Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

SC tem a melhor proposta para a Mercedes

26 de agosto de 2013 0

O Estado segue na disputa pela fábrica de automóveis de luxo da montadora alemã Mercedes-Benz, que está finalizando as análises para decidir, em cerca de 60 dias, onde instalará a unidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, Santa Catarina tem a melhor proposta técnica para a companhia porque elaborou um regime automotivo para fabricantes de carros premium e empresas da fronteira do conhecimento, cujo payback (retorno do investimento do Estado) é de oito anos. A primeira a aderir foi a BMW, que recebeu linha especial de crédito de R$ 240 milhões do BNDES via BRDE. Bornhausen diz que não pode dar detalhes sobre a negociação porque o governo firmou um acordo de confidencialidade com a Mercedes.
Nesta fase, a empresa avalia três cidades para sediar o projeto: Joinville, em Santa Catarina; e Piracicaba e Sumaré, em São Paulo. O jornal Valor apurou com uma fonte da montadora que as opções de Minas Gerais e Rio de Janeiro não estão mais sendo consideradas e que ainda há estudos sobre a real viabilidade de produzir carros de alto padrão no Brasil. Bornhausen reconhece que São Paulo tem vantagens por sediar fábricas de caminhão e ônibus da Mercedes, mas afirma que entre os diferenciais de SC está a questão logística, com quatro portos no Norte.

Um polo

Se a Mercedes escolher Joinville, a região vai se tornar um polo de carros de luxo. Isto porque a BMW está se instalando em Araquari e a Audi confirmou sexta que vai produzir em São José dos Pinhais, PR. As três ficarão numa linha de 143 quilômetros, destaca o presidente da Câmara Automotiva da Fiesc, Hugo Ferreira. Ele observa que a Land Rover também negocia com o governo de SC.

Mínis

A BMW ainda não contratou fornecedores de peças de SC. Hugo Ferreira afirma que entre as indústrias com potencial estão Tuper, Rudoph Usinados e Schulz.

Além do polo de veículos no Norte, a Serra avança no setor com a confirmação da Sinotruk em Lages. O governador Raimundo Colombo negocia também a vinda de uma fabricante de empilhadeiras da China, interessada em instalar unidade no Brasil.

Comentários

comments

Envie seu Comentário