A Jornada Inovação e Competitividade, promovida pela Fiesc, que abriu segunda e vai até amanhã, continua com uma programação forte e grandes nomes como palestrantes. Hoje, a programação começa às 9h e vai até às 18h30min. A programação da manhã inclui palestras com do colunista da revista Veja, Gustavo Ioschpe e com o autor de best-sellers sobre negócios, César Souza. Para a tarde, está programado o painel “Perspectivas para a indústria Brasileira” com Cláudio Frischtak (sócio-presidente da Inter.B), José Augusto de Castro (vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil) e José Augusto Savasini (sócio-diretor da Rosenberg Consultores Associados). A moderação será realizada pelo gerente de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
Ainda hoje, haverá o painel sobre “Competitividade da indústria Catarinense” com a presença de Álvaro Toubes Prata (secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI), Luiz Tarquínio Sardinha Ferro (Presidente da Tupy), Sérgio Pires (sócio-diretor da Tecnoblu) e Sílvio Cário (economista e professor da UFSC). O painel será moderado pelo professor da FGV Samuel Pessoa.
As inscrições devem ser feitas no site www.fiescnet.com.br/jornada. Neste endereço também está disponível a programação completa do dia a dia do evento.
Homenagens: Amanhã, a Fiesc vai entregar a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a mais alta condecoração da indústria do Estado, aos empresários: Edgar Arnold (Industrial Rex, de Braço do Trombudo), Fernando Marcondes de Mattos (Inplac, de Biguaçu), José Carlos Librelato (Grupo Librelato, de Orleans), Luiz Tarquinio Sardinha Ferro (Tupy, de Joinville) e Márcio Vaccaro (Rafitec Embalagens, de Xaxim). A solenidade de entrega das comendas encerra a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. E o empresário Décio da Silva (Weg, de Jaraguá do Sul) receberá a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a mais importante condecoração da indústria brasileira. Também serão homenageados onze sindicatos de indústria com o Mérito Sindical da FIESC (veja abaixo).
A Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, criada em 2000, reconhece as contribuições de industriais ao desenvolvimento da indústria catarinense. O Mérito Sindical é conferido aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período.
Sindicatos Homenageados
Sindicato Nacional da Indústria do Cimento
Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Blumenau
Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de Santa Catarina
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Joinville
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul
Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai
Sindicato das Indústrias Gráficas de Joinville
Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmica para Construção dos Vales do Itajaí e Tijucas
Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras
Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de fibras de madeira de Caçador
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Criciúma