Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Indústria de SC vende 5,2% mais em abril

11 de junho de 2013 0

Seguindo tendência do mês anterior, a indústria catarinense registrou crescimento de vendas de 5,2% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado deste ano, o setor registrou alta de 0,3% frente aos mesmos meses de 2012. Os dados são da Federação das Indústrias (Fiesc) que informou também o crescimento de 3,9% das horas trabalhadas e de 1,6% no uso de capacidade instalada, chegando a 84%.  

A pesquisa destaca o desempenho dos setores de veículos automotores ( 13%), produtos de metal (8,5%) e móveis (9,2%) como os que mais cresceram no acumulado do ano. Os dois últimos segmentos também se sobressaíram em ralação ao número de horas trabalhadas, com altas de 16,8% e 10,3%, respectivamente, enquanto o segmento de veículos teve o maior crescimento na utilização da capacidade instalada (25 p.p.). No sentido oposto estão os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13,7%), têxteis (-10,5%) e bebidas (-6,5%), que apresentaram os piores desempenhos na comparação janeiro-abril contra mesmo período anterior.

Na comparação entre abril e março, no entanto, a indústria e registrou leve queda no faturamento (de 0,2%), acompanhado por desempenho semelhante nas remunerações pagas (-2,5%) – influenciado pelo pagamento, no mês anterior, de participação nos lucros – e na utilização da capacidade instalada (- 0,3 p.p.). Já o número de horas trabalhadas teve acréscimo de 1,9%.

A pesquisa mensal indicadores industriais é elaborada pela FIESC a partir de dados informados por 180 empresas do Estado.

Da CNI
Os dados nacionais divulgados nesta terça pela CNI também mostram crescimento no setor. Em relação a abril de 2012, houve crescimento em todos os indicadores – 17,9% no faturamento, 5,5% nas horas trabalhadas, 1,1% no emprego e 3,2% na massa salarial real. No ano, a indústria brasileira acumula alta de 6,8%, 0,5%, 0,5% e 1,8%, respectivamente. 

Comentários

comments

Envie seu Comentário