A montadora chinesa de caminhões Sinotruck, subsidiária da China National Heavy Duty Truck Group Company, assina hoje, em São Paulo, protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica em Lages. Quem está à frente das negociações para trazer a unidade, que vai gerar cerca de 1,1 mil empregos diretos, é o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Paulo Costa, o Costinha.
Durante a assinatura do protocolo de intenções com a montadora chinesa de caminhões Sinotruck, subsidiária da China National Heavy Duty Truck Group Company, em São Paulo, o governador Raimundo Colombo (D) recebeu de presente do vice-governador da província de Shandong, Cai Limi (D), uma pintura em seda com três cavalos (foto). Para os chineses, a imagem representa sucesso e prosperidade.
Empenhado em desenvolver mais Lages e região, a sua terra, o governador Raimundo Colombo, sempre que pode, convida empresas para se instalarem no município. Nesse esforço, conta com outros lageanos no governo, o próprio Costinha; mais os secretários da Fazenda, Nelson Serpa; e de Comunicação (ex-presidente da SCPar), Ênio Branco; e o presidente da SCGás, Cosme Polese.
Colombo só não concordou com a sugestão de construir uma residência de inverno ou de campo para o governo do Estado na Serra Catarinense, em São Joaquim ou Urubici, porque avaliou que isso traria mais custos ao Estado. Mas em outros estados onde os governos instalaram residências de inverno, como o Rio Grande do Sul, em Canela; São Paulo, em Campos do Jordão; e no Rio de Janeiro, em Petrópolis (residência imperial). O empenho do governador e equipe é necessário porque a região de Lages, nos últimos anos, foi uma das que mais emitiram migrantes para as maiores cidades do Estado e é importante descentralizar o desenvolvimento, hoje muito concentrado no Litoral, Vale do Itajaí, Norte e região de Chapecó.
Foto de James Tavares, Secom.