Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nova lei para trabalho em transporte entra em vigor dia 15 de junho

12 de maio de 2012 49

A partir de 15 de junho vai entrar em vigor a nova legislação que regulamenta a carga horária do trabalhador de transportes, a lei 12.619, de 2012, sancionada recentemente. A Federação das Empresas de Transportes e Logística (Fetrancesc) está elaborando um manual para detalhar as novas normas às empresas de transportes e os trabalhadores. A lei estabelece que o motorista deverá dirigir durante 10 horas por dia, fazer paradas de meia hora para descansar a cada quatro horas de trabalho, terá duas horas para refeições e descanso de 11 horas. Além disso, terá direito a descanso semanal de 35 horas.

Punições previstas

Quem não obedecer poderá ser punido até com a apreensão do veículo, observa Pedro Lopes. Os policiais poderão fazer a fiscalização por meio do tacógrafo, equipamento do veículo que mede a velocidade e indica o horário em que o veículo esteve em viagem. Proprietários de empresas de transportes e quem contrata o frete também serão punidos caso seja confirmado que estejam exigindo que os trabalhadores descumpram a lei. Por isso, no caso de pressa, dois motoristas poderão se revezar no volante, mas o que estiver em viagem, tem direito a 30% do valor da hora do seu trabalho, mesmo quando não estiver dirigindo. Essa norma vai receber mais atenção das empresas de transporte de passageiros. A nova lei vai trazer mais custo ao transporte, mas zela mais pela saúde dos trabalhadores e vai aumentar a segurança nas estradas. Resta saber se a fiscalização será rígida.

Comentários (49)

  • junior diz: 14 de maio de 2012

    isso e babaquice do governo o transporte ta sem moral e uma vergonha caminhao rodar 10horas e parar 14 nao concordo tem que ter e uniao e nao fominhagem de motorista patrao nao obriga nimguem rodar 24 horas transporte ta virando e uma merda

  • Vladmir diz: 16 de maio de 2012

    Essa lei é valida somente para transportes logísticos (Caminhoneiros) ou para toda categoria por ex: Motoristas de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais?

  • Joao diz: 19 de maio de 2012

    Para pessoas leigas no assunto q nao sao ou nunca foram motoristas profissionais e facil dizer q esta lei e uma “babaquisse” pois a grande maioria das empresas trabalha com carga horaria para os motoristas. Concordo q ningem e obrigado a rodar 24h mas se vc nao fizer isto vc nunca passa em casa ver sua familha, pois os horarios q as empresas dao e apenas o suficiente p vc chegar ao seu destino, achei esta leio muito boa principalmente para os patroes q acham q o motorista nao tem familha. Pois eles nao dao tempo nem para lavar nossas roupas e ja estao ligando para viajar-mos novamente.

  • vitor carlos diz: 20 de maio de 2012

    motorista tem que descansar é em casa e nao em patio de posto, parar na estrada ao inves de chegar em casa e babaquisse.

  • antonio marcos martins diz: 20 de maio de 2012

    esta lei e valida para autonomo tambem.

  • antonio marcos martins diz: 20 de maio de 2012

    qual e o numero maximo de horas extra um motorista pode fazer por dia na lei 12619?

  • sergio maier diz: 22 de maio de 2012

    gostaria de saber onde os caminhoes vai ficar parado pois hoje sem esta lei ja nao achamos lugar para descanso ja pensou depois vamos ficar estacionados em cima da br q estamos trafegando precisamos de pontos de apoio para estacionar primeiro devem pensar nisso depois gerar estas leis sem pe e sem cabeca

  • adelar chitolina diz: 24 de maio de 2012

    sera k esses cara k fizeram essas leis ja tiveram algum parente k teve caminhão , sabe k tem fila pra carega , pra descarega ,e tem prestaçao tambem pra paga, eles vão ajudar a sustenta a familha dos motorista tambem, pois trabalhando dessa forma eles vão passa fome e maís uma coisa se esses cara k inventão essas leis k saõ a salvaçao da humanidade , porque sera k eles não inventão tambem uma pra acaba com os ladrão , deve ser por esses não trabalham, e o caminhão trabalha demais ta esplicada a nova leis pra acaba de quebra com o tranporte , k ja vem de arrasto faz muito tempo ,,,,,,, ,,, ,,,,pode publica tudo isso pois ja fui caminhoneiro e sei quanto é dificel essa profiçao e agora vejo isso me revolto

  • carlos alberto rodrigues diz: 26 de maio de 2012

    como sera com quem tem carteira assinada mas não tem nada de salario fixo somente comissão

  • rafael santos de moura diz: 26 de maio de 2012

    acho que isso vai prajudicar quem depende de comissão,pois pra nós que vivemos nessa profissao sabemos o tanto que trabalhamos pra receber um salario que muitas vezes fica defazado por causa de espera para carregar e descarregar”carcule”agora que por exemplo uma viagem de 24 horas vai levar o dobro,acho que falta uma pesquisa ou ate mesmo uma votaçao pra saber oque realmente cada profissional da estrada acha sobre isso…um td di bom pra galera da rodagem

  • ossemer diz: 28 de maio de 2012

    acho q ñ é 30% da hora + e sim hora mais 30% acrescidos ok

  • joao carlos ribeiro diz: 3 de junho de 2012

    a preucupaçao desses governantes nao sao com horas trabalhadas dos motoristas ,mais sim com os impostos de renda q os motoristas nao pagam trabalhando na comissao.para eles sao tudo muito facil inventar leis .ao invés de se preucuparem com o a fome com a saude ,eles estao preucupados com nós motoristas .eu duvido se vcs vai dar segurança pra motoristas q vai pernoitar perto das grandes capitais ,onde existem bandidos q nem vai precisar correr atraz de caminhoes para robar ja vainter lugar certo .é só buscar !vcs deveriam é inventar é um salario diguino pra tds os proficionais .vcs vao quebrar as grandes empresas ,porque os pequenos nem existem mesmo .preparem-se pra o desemprego no brasil .

  • josima ribeiro martins diz: 5 de junho de 2012

    Eu so acho que essa nova lei vai sobrar para os alimentos e outras coisas que depende do transporte rodoviario.so vai almentar os preços..pra nos motoristas so vai almentar o nosso tempo fora de casa.

  • emerson diz: 5 de junho de 2012

    acho que os nossos politicos ainda nao tem nossao do que e caminhao , tem que estudar mais para criarem leis , nada contra o tiririca mas, um pais que elege uma pessoa como ele para um cargo publico , nao esta preparado para uma lei de primeiro mundo nossos politicos sao verdadeiramente uma comedia , sou motorista de caminhao a dezoito anos e nunca vi uma piada como essa …… mas e bom , sinal que estao tentando consertar o nosso circo.

  • Paulo de Oliveira diz: 5 de junho de 2012

    isso nao vai dar certo vai virar um caus eu nao consigo viver dignamente com q ganho agora vai piorar temos q nos motorista fazer uma baixa assinada contra essa babaguice. isso vai gerar um prejuizo muito grande na economia.eu sou um q vou ter q abandonar a profissao como muitos vao fazer depois me conta o final da historia

  • Paulo de Oliveira diz: 5 de junho de 2012

    achei a solução do problema e só baixar o salario dos mandantes deste pais e aumentar o dos motoristas q nois vai trabalhar dentro da lei isso vai ficar pior ja falta motorista acordem senhores ainda e tempo que saudade do sr.Luis Inacio Lula da Silva mais ele vai voltar

  • Paulo de Oliveira diz: 5 de junho de 2012

    sera q os srs ja pencaram q nao mais existe local para caminhao parar ou vai ser permitido parar no acostamento para jerar multas para mais arrecadacao isso e uma vergonha para nos brasileiros saber q levamos o alimento de voces e nos passarmos fome estou muito revotado com isso pois estou a 25 anos na proficao trabalho a 8 anos em uma so enpresa uma das mais concentuadas do brasil dentro das leis da nossa enpresa nao tive nem um aciden te comeco as 05 hs paro 15 minutos a cada 3hs e so rodo ate as 22hs se eu quizer ninguem me obriga os fabricantes de camihnoes agora vao quebrar vao vender pra quem pois o governo vai fazer todos enpresarios desitir do ramo chamado transportes .

  • DUCINO BARROS diz: 7 de junho de 2012

    SOU DE UMA FAMÍLIA DE CAMINHONEIROS QUE CIRCULAM POR ESTE PAIS A QUASE 50 ANOS .MEU PAI O MAIS VELHO,QUE HOJE JÁ PELO CANSAÇO E MAIS PELAS SEQUELAS DE DROGAS PARA FICAR ACORDADO E VENCER CANSAÇO ESTA PARADO . ELE SEMPRE PENSOU QUE SALARIO BASEADO EM COMISSÃO É A FORMA MAIS JUSTA DE REMUNERAR UM MOTORISTA POIS QUEM PODE MAIS CHORA MENOS.EU SOU FILHO MAIS VELHO HOJE COM 22 ANOS DE VOLANTE E 20 DE CARTEIRA ASSINADA MAIS DO QUE ELE QUE ESTA PARADO POR INVALIDES TAMBÉM COMECEI DA MESMA FORMA E DIANTE DOS RESULTADOS VI QUE ERAM MUITAS HORAS DE TRABALHO PRA POUCO DINHEIRO E QUE UM PEDREIRO GANHAVA MAIS DO QUE EU, SENDO QUE TRABALHA DAS 07AS 16H E NÃO TRABALHA NEM AOS SÁBADOS E DOMINGOS.PORQUE QUEM TRABALHA DE DIA TEM UMA DESPESA E DIA E NOITE SÃO DUAS DESPESAS E QUE AS HORAS QUE NÓS RODAMOS A NOITE, SÁBADO,DOMINGOS E FERIADOS TEM O MESMO VALOR PORQUE É COMISSÃO.MUDEI E PROCUREI TRABALHAR EM EMPRESAS QUE PAGAM SALARIO,DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS E COM ISSO ME SENTI ESTABILIZADO. QUEM TRA BALHA DE COMISSÃO SÓ ENRIQUECE PATRÃO E NÃO TEM TEMPO DE VIVER, E A MAIORIA DESSES PROFISSIONAIS CHEGAM NO FIM DE SUA CARREIRA COM POUCO OU QUASE NADA,RECLAMANDO DO GOVERNO PORQUE NÃO CONSEGUEM APOSENTAR ,SENDO QUE CONTRIBUÍRAM POUCO OU NADA POR CAUSA DE USURA DA COMISSÃO .VAMOS APOIAR A LEI E ESPERAR O RESULTADO DEPOIS FALAREMOS SE É BOM OU RUIM.

  • Eduardo diz: 11 de junho de 2012

    Espero que melhorem o salario e que possamos ficar mais tempo com a nossa familia, acho que com essa lei ficaremos mais tempo longe de casa , os dias que ficamos de folga em casa vamos ter que rodar para faser um faturamento que presta!!

  • jonas bento diz: 13 de junho de 2012

    eu trabalho com caminhao canavieiro essa merda de lei e so do enterese do governo
    porque nos que trabalhamos cada vez vamos ganhar menos

  • Vanessa diz: 15 de junho de 2012

    Meu esposo é motorista e também estamos muito preocupados com essa nova lei, pois os horários estão definidos, mas o salário que é bom, NADA. Como vão ficar as famílias espalhadas pelo Brasil? Pois dessa maneira, com horário de trabalho e salário comissionado é que os coitados não vão nem ficar em casa e nem trabalhar, e as contas que todo mundo tem pra pagar, como fica? Assim como alguns já disseram aí em cima que vai aumentar o desemprego, vai também aumentar a inadimplência e o número de famílias destruídas, deve ser isso mesmo que o governo quer! Ter mais gente pra que eles possam oferecer essas bolsas ‘esmolas’ que tem por aí.

  • Rosilene de Jesus esposa de caminhoneiro . diz: 16 de junho de 2012

    sendo um motorista só ja ganham um merda mesmo com as comição,
    imagina tendo que dividir com outro ai sim .
    não vai ter mais motoristas ai ao inves dela tira da miséria vai deixa
    muitas famílias na miseria porque nenhum motorista vai aceita esse tipo de coisa
    ate mesmo para dormi fica dificil
    A comição que ajuda almentar o salário ja era

  • Fernando diz: 16 de junho de 2012

    O governo da insentivo o pro coitado(pro caminhoneiro) que agora vai ter que integrar seu caminhão pois não pode trabalhar.È muito facil fazer uma lei sentado em brasilia ganhando um rio de dinheiro as nossos custa sem fazer nada …

  • Graciele diz: 17 de junho de 2012

    Bem e penso o siguinte o ano retrasado os caminhoneiros entrarao em greve por causa do combustivel caro e frete baixo, essa greve foi quase no brasil todo. aparte disso nem policia federal fazia os caminhoneiro seguir viagem. quando as coisas começar atrasar estados começar a ficar sem alimento cargas começarem atrasar. nao duvido nada que os caminhoneiro vai entrar em greve de novo, Bem conheço as estradas desse brasil muito bem. viajo quase toda semana e o governo acha que se fazer essa lei vai diminuir os acidentes nas estradas, pelo contrario a maioria dos acidente causados nas estradas e a falta de manutençao no asfalto isso que causa acidente ate com vitimas fatal, no estado do TOCANTIS e um buraco so em menos de 15 dias tombaro serca de 5 caminhao e depois fala que o motorista ta usando droga pra ficar acordado, bem alguns usa mais nem todos, tem buraco na belem brasilia que e na pista toda que lei e essa?? antes de fazer lei e tals tem que fazer pra merecer kd o responsavel pelas rodovias brasileira que nao pega o carrinho dele e da um viagem por essas rodovias… BEM ANTES DE FAZER LEI NOVA PROCURA SABER COMO ANDAS AS COISAS E APARTE DO TEMPO QUE COMEÇAR A FALTA COMIDA NA KSA DE QUEM FAZ ESSA LEI E O BRASIL NAO INDO PRA FRENTE ELES VAI LEVANTA A BUNDA POR PARLAMENTO E TRABALHA DE VERDADE E NAO FAZER LEI QUE NAO VAI VINGA FICA A DICA AII VIU

  • adelina diz: 17 de junho de 2012

    demoro essa lei to feliz , só quero que o salario seja compativel com o atual olerite do caminhoneiro

  • raquel diz: 17 de junho de 2012

    Gostaria de saber se em um caminhao…pode-se usar 2 motoristas para revesar???? sem fazer os intervalos absurdos que esta nova lei obriga???????????????????/, pois para quem comprou e tem parcelas para ´pagar deste caminhao deve trabalahr muito neste pais para poder chegar ao fim do mes e conseguir pagar estas parcelas ,c asaso contrario assim terá mta gente entregando seus caminhoes e tera mta inadimplencia no brasil……

  • lendro kiste diz: 18 de junho de 2012

    melhor coisa do mundo foi essa lei nova, eu sou empregado e nunca fui valorizado agora vamos ver quem nao aguenta bebe leite. esse negocio de comicao quem inventou forao os patrao para fazer com que a gente trabalhace dobrado para ganhar mais e faturar mais para eles ganhar em sima dos motorista. nao vao pensar que porque alguns tenha prestacao qui eu vou trabalha dia e noite para a lei ser boa para eles i eu como fico. vou trabalha como c deve trabalha e durmi como c deve durmi eu nao tenho caminhao e nem prestacao. nao e culpa minha c o transporte hoje e ruin tenho 30 anos e nao vou morrer pagando caminhao para esses patrao que nao valorizarao os proficionais agora o bicho pegou e eu vou cumprir meu dever

  • Glaucio Bianchi diz: 20 de junho de 2012

    Sabe-se que até o presente momento o governo que INVENTOU esta lei não percebe que em seu envolto precisa de INFRA ESTRUTURA por inicio de conversa, onde ja em alguns pontos de rodovias mato-grossense a parti de uma determinada hora da noite não hà mais vaga para se estacionar um caminhão, imaginem se todos serão obrigados a pararem? Digam-me se estas pessoas que adentraram a esta lei se vão abrir as portas de suas casas e patio para alocarem os caminhões e seu motoristas, ou os mesmos deverão dormir na beira da pista? Ha, mais uma questãoi pensem no fluxo de caminhão no periodo diurno de sua movimentação????????????????????? E AINDA QUEREM A COPA DO MUNDO NO BRASIL pra que se nem uma lei pensada sabem elaborar….

  • fabio r.dos santos diz: 26 de junho de 2012

    essa lei so vai servir pra aumentar o preço de tdo.. quem inventou essa lei da pra vê que nâo entende nada de caminhao……..essa lei so vai aumentar o salario dos policias rodoviarios que cada vez vao querer mais dinheiro dos caminhoneiros

  • sofredor da rodagem diz: 30 de junho de 2012

    to triste pra caramba so caminhoneiro além de ficar dias longe de casa agora vou virar ESCRAVO DE RELOGIO para o deputado que fez essa lei ai viaja comigo conpanheiro vamos ver se vc aguenta vcs praticamente acabaram com a minha vida coisa que eu levava 2 dias para completar um viagem agora demoro 5 dias só que eu parava quando eu queria agora eu so escravo de relogio a para com isso. e os automoveis os carros de passeios eu capotei por causa de um “pé d brak”apelido dados aos carros de passeio. toda viagem sou ultrapssado por carros em alta velocidade e levo fechadas e eles fica inpunes?

  • GILMAR diz: 2 de julho de 2012

    BOM,COMO DEVE SER BOM SENTAR-SE SOBRE UMA POLTRONA MACIA ,AGUA FRESCA, AR CONDICIONADO, SEM TER O QUE FAZER PENSAR APENAS COMO E ONDE GASTAR A DINHEIRAMA PAGA POR NOS TRABALHADORES QUE ALAVANCAMOS O PROGRESSO DESSE PAIS. E CRIAM UMA BOSTA DE LEI SEM PE E SEM CABEÇA. ONDE ESSES CAMARADAS QUE NUNCA ESTIVERAM DENTRO DA BOLEIA DE UM CAMINHÃO E DESCONHECEM AS DIFICULDADES QUE INFRENTAMOS NO DIA A DIA COM DESCARGA , CARREGAMENTO HORARIO PERMITIDO DE PASSAGEM DENTRO DAS CIDADES SEM PATIO PARA PARAR-MOS ESTRADA ESBURACADAS FRETE RUIM ENTRE OUTRAS . O PAIS VAI PARAR PORQUE NINGUEM AGUENTA MAIS TANTA INJUSTIÇA E AINDA QUEREM NOS PRIVAR DO UNICO DIREITO QUE NOS RESTA . O DIREITO DE IR E VIR.

  • luiz claudio caldas agra diz: 4 de julho de 2012

    ja estava demorando para tomarem providencia e respeitarem o motorista profissional,mais os mesmos tambem tem se respeitarem entre si,as prostitutas tem profissao ,e agente nao tinha,agora tem ,ja enrricamos muitas transportadoras,agora elas vao dar mais valor a nossa profissao ok

  • Raimundo ivan tavares diz: 5 de julho de 2012

    Gostaria que todos os motoristas concordassem com a nova lei,pois so assim evitaria varios tipos de acidentes.

  • Carlos de Oliveira diz: 5 de julho de 2012

    Tenho 10 anos, na empresa aonde trabalhor. meu trajeto semanal e de 2700 KM, tenho uma renda mensal de 5 sálarios minimos mais ticket alimentação de 338 reais e uma diaria de 600 reais mensal. quero saber como vou fazer para sustenta minha familia que somos em 5 pessoas. com sálario que foi oferecido de 1.248,48 mensal mais um ticket de 644 reais sem mais nada. queria sabe qual sálario justo para essa lei 12.619

  • Maycon Feu de Oliveira diz: 5 de julho de 2012

    Não sou motorista. mais dependo de um pra me alimenta. meu pai agora vai morar na estrada? será que meu pai vai pode mida estudo e para os meus dois irmãos como vai ser?
    que lei e essa em?

    espero que todos tenhão consciência e fazem um protesto ou seja uma paralisação geral inclusive os empresários para rever essa lei 12.619

  • valdinei gomes carvalho diz: 6 de julho de 2012

    vamos esperar a lei meus irmaos, depois veremos em que vai dar. ainda é cedo para falarmos tanto. nunca houve mudanças, quem sabe agora.. entao vamos esperar.

  • claudio garcia diz: 6 de julho de 2012

    esta lei tem um proposito é quebrar o trasporte nacional e traser as multinacional para o brasil senpre foi o sonho do gov brasileiro temos que faser greve de verdade para sermos respeitados conpanheiros.

  • Mauro Ávila diz: 7 de julho de 2012

    Estava fazendo falta uma lei que moralizasse a profissão de motorista, mas tem que ter uma infraestrutura por parte do governo e condições das empresas poderem respeitar horarios e salários, pois este deve ser digno para a sobrevivencia do profissional e sua familia.

  • Andre teixeira diz: 9 de julho de 2012

    ESTA LEI E DE QUEM NAO TEM O QUE INVENTAR.E QUEM TIVER QUE FAZER 10 HRS DIA. TEM QUE PARAR MEIA A CADA QUATRO.VAI AUMENTAR UMA HORA A VIAGEM.SENDO QUE SE O MOTORISTA ESTIVER LONGE DE CASA SO VAI AUMENTAR O TEMPO DE VOLTAR PRA CASA.ESTA DILMA VA INVENTAR UMA LEI PRA GENTE NAO SER ASSALTADOS NA ESTRADA.COMO EU FUI O MES PASSADO,ESTE BANDO DE PARLAMENTARES INCOPETENTES,UM ABRAÇO PARA OS COLEGAS DA ESTRADA.

  • walter fune bela vista de minas diz: 14 de julho de 2012

    Eu gostaria que a nossa presidente refletisse bem na nova lei que eles criaram pois agora fico mais tempo fora de casa. Acho válido às 11 horas para dormir mas nos de o direito detrabalhar as 13 horas como cada motorista achar melhor ok. Até breve! Pense nisto SENHORA PRESIDENTE.

  • rodrigo diz: 17 de julho de 2012

    que babaquiçe essa lei ,primeiro inçentivam a comprar caminhao fazendo o povo se individar e enchendo de caminhoes nas rodovias ai colacao essa lei ja ta dificil de trabalhar o motorista ja fica mais tempo em fila pra carregar e descarregar e agora tem que ficar em patio de posto oque vai acontece e que vai ta cheio de motorista enchendo a cara de cachaça em posto. o brasil ja ta cheio de montadora e ainda deixam entrar .ex sinotruk ,mann,caminhao ja ta ruim e pra piora querem ampliar as ferrovias ,o brasil constroi ai vem multinacionais explorar o tranporte que falam que e mais barato oque e pura mentira ,sobre isso tudo tem duas opiçoes ou as empresas de tranporte quebrao ou a populaçao paga mais caro ,vamos ver no que acontece

  • Maikom diz: 18 de julho de 2012

    concordo com o joão, esses caras que colocam que a lei é uma merda, vao durmi cedo e com suas familia enquanto nos levamos alimento a sua mesa, se vc fizer o horario normal nao ganha mais que 1200, o cara tem que rodar mais para poder complementar sua renda, a nova lei nos da mais de 5 salarios, justo!!!

  • elisangela leppaus meireles diz: 20 de julho de 2012

    meu marido e caminhoneiro a 30 anos nunca aconteceu acidente com ele agora vem com historia de q e pr bem do motorista acha q quem vai cai nessa , isso so para os motorista pg os imposto q o governo nao conseque com os motorista recebendo comiçaoso nisso q eles pensa em mais dinheiro para o bolso deles e o resto q se foda se fica mais tempo fora de casa jogado na beira de br sujeito a roubo ou ate coisa pior estamos indignados com essa lei sem pe nem cabeça.

  • Mario Hermogenes Rodrigues Alves diz: 23 de julho de 2012

    Ola…
    Acho que esta lei já estava passando da hora de entrar em vigor , pois somos escravos de patroes que abusam de sua autoridade , e para o motorista ter um salário digno ele tem que trabalhar pelo menos 18 a 20 hs por dia , isso quer dizer que trabalhamos por duas pessoas para ter um salário que dê para despesa de estrada e sustento da família.
    Eu só quero saber como vai ficar o salário de motorista de bi trem , pois trabalhamos com duas carretas temos responsabilidade em dobro , e nem por isso ganhamos o dobro , é uma vergonha , é humilhante , é cansativo e estressante , um abraço a todos.

  • JOSELI AMARAL. diz: 27 de julho de 2012

    ACREDITO QUE ANTES DE INVENTAR NOVAS LEIS ELES DEVIAM SUBIR NA BOLEIA DE UM CAMINHÃO E ENFRENTAR NOSSAS ESTRADAS,ESBURACADAS,CHEIAS DE PEDAGIOS,MUITOS TRECHOS SEM ACOSTAMENTOS,LOCAIS SEM SEGURANÇA NENHUMA,E VERIFICAR AS DISTANCIAS SEM POSTOS DE ABASTECIMENTO,FORA QUE DEPENDENDO DO LOCAL NÃO TEM VAGA PARA MEIA DUZIA DE CAMINHOES.ISSO DEVERIA SER FEITO DURANTE NO MINIMO 30 DIAS .A DETALHE DEVERIAM VIAJAR NÃO COM UM CAMINHÃO DE ÚLTIMA GERAÇÃO MAS O MAIS SIMPLES,PARA SENTIR NA PELE O QUE É SER CAMINHONEIRO NO BRASIL.ACREDITO SIM,PRIMEIRO ESTRUTURA DEPOIS LEIS.NÃO É SENTADO NUMA CADEIRA CONFORTAVEL QUE SE DESCOBRE O QUE OS CAMINHONEIROS PRESISAM, MAS SIM NA PELE DELES NAS ESTRADAS.

  • jose valmir diz: 29 de julho de 2012

    o gonverno quer segurança na estrada e descanso pra os proficionais do volante deveria proibir o transito de caminhões a noite so ser permitido o trafego de caminhões das 6:00 as 20:00 horas no maximo e ter os intervalos de descanço a cada 4 horas como esta na lei ficaria mais facil a fiscalização e ninquem ia rodar com sono a noite so onibus pois tem extrura e planejamento de viajem com troca de motoristas nos ponto de apoio a cada 8 horas de viajem.

  • markao diz: 29 de julho de 2012

    So a favor da lei,essa encaixou como uma luva,agora quem da as cartas e o motorista.

  • Alexandre Fernandez diz: 30 de julho de 2012

    `È o seguinte matamos a charada: 0 governo federal não tendo mais como tirar dinheiro das obras da copa do mundo pois eles tem que finalizar as obras , agora inventou esta lei já sabendo que o Brasil não tem infraestrutura . Podem ter certeza que não vai demorar muito para o governo federal vetar a lei e ao mesmo tempo liberar milhoes e milhoes e milhoes de reais para obras de infraestrutura na finalidade de encher suas proprias calças com o dinheiro que sera empregado … pessoal é o seguinte: a maior vitimas desses assaltos SOMOS NÓS …

  • fernando diz: 9 de setembro de 2012

    Eu aprovo a nova lei.esta foi criada para preservar o motorista

Envie seu Comentário