Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Brasil entra na polêmica exploração do gás de xisto. SC está sobre uma reserva.

30 de novembro de 2013 1

O leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) quinta deu a largada para o início da exploração de gás de xisto (shale gas) nas bacias sedimentares do país. Uma das maiores é a do Paraná, uma área gigante que inclui Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mais o Sudeste e países vizinhos. A Petrobras arrematou nove blocos dessa bacia e o consórcio Petra Energia, integrado pela Copel, Bayar e Tucumann, ficou com sete blocos. O insumo, que nos EUA é extraído pela técnica de fraturamento de rochas no subsolo, derrubou o preço do gás natural por lá para cerca de US$ 3 por milhão de BTU, enquanto aqui o mesmo volume custa cerca de US$ 12. O Brasil está atrasado nesse processo, mas só deverá avançar nele se puder preservar o meio ambiente. Isso porque a camada de sedimentos que pode gerar gás de xisto fica abaixo dos aquíferos, reservas de água que abastecem centenas de cidades. No Sul do Brasil, a atenção principal é para o aquífero Guarani, segunda maior reserva de água potável do planeta.

Licenças ambientais
O analista ambiental Tarcísio Possamai, da Fundação do Meio Ambiente de SC, diz que essas explorações de xisto terão que ser devidamente licenciadas e será preciso muito cuidado para não afetar águas. Ele lembra o caso da extração indevida de carvão no Estado anos atrás, que causou danos ainda não recuperados. A primeira fase será de exploração do potencial.

Comentários

comments

Comentários (1)

  • Marcio diz: 30 de novembro de 2013

    Já comentei aqui. Este país não tem jeito mesmo. Vai ser sempre subdesenvolvido, subpolítico, subresponsável, subcivilizado. É nação de novelas, futebol, carnaval, mulher pelada. Agora ele é DESENVOLVIDO em maracutaia, corrupção e por aí vai. Êta povinho feliz não? Aumentou a gasolina? Ah, fazer o quê? Aumentou o Diesel? Ah, fazer o quê? Aumentou a alimentação? Ah, fazer o quê? Agora tem novela, futebol, mulher pelada? Tem. Ah, então tudo bem. E ainda posso financiar o carro em 70 meses, prá mostrar pros outros? Pode. Ah, então tudo bem.

Envie seu Comentário