Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Petrobras faz promessa antiga para a oferta de gás ao Sul

21 de agosto de 2013 0

A solução estudada pela Petrobras para resolver a falta de gás natural para a região Sul é o aumento da capacidade de transporte no trecho sul do Gasbol, da TBG, que ampliará em 2,5 milhões de metros cúbicos/dia a oferta do insumo aos três Estados. Em nota à reportagem do Grupo RBS, a companhia informou também que o investimento, que ainda depende de demonstração da viabilidade econômica e competitividade no mercado, será de R$ 700 milhões e necessita de cinco anos para implementação.
O presidente da SCGás Cósme Polêse disse que essa é uma solução de médio prazo, mas SC precisa de maior oferta no curto prazo.
– Esta é a mesma informação que me deram há dois anos. É requentada, replicada – afirmou Polêse.
Além disso, a SCGás precisa de aumento imediato da oferta para atender as 60 indústrias que estão na lista de espera. Segundo ele, é necessária uma ampliação de 10% da oferta atual, ou seja, mais 200 mil metros cúbicos/dia. A TBG informou que isto é possível. Só falta a decisão da Petrobras.
– Eu soube que uma empresa da Petrobras fez um investimento no polo petroquímico do RS que requer 300 mil metros cúbicos/dia. Se eles atenderem esse projeto e deixarem o mercado de SC sem o insumo será um contrassenso – disse o presidente da SCGás.

Segundo ele, o Sul precisa de mais molécula de gás, capacidade de transporte e preço equivalente ao de outras regiões do país.

 

Comentários

comments

Envie seu Comentário