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Montadora Sinotruk vai assinar contrato com o governador dia 6

23 de agosto de 2013 0

A montadora de caminhões chinesa Sinotruk teve sua habilitação ao Inovar-Auto publicado hoje no Diário Oficial da União e dia 6 de setembro vai assinar acordo com o governador Raimundo Colombo para o início da implantação da unidade em Lages, com investimento previsto de R$ 300 milhões. Com a adesão ao programa automotivo do governo federal, a empresa volta a importar caminhões sem os 30% de IPI para atender suas 27 revendas no Brasil e dá continuidade à instalação da unidade em SC. O governador viaja à China no início do próximo mês para firmar o acordo na sede da companhia, que é listada na bolsa chinesa. Segundo Colombo, a vinda da Sinotruk representa a inclusão de um novo setor industrial em Lages, o que vai impulsionar a economia da região e atrair outras empresas do mesmo setor. Ele também visitará uma fabricante de empilhadeira da China que tem interesse em instalar unidade no Brasil. Será convidada a construir fábrica no município.

O atraso da Sinotruk ao Inovar-Auto retardou o início da unidade em Lages e criou problemas para a empresa, que ficou com cargas paradas em portos durante oito meses. Agora, ela poderá retirar os caminhões para atender suas 27 revendas, que estavam sem produtos para vender. O presidente da SCPar, Paulo da Costa, destaca que a empresa reforça a indústria automotiva em SC, que tem a GM e a BMW em Joinville e Araquari, respectivamente. A viagem à China de Colombo e Paulo da Costa será para assinar contrato de criação de uma joint venture para o projeto. O contrato será entre as empresas  Elecsonic, da China National Heavy Duty Truck (CNHT, grupo dono da Sinotruk) e Cotia Trading, e o governo de SC, por meio da SC Parcerias. O percentual de participação do Estado ainda não foi definido. O protocolo de intenções entre a Sinotruk e o governo de SC foi assinado em abril do ano passado.

A primeira filial da Sinotruk fora da China, em Lages, vai gerar 400 empregos diretos, cerca de 700 indiretos e produzirá 5 mil caminhões por ano, média que aumentará para 8 mil anuais após três primeiros anos.

A Sinotruk

A China National Heavy Duty Truck Group Corporation (CNHTC), dona da Sinotruk, foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias com grandes empresas do setor automotivo como Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint venture com a Volvo. Em 2009, a montadora alemã MAN assinou um acordo de parceria com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.

A Elecsonic, constituída em 2009 por 11 sócios brasileiros, todos do setor automotivo, conhecida como Sinotruk Brasil, é a importadora dos caminhões chineses. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR).

 

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