Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Nova ligação Ilha-Continente pode ficar pronta até 2016

24 de maio de 2012 2

O governador e seus secretários anunciaram hoje à tarde, para a imprensa, o início das ações para viabilizar uma nova ligação Ilha-Continente, na Grande Florianópolis. O edital sobre a abertura do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) será divulgado amanhã, a parte burocrática para a decisão da obra se estenderá até o final de 2013, a execução do projeto começará no início de 2014 e, como o prazo de término demora cerca de três anos, a ligação poderá ser concluída até o final de 2016. A proposta inicial é de uma parceria público-privada (PPP) e, no final, os estudos de modelagem dessa PPP é que indicarão se haverá ou não a necessidade de cobrança de pedágio, e o respectivo valor da tarifa, se for o caso.

Segundo o governador, entre os projetos apresentados até agora que envolvem custos, os orçamentos propostos indicaram investimento de R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão. Na lista de propostas oferecidas previamente por empresas nacionais e estrangeiras e universidades, há proposta de novas pontes e um túnel, que entraria na região do Angeloni, de Capoeiras e sairia na Beira-mar Norte, na Ilha, perto da região da Ponte Hercílio Luz. Há, ainda, opções de teleférico e transporte marítimo.

Fases do PMI

1 – Prazo de 60 dias. Recebimento de propostas da iniciativa privada, de técnicos independentes, universidades e órgãos governamentais que indiquem estudos em estágio preliminar sobre alternativas quanto a localização, custo, execução, viabilidade econômica, técnica e ambiental.

2 – Com base nessas sugestões de projetos, uma equipe técnica da Secretria de Infraestrutura, Deinfra e SCPar elaborará um termo de referência para a escolha da solução mais adequada para resolver o problema. Qualquer interessado poderá apresentar proposta nesta fase.

3 – O Estado autorizará o(s) proponente(s) que apresentar(em) o(s) melhor (es) projeto(s) a elaborar(em) os estudos finais para a contratação da PPP. O edital para a realização da obra deverá ser lançado em 16 de dezembro de 2013 e, a expectativa, é de que seja concluída em três anos. Se nada mudar esse cronograma, a ligação ficará pronta no final de 2016.  

Comentários

comments

Comentários (2)

  • Jurema Chagas diz: 24 de maio de 2012

    Informações que não constam e que gostaria de ver na matéria: que tipo de ligação entre a ilha e a parte continental de Florianópolis seria proposta a partir dessa PPP, seria uma ponte? Seria um sistema de balsas?

  • Rafael Fernandes diz: 24 de maio de 2012

    Olha, nã adianta existirem um milhão de projetos, se o gargalo inicial irá continuar! A via expressa todo o santo dia é uma porcaria! As filas vão da cabeceira da ponto e algumas vezes chegam a BR 101 tumultuando o transito até palhoça! A mesma coisa acontece toda sexta-feira, de quem vem do norte e quer ir para o sul, a via expressa sempre atolada e os carros cairão sempre no mesmo gargalo! Ou se cria vergonha na cara dos governantes e pressionam a concessionária para criar o anel viário para melhorar o transito de entrada e saída de Floripa, ou teremos mais uma obra (ELEFANTE BRANCO) que continuará com os mesmos problemas de mobilidade urbana! Acredito que com esse dinheiro da nova ponte, daria para fazer um estudo de trem ou metrô de superficie que ligara toda a ilha e continente, mas sabem como é, essas coisas são tudo chacotas políticas em anos eleitorais! MAS UMA COISA EU NÃO ACREDITO, COMO OS CHINESES CONSEGUEM COSTRUIR MA PONTE DE 46 KM NO MEIO DO MAR, ENFRENTANDO TORMENTAS E FURAÇÕES, E TERMINAM A OBRA NO PRAZO? E uma porcaria de estádio de futebol vai levar 6 anos para ficar pronto? Ou a duplicação da BR-101 que dura a mais de 10-15 anos!!…Fala sério! Vergonha desse país!

Envie seu Comentário