Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Já imaginou uma cooperativa com 200 mil associados?

25 de abril de 2012 0

A Viacredi, cooperativa de crédito de Blumenau e região, acaba de atingir a expressiva marca de 200 mil cooperados, o que a consolida como a maior cooperativa de crédito do Brasil em número de associados. A marca foi alcançada dia 19, quando a organização reuniu cerca de 3 mil cooperados para aprovar o balanço do ano anterior, eleger dirigentes e definir o destino das sobras (lucros) de 2011 e as metas de 2012. Antes de fazer a assembleia geral ordinária, foram realizadas 179 pré-assembleias com a participação de 35,9 mil pessoas.

A cooperativa foi fundada pelos trabalhadoes da Cia Hering há 60 anos e, hoje, está presente em 19 municípios do Médio Vale, Alto Vale e Vale do Itapocu. Conta com 60 postos de atendimento e mais de 150 caixas eletrônicos. O balanço de 2011, aprovado pelos cooperados na Assembleia, registrou um crescimento de 38% no volume de ativos (alcançando R$ 1,1 bilhão) e de 24% no quadro social. Para a direção da Viacredi, o sucesso da organização se deve à sua credibilidade junto à sociedade, graças ao trabalho comprometido com os valores cooperativistas e focado no desenvolvimento das comunidades. A conquista coincide com outro fato importante no cooperativismo:  2012 está sendo lembrado como o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU.

Por que esse elevado interesse?

É que o cooperativismo de crédito oferece serviços bancários aos associados com custos bem menores. Além disso, no final de cada ano, as sobras (lucros) são reinvestidas ou distribuídas entre os associados. Na prática, esses 200 mil sócios são donos de uma pequena parte da organização.

Comentários

comments

Envie seu Comentário