Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Zuckerberg e Guga são exemplos de jovens na filantropia

25 de dezembro de 2012 0

Seu legado pode ser maior

Este período natalino, que motiva sentimentos de solidariedade, leva as pessoas a meditarem sobre como podem colaborar para um mundo melhor. Isto significa ir além das atividades profissionais de cada um para construir um legado maior. Apesar de o Brasil estar avançando na distribuição de renda, há muito por fazer na área de investimento social. E como o país produz cada vez mais milionários e bilionários, há público com potencial para doar mais. Este alerta foi feito pela americana Jane Wales, que aconselha os muito ricos dos EUA e de outros países na hora em que decidem doar parte das suas fortunas. Ela fundou o Fórum Global de Filantropia, que agrega mais de 1,8 mil filantropos do mundo todo. Entre os doadores estão os bilionários Bill Gates (Microsoft), os megainvestidores Warren Buffet e George Soros e Mark Zuckerberg (Facebook). Há duas formas de investir no social: doar recursos ou trabalho. Quanto mais pessoas se engajarem, menores serão as diferenças entre ricos e pobres.

Jovens filantropos

Não há limite de idade. Enquanto Bill Gates começou a investir no social com 40 anos, Mark Zuckerberg estreou com 26 anos. Quarta passada, o criador do Facebook doou US$ 500 milhões para saúde e educação.

Guga e o IGK

No Brasil, um dos exemplos é o do maior tenista do país, o manezinho Guga Kuerten. Com a colaboração da sua mãe, Alice Kuerten, e do irmão, Rafael, fundou o Instituto Guga Kuerten (IGK) com apenas 23 anos, em agosto de 2000.O foco do IGK, presidido por Alice Kuerten, é promover ações filantrópicas educacionais, sociais e esportivas.

Em eventos climáticos

Bombeiro voluntário em Joinville, o jovem Adriano Bornschein Silva, 34 anos, do Laboratório Catarinense, criou uma ONG para prestação de socorro a comunidades em casos de emergências climáticas. Liderou trabalhos em enchentes em Joinville, Blumenau e no Rio de Janeiro.

Inspirações natalinas

As mobilizações para presentear no Natal, inclusive em ações para contemplar os mais pobres, têm duas origens. Uma é a lenda do Papai Noel do Polo Norte, que presenteia crianças. A outra é a do São Nicolau, que ajudava pobres colocando moedas de ouro nas chaminés das suas casas. Domingo, na Finlândia (foto), perto do Polo Norte, uma tradição natalina. O Pai Frost e a moça da neve encontram o Papai Noel (D).

 Transparência

Uma grande preocupação dos investidores sociais é ter segurança de que os recursos realmente sejam aplicados nos projetos definidos. Para auxiliar nisso, há instituições que indicam organizações sociais que atuam com transparência. Entre essas instituições em Santa Catarina estão o Instituto Padre Vilson Groh, IGK, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), o Portal Social da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a Associação Joinvilense de Obras Sociais (Ajos).

Mapeamento

Instituto que atua nos moldes das fundações comunitárias dos EUA, o ICom, de Florianópolis, fundado por Lucia Dellagnelo, criou um banco de dados sobre ONGs da região da Capital. O banco dá visibilidade aos trabalhos das organizações e facilita a captação de recursos para o desensnvolvimento de projetos sociais.

De muitos

Com as tecnologias sociais está mais fácil colaborar. Qualquer pessoa pode doar pequenos valores para grandes projetos via internet. Uma ação assim foi realizada durante o evento Social Good Brasil, na Capital, promovido pelo ICom. O auxílio foi para creche de Palhoça.

Projetos sociais no Oeste

Entre as organizações que desenvolvem projetos sociais no Oeste catarinense está a Fundação Aury Luiz Bodanese, comandada pela Coopercentral Aurora. Este ano, a entidade apoiou e promoveu cerca de 900 ações ambientais, educativas, culturais e sociais.

Natal solidário

Ponto alto do ano em Araranguá, no Sul do Estado, é o Natal Solidário, realizado ontem. O evento, que beneficiou mais de 5 mil pessoas, é liderado pela cantora Rosinha Valim (D) e tem promoção da CDL e da prefeitura. Além de música, foram distribuídos 4 mil brinquedos, 500 cestas básicas, 1,3 mil peças de roupas, 400 sapatos e 4 mil pães.

Comentários

comments

Envie seu Comentário