Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Senai é pioneiro em projeto de ensino técnico gratuito

19 de outubro de 2011 0

O tão esperado Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que envolve escolas de segundo grau e instituições de ensino técnico do sistema “S”, ainda precisa da aprovação do Congresso Nacional para entrar em vigor no país, mas Santa Catarina já conta com um grande projeto piloto. O Senai/SC, que forma profissionais para a indústria, começou a ministrar cursos técnicos gratuitos nos últimos dias para 558 alunos em 10 cidades do Estado. Segundo o diretor da instituição, Sérgio Arruda, foram oferecidas 1,8 mil vagas, mas faltou candidatos. São 19 cursos de qualificação de curta duração nas áreas de informática, moda, eletricidade, mecânica e solda, nas cidades de Blumenau, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Joinville, Lages, Luzerna, Tijucas e Tubarão. Para o ano que vem, serão 15 mil vagas em cursos de qualificação e 5 mil em cursos técnicos, estes últimos de dois anos de duração. O Senac, do sistema “S” do comércio, também oferecerá vagas gratuitas para cursos no Estado.
Ontem, o Senado aprovou o projeto do Pronatec. Agora, falta aprovação final da Câmara e a sanção presidencial para entrar em vigor no ano que vem.


Melhores do mundo
Estudantes catarinenses devem aproveitar as oportunidades de cursos que o Senai oferece. Afinal, a instituição acaba de conquistar o segundo lugar no torneio mundial de estudantes de ensino técnico em Londres, o World Skills. Isto significa que a instituição conta com ensino melhor do que muitos países do Primeiro Mundo, como EUA, Grã-Bretanha e Japão. Só a Coreia do Sul ficou à frente dos estudantes brasileiros. O estudante de SC que conquistou medalha de ouro em web design, o joinvilense Natã Barbosa, recebeu apoio do Senai e também da empresa NeoGrid, onde trabalha, para disputar a competição.

Comentários

comments

Envie seu Comentário