Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Japão tem muitas oportunidades a oferecer

29 de junho de 2013 0

• SC mais perto do Japão

Terceira maior economia do mundo, com oferta de excelentes serviços à sua população e interesse em diversificar fornecedores, o Japão gera muitas oportunidades de negócios. Foi essa a conclusão de lideranças catarinenses que participaram do seminário A carne suína de SC e do Brasil no Japão, realizado pela Fiesc e pelo governo estadual, no Hotel Imperial, em Tóquio. O evento marcou a abertura, para cinco agroindústrias catarinenses, do maior mercado importador do produto no mundo. A plateia de 93 empresários e executivos japoneses, mais cerca de 50 brasileiros, recebeu informações detalhadas sobre a produção de suínos do Estado, do Brasil e também sobre a indústria catarinense. O governador Raimundo Colombo disse que SC tem 1,1% do território do Brasil, mas é o maior produtor de suínos, o segundo de frango e o quarto de leite. Um dos pontos mais destacados por ele foi o controle sanitário. Glauco José Côrte, presidente da Fiesc, disse que SC precisa estar mais presente no Japão em função da força da sua economia e convidou uma comitiva japonesa para visitar o Estado. Hoje o intercâmbio comercial entre as partes soma US$ 735 milhões.Com a carne suína, deve chegar a US$ 1 bilhão em 2015, prevê Côrte.


• Ucrânia

Em função de problemas em outros mercados, em janeiro e fevereiro, a Ucrânia se tornou a maior compradora de carne suína do Brasil, com 23% do total. A suspensão em março causou recuo de 18%. Agora, ela voltou a comprar e pode pressionar os preços para cima.

• Investimentos

Para aumentar a produção e guardar uma fatia para o Japão e, depois, para a Coreia do Sul e outros mercados, as agroindústrias catarinenses terão que investir. Esta opinião é do presidente da Associação das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Rui Vargas. Segundo ele, será necessário porque as empresas operam no limite de capacidade para ter produtividade.

Comentários

comments

Envie seu Comentário