Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

ParkCity Itajaí é o novo shopping do polo logístico de SC

26 de agosto de 2013 0

aneve22A cidade de Itajaí, centro do maior polo logístico portuário catarinense e que cresceu 700% em 10 anos, foi a escolhida pelo grupo SmithCo, do empresário Carlos Smith, do RS, para sediar um shopping center de R$ 200 milhões, com 220 operações. Baseado na Avenida Governador Adolfo Konder, o ParkCity Itajaí será lançado quinta-feira e deverá ser inaugurado em setembro ou outubro de 2015.

Por que a SmithCo decidiu investir em shopping em Santa Catarina?
Carlos Smith
– O Estado é muito próximo de nós (o RS) e muito semelhante na origem e características. Ao mesmo tempo, tem experimentado um grau de desenvolvimento extraordinário dentro dos padrões brasileiros. Nos últimos anos, Santa Catarina avançou tanto em nível de qualidade, quanto em melhor distribuição de renda, conseguindo agregar empresas e investimentos. Itajaí tem um porto eficiente, bem administrado. Todo o complexo portuário tem esse perfil. Isto vem agregando empresas. O que fazemos é prover para uma comunidade um conjunto de bens e produtos e este é o momento.

Quais serão as características do empreendimento?
Smith
– O ParkCity é uma evolução do processo de shopping centers. São centros comerciais leves, alegres, com custos de implantação adequados para serem colocados em cidades de médio e pequeno porte. Consumidores desse novo cinturão de riqueza brasileiro podem acessar, na sua cidade, as melhores lojas em ambientes que teriam nas grandes cidades. O conjunto arquitetônico e de custos é mais suave, mas extremamente moderno. Obedece o perfil de um shopping de tamanho médio, com características regionais.

Como será a estrutura de lojas?
Smith
– O shopping terá mais ou menos 220 lojas, cinco âncoras, quatro megalojas, um hipermercado, 17 operações na praça de alimentação, dois restaurantes, complexo de lazer, cinemas e 1,6 mil vagas de garagem.

Quais os planos para início das obras e inauguração?
Smith
– Iniciamos a fase de pré-comercialização que será aberta dia 29 de agosto. A construção do ParkCity será em 24 meses e o shopping estará operando em setembro ou outubro de 2015. Durante a implantação deve empregar cerca de 1,2 mil pessoas e quando estiver operando vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos. Os salários são acima da média de mercado.

O que a SmithCo oferece aos lojistas?
Smith
– Oferecemos informação, qualificação e orientação. Quanto ao aspecto financeiro, há parcerias com bancos para prover os lojistas de capital de giro. Um dos nossos diretores está em contato com o BRDE, banco que oferece financiamento mais adequado a projetos de varejo.

O grupo avalia a instalação de mais shoppings em SC?
Smith
– Temos estudado outras cidades e o Estado poderia ter mais um ou dois empreendimentos nessa linha.

Quando estreou nesse segmento?
Smith
– Começamos no início da década de 1990. Os principais shoppings que fizemos são o complexo Moinhos Sheraton, em Porto Alegre, o Shopping Taboão em São Paulo, e o Grande Rio no Rio. Estamos fazendo um shopping em Sumaré, SP.

Como avalia o cenário econômico?
Smith
– O Brasil passou por uma fase importante com o dólar muito barato, que facilitou o consumo. Agora, com o dólar alto, as importações ficarão mais difíceis e a indústria vai crescer mais. O varejo não terá quedas importantes. A fase mais difícil foi a de junho, das manifestações. O país terá um pibinho este ano, mas com empregabilidade.

Junto à natureza
AneveConstruir shoppings é um desafio apaixonante para o empresário Carlos Smith. Para descansar nos finais de semana, prioriza contato com a natureza, passeios de motocicleta ou com veículo off-road (foto). – Quando vou para esses ambientes o conceito de sobrevivência é o mesmo, mas melhora a sensibilidade – diz o portoalegrense, que tem quatro filhos.
A gestão da SmithCo já conta com o apoio do filho Marcelo, de 21 anos.

Foto 1 – Ricardo Duarte

Foto 2 – Arquivo pessoal

Comentários

comments

Envie seu Comentário