Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Rússia: trigo em troca de carne suína

22 de janeiro de 2012 3

A tão esperada reunião entre o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Scrynnik, aconteceu hoje, na Alemanha. A líder russa sinalizou que seu país quer vender mais trigo em troca da compra de carnes brasileiras. Mendes Ribeiro solicitou a suspensão dos embargos às compras de carne da Região Sul e Mato Grosso pela Rússia. Disse que a região tem uma situação privilegiada em termos de controle sanitário, que o sistema de defesa é organizado nacionalmente e, logo, os critérios são os mesmos para todos. Também falou que, pelo fato de o país ter dimensões continentais, a defesa será regionalizada.

A ministra falou que vai avaliar pessoalmente a questão do embargo. Aproveitou para solicitar apoio do ministro para a exportação de trigo russo ao Brasil e reclamou das tarifas do Mercosul. Ribeiro se comprometeu a conduzir as discussões sobre o tema no Mercosul e convidou a ministra para participar da conferência ambiental da ONU Rio + 20, em junho. Ela disse que virá caso seja mantida no cargo.

Atualmente, na Região Sul, apenas o Frigorífico Riosulense, de SC, que atua com a marca Pamplona, está autorizado a exportar carne suína à Rússia. Em agosto do ano passado, o país fez o último embargo a um frigorífico catarinense, sob a alegação de ter encontrado bactéria no produto. Com as restrições a dezenas de plantas frigoríficas, o país deixou de vender ao exterior 10 mil toneladas de carne suína por mês.

Comentários

comments

Comentários (3)

  • Waldomiro diz: 25 de janeiro de 2012

    Infelizmente pessoas que trbalham em Frigorificos de Suínos, vão perder o emprego, tudo por culpa dos embargos a carne Suína do Sul. ESpero que esse embargo não dure dois meses.

  • Waldomiro diz: 25 de janeiro de 2012

    Infelizmente pessoas que trabalham em Frigorificos de Suínos, vão perder o emprego, tudo por culpa dos embargos a carne Suína do Sul. Espero que esse embargo não dure dois meses. E nosso Governo deveria fazer um acordo com Russos e outros Países a comprar muita Carne. A gente cuida da qualidade, para que fique em 100%.

  • Waldomiro diz: 25 de janeiro de 2012

    felizmente pessoas que trabalham em Frigorificos de Suínos, vão perder o emprego, tudo por culpa dos embargos a carne Suína do Sul. Espero que esse embargo não dure dois meses. E que o nosso Governo conquiste a confiança dos Russos. E a qualidade é inquestionável da carne Suína Brasileira.

Envie seu Comentário