Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Silêncio domina negociações com a Mercedes

24 de setembro de 2013 3

O conselho de administração do grupo automotivo Daimler, que tem matriz em Stuttgart, Alemanha, decide até amanhã onde vai instalar a sua nova fábrica de carros de luxo Mercedes-Benz no Brasil: em Joinville, Santa Catarina, ou em São Paulo. Um fato novo nesta negociação é que, difente das tratativas com a também alemã BMW, que escolheu Araquari, no Norte catarinense, para basear sua unidade fabril, desta vez o governador Raimundo Colombo e sua equipe de desenvolvimento econômico, liderada pelo secretário Paulo Bornhausen, optaram pelo silêncio. Procurada ontem pela reportagem do Diário Catarinense, a assessoria do secretário disse que qualquer comentário será feito somente após a decisão da companhia.

Sabe-se que o governo de SC ofereceu a melhor proposta técnica e financeira, semelhante à que foi aceita pela BMW. A oferta inclui uma linha de financiamento via BRDE para a aquisição do terreno e instalação da fábrica, mais uma atenção especial na disponibilidade de toda a infraestrutura necessária. O retorno do investimento ao Estado, na forma de tributos, é de oito anos. Também pesa a infraestrutura da região, com quatro portos, a tradição metalmecânica e a qualificação dos trabalhadores.Se o conselho da companhia escolher o Norte de SC, estará formado o maior polo de carros de luxo da América Latina. A Audi já decidiu produzir em São José dos Pinhais, no Paraná, a cerca de 100 quilômetros de Joinville. E a Land Rover também negocia com o Norte do Estado.

SC é favorita, diz jornal

Em reportagem no dia 12 deste mês sobre a parceria entre o grupo Daimler, dono da Mercedes, e a Renault/Nissan o jornal Valor informou sobre a decisão da empresa alemã de fazer carros no Brasil. “Ficou em dúvida entre dois Estados – Santa Catarina e São Paulo. Mas deve anunciar, em breve, a opção por SC”, escreveu a jornalista Marli Olmos, que viajou a Frankfurt a convite da Mercedes-Benz.

Negociação em alemão

Empenhado em trazer a montadora para o município, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, que fala alemão, fez contatos telefônicos com dirigentes da Mercedes, na Alemanha, conversando no idioma deles. Meses atrás, Döhler recebeu executivos da empresa, que vieram avaliar opções de terrenos.

Melhores carros do mundo

As montadoras da Alemanha são reconhecidas como as que fazem os melhores carros do mundo. E a Mercedes-Benz foi a pioneira. Os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz, pais do automóvel, lançaram carros em 1886. Em Joinville, a Mercedes também tem apoio do presidente da Acij, Mario Aguiar, cliente da marca da estrela.

Carro inteligente

mercedesssaUm dos destaques da Mercedes-Benz no Salão de Frankfurt, que se encerrou domingo, foi o S 500 (foto), o novo carro inteligente de passeio da montadora. Na futura fábrica no Brasil, fará o GLA, um jipe que será lançado em breve na Europa. Numa segunda fase, produzirá carros da Série C, a mais vendida no país.

Foto da AFP

Comentários

comments

Comentários (3)

  • eduardo menezes diz: 24 de setembro de 2013

    Parabéns ao governo de Santa Catarina, lembro que a 30 anos a terrinha não passava trabalhadores braçais e pescadores, mas como tem verdadeiros políticos que realmente trabalham(diferente do sul, onde o atraso do comunismo impera) e tem visão futura o estado deu um salto de qualidade. No Brasil temos dois tipos de políticos os que fazem para se reelegerem e os que fazem para as futuras gerações neste caso vcs foram abençoados, desejo ao povo catarinense 1000 anos de prosperidade.

  • IVONESIO SOARES diz: 24 de setembro de 2013

    PARABENS AO Sr. GOV. RAIMUNDO COLOMBO, SAO DESSES POLITICOS QUE SANTA CATARINA PRECISA ( QUE PENSAM NA SUA GENTE ) E MAIS AINDA NAS GERACOES FUTURAS. MUITO OBRIGADO.

  • LUIS CARLOS diz: 24 de setembro de 2013

    O primeiro carro elétrico com bateria de lítio desenvolvido no Brasil foi exposto na FIESC durante a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, no seu centro de convenções, na Capital. A tecnologia de tração veicular elétrica está em desenvolvimento em Jaraguá do Sul, numa parceria entre a Weg (que desenvolve o motor e o drive de controle do motor) e o SENAI (que trabalha na construção do gerenciador de energia).

    O apoio à Weg no desenvolvimento do veículo de tração elétrica já integra o escopo de atividades do Instituto SENAI de Tecnologia Eletroeletrônica, que está em implantação na cidade, com investimentos de R$ 10,8 milhões. Contando com a parceria dos institutos Fraunhofer e Deutsche Geselhschaft Internationale Zusammenarebeit (GIZ), ambos da Alemanha, e do americano Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), o Instituto SENAI prestará serviços de metrologia, consultoria e inovação.
    CARROS HÍBRIDOS OU ELÉTRICOS PARA BMW – MERCEDES BENZ E LAND ROVER

Envie seu Comentário