Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

SC pressiona por mudança de índice para correção da dívida estadual

04 de fevereiro de 2014 0

Em mais um esforço para reduzir os altos encargos das dívidas do Estado, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Fazenda Antonio Gavazzoni participam hoje de reunião, em Brasília, com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Eles vão tratar do Projeto de Lei que define mudança nos índices usados para correção das dívidas de estados com a União. Se aprovada, a alteração pode permitir uma redução de R$ 2,2 bilhões nos encargos da dívida de Santa Catarina até 2018, informa a Fazenda. Se a medida entrar em vigor, o governo catarinense pode economizar R$ 118 milhões este ano.
Conforme Gavazzoni, o Estado gasta, mensalmente, cerca de 8% da sua receita líquida real com dívida.
– Os Estados já têm uma margem muito pequena para investimentos porque, cada vez mais, as receitas tributárias se concentram em Brasília. A renegociação nos dá fôlego para investir mais no Estado – explica o secretário Gavazzoni.
A votação final em plenário está prevista para o dia 11 de fevereiro. O projeto já passou pela Comissão de Assuntos Econômicos e pela Comissão de Constituição e Justiça. Caso haja alteração, volta para a Câmara.Não só Santa Catarina, mas diversos estados e municípios esperam por essa mudança. Uma avaliação do Ministério da Fazenda apontou que o impacto nas contas do governo federal será baixo se o benefício for concedido.

Comentários

comments

Envie seu Comentário