Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A valorização do metro quadrado em Floripa

07 de janeiro de 2014 0

Que Florianópolis tem um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil quase todos sabem. A novidade é ter registrado o segundo maior avanço do país em 2013, conforme revela o índice Fipe Zap Ampliado. No ano passado, a capital catarinense registrou aumento de 15,7% no preço médio anunciado pelos clientes no portal. A maior variação ocorreu em Curitiba, com avanço de 36%, e a menor em Brasília, com 4,1%, percentual inferior à inflação projetada para o ano pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O índice Fipe Zap conta atualmente com cerca de 400 mil anunciantes de imóveis no país e avalia o comportamento do mercado imobiliário em 16 cidades. Além de Florianópolis, fazem parte da lista Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo, São Caetano do Sul, Vila Velha e Vitória.

Na comparação mensal (novembro e dezembro do ano passado), o maior aumento foi registrado em Florianópolis (+1,9%), com valor médio do metro quadrado em R$ 5.175.

Para Fernando Willrich, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) de Florianópolis e Tubarão, o indicativo é importante, mas requer alguns cuidados. Isso porque o valor de venda do imóvel na internet muitas vezes não é o praticado no mercado. Há outros elementos que envolvem a negociação, como por exemplo a inclusão de outros bens. De qualquer forma, Willrich concorda que o mercado está aquecido em Florianópolis e há espaço para crescer.

Comentários

comments

Envie seu Comentário