, ainda há vagas para interessados em participar.

 

Desindustrialização

Sexta-feira, três líderes empresariais catarinenses se reúnem para debater um dos temas da economia mais instigantes no momento: a desindustrialização. Carlos Tavares D’Amaral (Cia Hering), Marcelo Hack (Perini Business Park e Cisa Brasile) e Vicente Donini (Marisol), todos com vasta experiência no meio industrial, trocarão conhecimentos, com a mediação do economista Frederico Turolla. “O debate permite alinhar as questões de interesse comum do setor industrial regional, abrindo caminho para que a defesa dos pleitos regionais seja mais consistente e unificada”, ressalta Turolla.
Para o economista, a desindustrialização está relacionada à redução estrutural da participação do setor industrial na economia brasileira. O termo tem sido usado também para evidenciar os efeitos de políticas governamentais que reduzem a competitividade internacional do país e, com isto, desencorajam a produção de bens de valor agregado no Brasil. “Há uma tendência estrutural de queda nesta participação que está relacionada ao aumento da importância do setor de serviços. O que acontece no Brasil é mais profundo que isto. A indústria vem sendo consistentemente penalizada por ações de política econômica e industrial que prejudicam a produtividade e a competitividade internacional do setor industrial”, explica. 
 

Programação

Quinta-feira

Julio Bin, às 14h30min
Tema: Gestão de negócios sustentáveis
É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie em São Paulo, com especialização em Marketing pela Universidade Westminster em Londres/Inglaterra e Negócios Sustentáveis pela Universidade de Cambridge também na Inglaterra. Professor da Sustentare Escola de Negócios, Julio tem mais de 25 anos de experiência profissional como executivo de empresas nacionais e multinacionais e desde 1999 dedica-se à inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico e comercial de organizações do Segundo e Terceiro Setores.

Workshop

Samir Keedi, às 16h
Tema: Incoterms 2010
Mestre e pós-graduado em Administração, é consultor da Aduaneiras para assuntos de Transporte Internacional e representante brasileiro do grupo consultivo da CCI-Paris na Revisão do Incoterms 2010. Além disso, assina colunas de jornais e revistas e é autor de diversos livros da área de comércio exterior. Tem 38 anos de experiência na área em empresas como Bordon, Deicmar, UNEF, Perdigão, Sadia e Aduaneiras.

Gilson Luiz Barreto, às 16h 
Tema: Soluções em crédito para negócios internacionais
O gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil é formado em Administração e tem mais de 20 anos de experiência no comércio exterior. Além disso, é instrutor e palestrante do banco em cursos para público interno e externo nas áreas de exportação, importação e garantias internacionais.

Telesmagno Neves Teles, às 17h
Tema: Desembaraço aduaneiro de mercadorias sob regime de vigilância sanitária em Santa Catarina: estado da arte, desafios e perspectivas.
Doutor em engenharia mecânica pela UFSC e na Universität Stuttgart, na Alemanha, ocupa o cargo de gerente estadual da Unidade da Anvisa em Santa Catarina. É membro da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (desde 1997), gerente de Projetos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento e assessor da Diretoria de Administração da Anvisa.

Vinicius Rafael Terra Estrela, às 17h
Tema: Promoção comercial das mercadorias brasileiras no exterior
Formado em Relações Internacionais e pós-graduado em Gestão de Negócios, atualmente ocupa a posição de supervisor da Unidade de Imagem e Acesso a Mercados na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e é responsável pelas missões comerciais, feiras e eventos exclusivos.
 
Sexta-feira
 
Miguel Jorge, às 9h
 
Tema: Competitividade da indústria nacional e no mercado internacional
 
O jornalista foi ministro de estado, editor-chefe de “O Estado de São Paulo”, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, posição que ocupou até 1999, quando se tornou vice-presidente executivo de Recursos Humanos, Assuntos Corporativos e Jurídicos do Santander Banespa. Hoje é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Daniela Khauaja, às 10h 
Tema: Internacionalização de marcas brasileiras: desafios e oportunidades
Doutora e mestre em Administração de Empresas pela USP, com MBA em Marketing pela Western Internacional University (WIU) de Londres. É autora e coautora de livros e artigos e tem mais de 15 anos de experiência como executiva na área de marketing em empresas como Ambev, Unilever, S. C. Johnson e Boehringer-Ingelheim.

Frederico A. Turolla, às 11h
Tema: Investimentos diretos e a internacionalização das empresas brasileiras
Doutor e mestre em Economia de Empresas pela FGV, com intercâmbio em Economia Internacional e Finanças na Universidade de Brandeis (EUA), é professor  do Mestrado em Gestão Internacional da ESPM e professor dos cursos de Master da FGV em São Paulo, diretor da Sobeet e sócio da Pezco Pesquisa e Consultoria Ltda.

Paulo Rabello de Castro, às 14h 
Tema: Brasil competitivo no mercado internacional e a reforma tributária
Doutor em Economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, é vice-presidente do Instituto Atlântico e chair man da SR Rating, agência brasileira de classificação de riscos de crédito. O palestrante preside também o Conselho de Planejamento Estratégico da Fecomércio/SP e é um dos coordenadores do Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Painel sobre Desindustrialização, às 15h
Líderes empresariais de Santa Catarina participam do debate com a mediação de Frederico Turolla. São eles: Marcelo Hack, Carlos Tavares d’Amaral e Vicente Donini.

Marcelo Hack
O executivo é diretor-superintendente do Perini Business Park, maior condomínio industrial multissetorial do Brasil, localizado em Joinville, e presidente na América Latina da Cisa Brasile. Marcelo é engenheiro civil com MBA em Gestão Empresarial e atua como vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) desde 2011.

Carlos Tavares d’Amaral
Diretor administrativo da Cia Hering, maior franquia de vestuário do Brasil, de Blumenau, Carlos é engenheiro eletricista de Telecomunicações especializado em Gestão de Negócios. Atua também como vice-presidente da Facisc desde 2007. 

 
Vicente Donini
Presidente do Conselho de Administração da Marisol S.A., empresa holding do setor do vestuário, e do Conselho Diretor da Tuper S.A., de São Bento do Sul, SC, Donini é técnico em Contabilidade com especialização em Marketing e Finanças Internacional pela USC – University Southern Califórnia, Los Angeles, e PGA – Programa de Gestão Avançada, pela Dom Cabral/INSEAD-The European Institute of Business Administration, Fontainebleau France.
 
Sérgio Silva do Amaral, às 17h 
Tema: O Brasil e as novas fronteiras do comércio
Ex-embaixador do Brasil em Londres e em Paris, onde também representou o Brasil junto à OCDE. É presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também é Conselheiro da Fiesp e membro do Conselho Diretor da WWF e do  Conselho de Administração de algumas empresas, entre os quais o Conselho Internacional da Total, uma das maiores empresas de petróleo. Já presidiu o Conselho de Ministros para o Comércio Exterior (CAMEX) e do Conselho do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

As inscrições podem ser feitas ainda hoje, durante o dia, no site www.senisc.com.br ou pelo telefone (47) 3461-3357.
 


Comentários

comments

Envie seu Comentário