Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tudo sobre o seu dinheiro

24 de junho de 2013 0

Interessados em saber mais sobre como poupar e investir podem obter informações de especialistas gratuitamente na Expo Money Florianópolis, quarta e quinta-feira, à tarde e à noite, no CentroSul. A curadora do evento é a comentarista de finanças pessoais da Rede Globo e da CBN, Mara Luquet.

Quais são os temas que deverão predominar na Expo Money?

Mara Luquet – Tudo o que envolve o dia a dia financeiro das famílias. Onde investir? Qual o melhor financiamento para a casa própria? É hora de investir em imóveis? Cuidados para não cair em fraudes financeiras, as oportunidades do mercado de ações, como investir em títulos públicos, enfim todas as informações para nossas escolhas financeiras estarão contempladas.

A oferta de crédito imobiliário melhorou. Quais são os aspectos positivos desta fase e que cuidados as pessoas devem tomar antes de assinar um financiamento de imóvel?

Mara- Os cuidados são muitos e vão desde aspectos financeiros a aspectos legais dos contratos. É um tema complexo e amplo, fica difícil resumir em poucas linhas. Mas se focarmos nos aspectos financeiros, diria que o mais importante é não entrar numa dívida tão longa e tão importante sem estar cercado de cuidados para não cair em armadilhas financeiras. As principais perguntas que você deve responder neste processo são: – Tenho pelo menos 20% do valor para dar de entrada? – Qual o custo efetivo total do financiamento? – Fiz uma pesquisa para comparar os custos em outros agentes financeiros? – A prestação, somada a outras dívidas, compromete qual fatia do meu salário? – O que acontece se eu perder a minha principal fonte de receita?

Como administrar as finanças pessoais neste período de inflação alta?

Mara – Esta é uma pergunta relevante. O fundamental é entender que você está mais “pobre” porque o custo de vida aumentou e reorganizar seu padrão de gastos.

Que conselhos dá para quem pretende começar a poupar?

Mara – Comece com pouco. Algo que realmente não vá fazer falta no seu orçamento. O importante não é guardar muito, mas guardar sempre. Comece pela caderneta de poupança e vá migrando para o Tesouro Direto ou fundos de renda fixa. Mas para fazer uma carteira de investimentos você precisa primeiro conhecer os seus objetivos de investimento. A melhor aplicação dependerá do prazo do seu investimento.

Por que é importante investir em previdência complementar? Você recomenda presentear familiares com planos desse tipo?

Mara – É importante investir em previdência porque vamos viver muito e isso custa caro, principalmente custos médicos. Nem o governo, nem nossos patrões vão financiar este custo. Presentes financeiros são interessantes, mas não só previdência. Vai depender de quem é presenteado.

Como e quanto investir em ações?

Mara Invista quando o mercado estiver barato e não tiver data para resgatar os recursos. Dessa forma você pode esperar o melhor momento para realizar o lucro.

Como analisa a onda de protestos?

Mara – Não sou analista política, nem socióloga, nem estudiosa do tema. Mas vejo uma insatisfação com os serviços públicos. O país está enriquecendo, mais pessoas nas escolas, nas faculdades, com mais acesso a informações, é natural que questionem.

Que livro recomenda a endividados?

Mara – Endividada? Leia Balzac. Escrevi sobre isso há alguns anos. A revista Legado (da jornalista) tem um clube de leitura que promove encontro com o autores. O último foi com Paulo André, zagueiro do Corinthians, autor do O jogo da minha vida.

O cidadão e a economia

A jornalista Mara Luquet é fundadadora da editora Letras & Lucros, especializada em finanças pessoais. O foco é promover o entendimento do tema econômico sob o ponto de vista do impacto na vida familiar, de aproximar o cidadão e a economia. – É um tema que está no dia a dia de todos nós. Diariamente tomamos decisões financeiras e quanto melhor estivermos informados, melhores serão nossas escolhas – explica.

Carreira

 A opção de Mara Luquet pelos temas de finanças pessoais ocorreu após atuar como jornalista na área. Foi editora de Investimentos e Carreira no jornal Valor Econômico, também atuou no caderno Folha Invest da Folha de S. Paulo, Veja, Gazeta Mercantil e Exame. É casada há 15 anos com Neuton, que é engenheiro e auditor. Não tem filhos. Quando o assunto é férias, a jornalista revela que adora viajar pelo mundo.

 - Sou filha, neta e sobrinha de aviadores. Amo voar – afirmou.

Escritora

Mara Luquet é autora dos livros O Assunto é dinheiro, em parceria com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg; Aposentada ficava sua avó, com Andrea Assef; e Tristezas não pagam dívidas. A jornalista também escreveu guias de finanças pessoais (imagem).

Comentários

comments

Envie seu Comentário